O fenômeno da imagem em psicologia social: algumas configurações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andriolo, Arley
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/145547
Resumo: Neste artigo, o método iconológico foi revisado em uma abordagem fenomenológica. O eixo dessa compreensão foi estabelecido por uma série de imagens da Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil). Esse eixo torna possível observar a questão dos significados em relação ao tempo histórico e ao espaço social. Ao final, propõe-se o domínio da imagem em psicologia social como o estudo dos processos sociais nos quais a imagem não é apenas uma coisa físico-química, mas a mediação entre o objeto icônico, o corpo e a imagem mental dos observadores, em um contexto social e histórico. O resultado dessa reflexão indica duas sínteses preliminares em torno do conceito de mimesis e a participação do corpo, ambos articulados pela experiência estética.
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spelling O fenômeno da imagem em psicologia social: algumas configuraçõesEl fenómeno de la imagen en la psicología social: algunas configuracionesThe image phenomenon in social psychology: some configurationsLe phénomène de l’image en psychologie sociale : quelques configurationspsychologie sociale de l’imagepsychologie et esthétiqueperceptioniconologiephénoménologiesocial psychology of imagepsychology and aestheticsphenomenologypsicología social de la imagenpsicología y estéticapercepcióniconologíafenomenologíapsicologia social da imagempsicologia e estéticapercepçãoiconologiafenomenologia Neste artigo, o método iconológico foi revisado em uma abordagem fenomenológica. O eixo dessa compreensão foi estabelecido por uma série de imagens da Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil). Esse eixo torna possível observar a questão dos significados em relação ao tempo histórico e ao espaço social. Ao final, propõe-se o domínio da imagem em psicologia social como o estudo dos processos sociais nos quais a imagem não é apenas uma coisa físico-química, mas a mediação entre o objeto icônico, o corpo e a imagem mental dos observadores, em um contexto social e histórico. O resultado dessa reflexão indica duas sínteses preliminares em torno do conceito de mimesis e a participação do corpo, ambos articulados pela experiência estética. En este artículo, el método iconológico fue revisado desde un enfoque fenomenológico. El eje de este entendimiento fue establecido por una serie de imágenes de la Iglesia de San Francisco de Asís (Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil). Este eje hace posible observar el tema de significados en relación con el tiempo histórico y el espacio social. Por último, se propone el campo de la imagen en psicología social como el estudio de los procesos sociales en que la imagen no es solo algo físico-químico, pero la mediación entre el objeto icónico, cuerpo e imagen mental de los observadores en un contexto social e histórico. El resultado de esta reflexión señala dos síntesis preliminares en torno al concepto de la mimesis y la participación del cuerpo, ambos articulados por la experiencia estética. In this article, the iconological method was revised through a phenomenological approach. The axis of this understanding was established by a series of images of the Church of São Francisco de Assis (Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil). This axis allowed us to observe meanings in relation to the historical time and social space. In the end, we propose the domain of image in social psychology as the study of social processes in which the image is not only a physical-chemical thing, but the mediation between the iconic object, the body and the mental image of the observers, in a social and historical context. The result of this reflection indicates two preliminary syntheses around the concept of mimesis and the participation of the body, both articulated by the aesthetic experience. Dans cet article, la méthode iconologique a été révisée sur l’approche phénoménologique. L’axe de cette compréhension a été créé par une série d’images de l’église de Saint François d’Assise (Ouro Preto, Minas Gerais, Brésil). Cet axe permet d’observer la question de la signification par rapport au temps historique et l’espace social. À la fin, il est proposé le champ de l’image en psychologie sociale en tant que l’étude des processus sociaux dans lequel l’image n’est pas seulement une chose physique-chimique, mais la médiation entre l’objet iconique, le corps et l’image mentale des observateurs dans un contexte social et historique. Le résultat de cette réflexion propose deux synthèses préliminaires autour du concept de mimesis et la participation du corps, à la fois articulé par l’expérience esthétique.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/14554710.1590/0103-656420160152Psicologia USP; v. 29 n. 1 (2018); 19-30Psicologia USP; Vol. 29 No. 1 (2018); 19-30Psicologia USP; Vol. 29 Núm. 1 (2018); 19-301678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/145547/139518https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/145547/139519Copyright (c) 2018 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndriolo, Arley2018-04-24T12:26:39Zoai:revistas.usp.br:article/145547Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2018-04-24T12:26:39Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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