O caso do psicodiagnóstico: um estudo institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guirado,Marlene
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642005000300002
Resumo: O psicodiagnóstico é uma prática recorrente de estudo de caso em Psicologia, independentemente de ser feito em consultórios particulares, escolas, hospitais, ambulatórios e/ou instituições para-educativas. O presente artigo discute a dimensão institucional desse atendimento na medida em que se trata de um dispositivo que, cada vez mais, legitima seu objeto: o conhecimento do psiquismo de quem se expõe aos serviços do psicólogo. Tal discussão parte do destaque de conceitos como discurso, sujeito, instituição e análise, tomados nos terrenos da Psicanálise e da análise de instituições concretas, para configurar uma possibilidade de estudo de caso que considere o contexto institucional do (ou, em que se fez o) diagnóstico. Por fim, faz-se uma proposta de como proceder a um estudo de caso que suponha a força constitutiva desse contexto sobre o resultado do psicodiagnóstico de um cliente/paciente do psicólogo.
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