Adolescência em atos e adolescentes em ato na clínica psicanalítica
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642018000200246 |
Resumo: | Resumo O artigo apresenta uma reflexão teórica sobre a experiência clínica com adolescentes atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial à Infância e à Adolescência (CAPSi). Os jovens chegaram ao CAPSi em função de automutilações, tentativas de suicídio, fugas e impulsividade expressa através da agressividade. Esses eventos são discutidos por meio dos conceitos lacanianos de “acting out” e de “passagem ao ato” e da antropologia de Le Breton. Observamos que os atos se apresentavam em três situações: (1) quando o jovem aparecia como objeto de um gozo mortífero; (2) perante a inconstância do Outro prestativo; (3) quando não era possível formular de outro modo a questão do significado e do valor de si para o Outro. Defendemos que os atos como na adolescência podem ser lidos como um apelo diante dos impasses vivenciados na busca de novos modos de se inscrever no campo social. |
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Adolescência em atos e adolescentes em ato na clínica psicanalíticaadolescênciapsicanálisepassagem ao atoacting outCAPSiResumo O artigo apresenta uma reflexão teórica sobre a experiência clínica com adolescentes atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial à Infância e à Adolescência (CAPSi). Os jovens chegaram ao CAPSi em função de automutilações, tentativas de suicídio, fugas e impulsividade expressa através da agressividade. Esses eventos são discutidos por meio dos conceitos lacanianos de “acting out” e de “passagem ao ato” e da antropologia de Le Breton. Observamos que os atos se apresentavam em três situações: (1) quando o jovem aparecia como objeto de um gozo mortífero; (2) perante a inconstância do Outro prestativo; (3) quando não era possível formular de outro modo a questão do significado e do valor de si para o Outro. Defendemos que os atos como na adolescência podem ser lidos como um apelo diante dos impasses vivenciados na busca de novos modos de se inscrever no campo social.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642018000200246Psicologia USP v.29 n.2 2018reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-656420160157info:eu-repo/semantics/openAccessJucá,Vládia dos SantosVorcaro,Angela Maria Resendepor2018-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642018000200246Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2018-07-27T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Resumo O artigo apresenta uma reflexão teórica sobre a experiência clínica com adolescentes atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial à Infância e à Adolescência (CAPSi). Os jovens chegaram ao CAPSi em função de automutilações, tentativas de suicídio, fugas e impulsividade expressa através da agressividade. Esses eventos são discutidos por meio dos conceitos lacanianos de “acting out” e de “passagem ao ato” e da antropologia de Le Breton. Observamos que os atos se apresentavam em três situações: (1) quando o jovem aparecia como objeto de um gozo mortífero; (2) perante a inconstância do Outro prestativo; (3) quando não era possível formular de outro modo a questão do significado e do valor de si para o Outro. Defendemos que os atos como na adolescência podem ser lidos como um apelo diante dos impasses vivenciados na busca de novos modos de se inscrever no campo social. |
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