"O que é história, carta e notícia de jornal?" A definição de textos por crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinillo,Alina Galvão
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva,Ana Paula da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200180
Resumo: O desenvolvimento da linguagem escrita envolve diferentes conhecimentos sobre textos, incluindo a capacidade de pensar sobre suas propriedades (consciência metatextual). A presente investigação teve por objetivo investigar a consciência metatextual em crianças a partir da análise dos critérios que adotam ao definir história, carta e notícia de jornal. Quarenta crianças de baixa renda (7-9 anos), alunas do Ensino Fundamental responderam a seguinte pergunta: "O que é história/carta/notícia de jornal?". As definições foram classificadas em função dos critérios adotados (convenções linguísticas, estrutura, conteúdo, funções, características materiais do portador) e da forma como considerados (isoladamente ou combinados). As crianças de 7 anos apresentavam dificuldades em definir textos e adotavam os critérios isolados; enquanto as de 9 anos forneciam definições baseadas em critérios precisos e articulados. Os critérios adotados variavam também em função das características dos textos. Os dados contribuem para a compreensão do desenvolvimento do conhecimento metatextual.
id USP-26_fdfa0b0aef497a883fea58ce8c77a765
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642014000200180
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling "O que é história, carta e notícia de jornal?" A definição de textos por criançasconhecimento metatextualdefinição de textoscriançasO desenvolvimento da linguagem escrita envolve diferentes conhecimentos sobre textos, incluindo a capacidade de pensar sobre suas propriedades (consciência metatextual). A presente investigação teve por objetivo investigar a consciência metatextual em crianças a partir da análise dos critérios que adotam ao definir história, carta e notícia de jornal. Quarenta crianças de baixa renda (7-9 anos), alunas do Ensino Fundamental responderam a seguinte pergunta: "O que é história/carta/notícia de jornal?". As definições foram classificadas em função dos critérios adotados (convenções linguísticas, estrutura, conteúdo, funções, características materiais do portador) e da forma como considerados (isoladamente ou combinados). As crianças de 7 anos apresentavam dificuldades em definir textos e adotavam os critérios isolados; enquanto as de 9 anos forneciam definições baseadas em critérios precisos e articulados. Os critérios adotados variavam também em função das características dos textos. Os dados contribuem para a compreensão do desenvolvimento do conhecimento metatextual.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200180Psicologia USP v.25 n.2 2014reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-6564A20133613info:eu-repo/semantics/openAccessSpinillo,Alina GalvãoSilva,Ana Paula dapor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642014000200180Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2015-10-09T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv "O que é história, carta e notícia de jornal?" A definição de textos por crianças
title "O que é história, carta e notícia de jornal?" A definição de textos por crianças
spellingShingle "O que é história, carta e notícia de jornal?" A definição de textos por crianças
Spinillo,Alina Galvão
conhecimento metatextual
definição de textos
crianças
title_short "O que é história, carta e notícia de jornal?" A definição de textos por crianças
title_full "O que é história, carta e notícia de jornal?" A definição de textos por crianças
title_fullStr "O que é história, carta e notícia de jornal?" A definição de textos por crianças
title_full_unstemmed "O que é história, carta e notícia de jornal?" A definição de textos por crianças
title_sort "O que é história, carta e notícia de jornal?" A definição de textos por crianças
author Spinillo,Alina Galvão
author_facet Spinillo,Alina Galvão
Silva,Ana Paula da
author_role author
author2 Silva,Ana Paula da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinillo,Alina Galvão
Silva,Ana Paula da
dc.subject.por.fl_str_mv conhecimento metatextual
definição de textos
crianças
topic conhecimento metatextual
definição de textos
crianças
description O desenvolvimento da linguagem escrita envolve diferentes conhecimentos sobre textos, incluindo a capacidade de pensar sobre suas propriedades (consciência metatextual). A presente investigação teve por objetivo investigar a consciência metatextual em crianças a partir da análise dos critérios que adotam ao definir história, carta e notícia de jornal. Quarenta crianças de baixa renda (7-9 anos), alunas do Ensino Fundamental responderam a seguinte pergunta: "O que é história/carta/notícia de jornal?". As definições foram classificadas em função dos critérios adotados (convenções linguísticas, estrutura, conteúdo, funções, características materiais do portador) e da forma como considerados (isoladamente ou combinados). As crianças de 7 anos apresentavam dificuldades em definir textos e adotavam os critérios isolados; enquanto as de 9 anos forneciam definições baseadas em critérios precisos e articulados. Os critérios adotados variavam também em função das características dos textos. Os dados contribuem para a compreensão do desenvolvimento do conhecimento metatextual.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200180
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-6564A20133613
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.25 n.2 2014
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936707882876928