Fatores associados ao desempenho exportador de micros, pequenas e médias empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klotzle, Marcelo Cabus
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Thomé, Cristiane Caires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44410
Resumo: O aumento das exportações é, atualmente, um dos principais desafios macroeconômicos do País. Do ponto de vista empresarial, entrar no mercado internacional é fundamental para aumentar a competitividade, obter economia de escala e diminuir a dependência do mercado doméstico. No presente estudo foram coletadas, por meio de questionários enviados por correio eletrônico, informações de 80 micros, pequenas e médias empresas exportadoras brasileiras, segmentadas de acordo com seu desempenho exportador. O estudo pôde constatar quatro fatores estatisticamente significantes para o desempenho exportador: tempo de atuação no mercado internacional, existência de um departamento exclusivo para a atividade exportadora, utilização de programas de financiamento às exportações, principalmente o Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC), e qualidade do produto.
id USP-27_06b2c46778fc8272a521ef977e502bd3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/44410
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Fatores associados ao desempenho exportador de micros, pequenas e médias empresas brasileirasFactores asociados al desempeño exportador de micros, pequeñas y medianas empresas brasileñasFactors associated with the export performance of micro, small and medium-sized Brazilian companiesexport performancemicrosmall and medium-sized companiesinternationalization processdesempeño exportadormicrospequeñas y medianas empresasproceso de internacionalizacióndesempenho exportadormicrospequenas e médias empresasprocesso de internacionalizaçãoO aumento das exportações é, atualmente, um dos principais desafios macroeconômicos do País. Do ponto de vista empresarial, entrar no mercado internacional é fundamental para aumentar a competitividade, obter economia de escala e diminuir a dependência do mercado doméstico. No presente estudo foram coletadas, por meio de questionários enviados por correio eletrônico, informações de 80 micros, pequenas e médias empresas exportadoras brasileiras, segmentadas de acordo com seu desempenho exportador. O estudo pôde constatar quatro fatores estatisticamente significantes para o desempenho exportador: tempo de atuação no mercado internacional, existência de um departamento exclusivo para a atividade exportadora, utilização de programas de financiamento às exportações, principalmente o Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC), e qualidade do produto.One of the most macroeconomic challenges of Brazil is export growth. Companies should enter in the international market to increase competitiveness, gain economic scale and reduce national domestic dependence. In the present study, data of 80 micro-, small- and medium-sized Brazilian exporting companies, which were segmented according to their export per, were collected by questionnaires, which were sent by e-mail. This study could identify four statistical significant determinants of export performance: experience in international markets, the existence of an export department, the utilization of export-financing programs, specially the Advances on Exchange-rate Contracts (ACC), and the quality of the product.El aumento de las exportaciones es, actualmente, uno de los principales retos macroeconómicos para el país. Desde el punto de vista empresarial, entrar en el mercado internacional es fundamental para aumentar la competitividad, obtener economía de escala y disminuir la dependencia del mercado doméstico. Para el presente estudio se obtuvieron, por medio de cuestionarios enviados por correo electrónico, informaciones de 80 micros, pequeñas y medianas empresas exportadoras brasileñas, segmentadas de acuerdo con su desempeño exportador. Se pudo confirmar la existencia de cuatro factores estadísticamente significantes para el desempeño exportador: tiempo de actuación en el mercado internacional, existencia de un departamento exclusivo para la actividad exportadora, utilización de programas de financiación a las exportaciones, especialmente el Anticipo de Contrato de Cambio (ACC), y calidad del producto.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4441010.1590/S0080-21072006000300010Revista de Administração; v. 41 n. 3 (2006); 339-346Revista de Administração; Vol. 41 No. 3 (2006); 339-346Revista de Administração; Vol. 41 Núm. 3 (2006); 339-3461984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44410/48030Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKlotzle, Marcelo CabusThomé, Cristiane Caires2012-09-21T12:22:09Zoai:revistas.usp.br:article/44410Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-09-21T12:22:09Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores associados ao desempenho exportador de micros, pequenas e médias empresas brasileiras
Factores asociados al desempeño exportador de micros, pequeñas y medianas empresas brasileñas
Factors associated with the export performance of micro, small and medium-sized Brazilian companies
title Fatores associados ao desempenho exportador de micros, pequenas e médias empresas brasileiras
spellingShingle Fatores associados ao desempenho exportador de micros, pequenas e médias empresas brasileiras
Klotzle, Marcelo Cabus
export performance
micro
small and medium-sized companies
internationalization process
desempeño exportador
micros
pequeñas y medianas empresas
proceso de internacionalización
desempenho exportador
micros
pequenas e médias empresas
processo de internacionalização
title_short Fatores associados ao desempenho exportador de micros, pequenas e médias empresas brasileiras
title_full Fatores associados ao desempenho exportador de micros, pequenas e médias empresas brasileiras
title_fullStr Fatores associados ao desempenho exportador de micros, pequenas e médias empresas brasileiras
title_full_unstemmed Fatores associados ao desempenho exportador de micros, pequenas e médias empresas brasileiras
title_sort Fatores associados ao desempenho exportador de micros, pequenas e médias empresas brasileiras
author Klotzle, Marcelo Cabus
author_facet Klotzle, Marcelo Cabus
Thomé, Cristiane Caires
author_role author
author2 Thomé, Cristiane Caires
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klotzle, Marcelo Cabus
Thomé, Cristiane Caires
dc.subject.por.fl_str_mv export performance
micro
small and medium-sized companies
internationalization process
desempeño exportador
micros
pequeñas y medianas empresas
proceso de internacionalización
desempenho exportador
micros
pequenas e médias empresas
processo de internacionalização
topic export performance
micro
small and medium-sized companies
internationalization process
desempeño exportador
micros
pequeñas y medianas empresas
proceso de internacionalización
desempenho exportador
micros
pequenas e médias empresas
processo de internacionalização
description O aumento das exportações é, atualmente, um dos principais desafios macroeconômicos do País. Do ponto de vista empresarial, entrar no mercado internacional é fundamental para aumentar a competitividade, obter economia de escala e diminuir a dependência do mercado doméstico. No presente estudo foram coletadas, por meio de questionários enviados por correio eletrônico, informações de 80 micros, pequenas e médias empresas exportadoras brasileiras, segmentadas de acordo com seu desempenho exportador. O estudo pôde constatar quatro fatores estatisticamente significantes para o desempenho exportador: tempo de atuação no mercado internacional, existência de um departamento exclusivo para a atividade exportadora, utilização de programas de financiamento às exportações, principalmente o Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC), e qualidade do produto.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44410
10.1590/S0080-21072006000300010
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44410
identifier_str_mv 10.1590/S0080-21072006000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44410/48030
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 41 n. 3 (2006); 339-346
Revista de Administração; Vol. 41 No. 3 (2006); 339-346
Revista de Administração; Vol. 41 Núm. 3 (2006); 339-346
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1800222888185298944