Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300008 |
Resumo: | Treinamentos corporativos realizados via Intranet têm sido cada vez mais frequentes e o desafio de avaliá-los torna-se presente para pesquisadores e profissionais. Na pesquisa aqui apresentada, o objetivo foi verificar a efetividade de um treinamento a distância. Para tal, foi avaliado um curso na área comercial oferecido por uma instituição bancária de grande porte para seus funcionários. Foram aplicadas cinco escalas a 742 funcionários - atitudes dos participantes em relação à educação a distância, avaliação de necessidade do treinamento, suporte à aplicação do treinamento, impacto do treinamento no trabalho (profundidade e amplitude). Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais exploratórias e de consistência interna, teste t, correlações e regressão múltipla padrão. Nos resultados, revelou-se que os participantes que perceberam maior suporte na aplicação do treinamento, que tinham atitudes mais favoráveis à educação a distância e, sobretudo, que percebiam maior necessidade do treinamento, relataram maior ocorrência de impacto do treinamento no trabalho. Os achados sugerem maior atenção para a fase de diagnóstico de necessidades de capacitação, bem como disseminação contínua das vantagens da educação a distância em ambientes corporativos. |
id |
USP-27_21b2efd0f32c4a85af2a58062c7089ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-21072014000300008 |
network_acronym_str |
USP-27 |
network_name_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porteanálise de necessidade de treinamentoavaliação de treinamento a distânciaatitudes em relação à educação a distânciaimpacto do treinamento no trabalhosuporte à aplicação do treinamentoTreinamentos corporativos realizados via Intranet têm sido cada vez mais frequentes e o desafio de avaliá-los torna-se presente para pesquisadores e profissionais. Na pesquisa aqui apresentada, o objetivo foi verificar a efetividade de um treinamento a distância. Para tal, foi avaliado um curso na área comercial oferecido por uma instituição bancária de grande porte para seus funcionários. Foram aplicadas cinco escalas a 742 funcionários - atitudes dos participantes em relação à educação a distância, avaliação de necessidade do treinamento, suporte à aplicação do treinamento, impacto do treinamento no trabalho (profundidade e amplitude). Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais exploratórias e de consistência interna, teste t, correlações e regressão múltipla padrão. Nos resultados, revelou-se que os participantes que perceberam maior suporte na aplicação do treinamento, que tinham atitudes mais favoráveis à educação a distância e, sobretudo, que percebiam maior necessidade do treinamento, relataram maior ocorrência de impacto do treinamento no trabalho. Os achados sugerem maior atenção para a fase de diagnóstico de necessidades de capacitação, bem como disseminação contínua das vantagens da educação a distância em ambientes corporativos.Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300008Revista de Administração (São Paulo) v.49 n.3 2014reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.5700/rausp1166info:eu-repo/semantics/openAccessMourão,LucianaAbbad,Gardênia da SilvaZerbini,Thaíspor2014-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0080-21072014000300008Revistahttp://rausp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2014-10-09T00:00Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte |
title |
Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte |
spellingShingle |
Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte Mourão,Luciana análise de necessidade de treinamento avaliação de treinamento a distância atitudes em relação à educação a distância impacto do treinamento no trabalho suporte à aplicação do treinamento |
title_short |
Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte |
title_full |
Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte |
title_fullStr |
Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte |
title_full_unstemmed |
Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte |
title_sort |
Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte |
author |
Mourão,Luciana |
author_facet |
Mourão,Luciana Abbad,Gardênia da Silva Zerbini,Thaís |
author_role |
author |
author2 |
Abbad,Gardênia da Silva Zerbini,Thaís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mourão,Luciana Abbad,Gardênia da Silva Zerbini,Thaís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
análise de necessidade de treinamento avaliação de treinamento a distância atitudes em relação à educação a distância impacto do treinamento no trabalho suporte à aplicação do treinamento |
topic |
análise de necessidade de treinamento avaliação de treinamento a distância atitudes em relação à educação a distância impacto do treinamento no trabalho suporte à aplicação do treinamento |
description |
Treinamentos corporativos realizados via Intranet têm sido cada vez mais frequentes e o desafio de avaliá-los torna-se presente para pesquisadores e profissionais. Na pesquisa aqui apresentada, o objetivo foi verificar a efetividade de um treinamento a distância. Para tal, foi avaliado um curso na área comercial oferecido por uma instituição bancária de grande porte para seus funcionários. Foram aplicadas cinco escalas a 742 funcionários - atitudes dos participantes em relação à educação a distância, avaliação de necessidade do treinamento, suporte à aplicação do treinamento, impacto do treinamento no trabalho (profundidade e amplitude). Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais exploratórias e de consistência interna, teste t, correlações e regressão múltipla padrão. Nos resultados, revelou-se que os participantes que perceberam maior suporte na aplicação do treinamento, que tinham atitudes mais favoráveis à educação a distância e, sobretudo, que percebiam maior necessidade do treinamento, relataram maior ocorrência de impacto do treinamento no trabalho. Os achados sugerem maior atenção para a fase de diagnóstico de necessidades de capacitação, bem como disseminação contínua das vantagens da educação a distância em ambientes corporativos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5700/rausp1166 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) v.49 n.3 2014 reponame:Revista de Administração (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
collection |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rausp@usp.br||reinhard@usp.br |
_version_ |
1748936716959350784 |