Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão,Luciana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Abbad,Gardênia da Silva, Zerbini,Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300008
Resumo: Treinamentos corporativos realizados via Intranet têm sido cada vez mais frequentes e o desafio de avaliá-los torna-se presente para pesquisadores e profissionais. Na pesquisa aqui apresentada, o objetivo foi verificar a efetividade de um treinamento a distância. Para tal, foi avaliado um curso na área comercial oferecido por uma instituição bancária de grande porte para seus funcionários. Foram aplicadas cinco escalas a 742 funcionários - atitudes dos participantes em relação à educação a distância, avaliação de necessidade do treinamento, suporte à aplicação do treinamento, impacto do treinamento no trabalho (profundidade e amplitude). Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais exploratórias e de consistência interna, teste t, correlações e regressão múltipla padrão. Nos resultados, revelou-se que os participantes que perceberam maior suporte na aplicação do treinamento, que tinham atitudes mais favoráveis à educação a distância e, sobretudo, que percebiam maior necessidade do treinamento, relataram maior ocorrência de impacto do treinamento no trabalho. Os achados sugerem maior atenção para a fase de diagnóstico de necessidades de capacitação, bem como disseminação contínua das vantagens da educação a distância em ambientes corporativos.
id USP-27_21b2efd0f32c4a85af2a58062c7089ee
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-21072014000300008
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porteanálise de necessidade de treinamentoavaliação de treinamento a distânciaatitudes em relação à educação a distânciaimpacto do treinamento no trabalhosuporte à aplicação do treinamentoTreinamentos corporativos realizados via Intranet têm sido cada vez mais frequentes e o desafio de avaliá-los torna-se presente para pesquisadores e profissionais. Na pesquisa aqui apresentada, o objetivo foi verificar a efetividade de um treinamento a distância. Para tal, foi avaliado um curso na área comercial oferecido por uma instituição bancária de grande porte para seus funcionários. Foram aplicadas cinco escalas a 742 funcionários - atitudes dos participantes em relação à educação a distância, avaliação de necessidade do treinamento, suporte à aplicação do treinamento, impacto do treinamento no trabalho (profundidade e amplitude). Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais exploratórias e de consistência interna, teste t, correlações e regressão múltipla padrão. Nos resultados, revelou-se que os participantes que perceberam maior suporte na aplicação do treinamento, que tinham atitudes mais favoráveis à educação a distância e, sobretudo, que percebiam maior necessidade do treinamento, relataram maior ocorrência de impacto do treinamento no trabalho. Os achados sugerem maior atenção para a fase de diagnóstico de necessidades de capacitação, bem como disseminação contínua das vantagens da educação a distância em ambientes corporativos.Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300008Revista de Administração (São Paulo) v.49 n.3 2014reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.5700/rausp1166info:eu-repo/semantics/openAccessMourão,LucianaAbbad,Gardênia da SilvaZerbini,Thaíspor2014-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0080-21072014000300008Revistahttp://rausp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2014-10-09T00:00Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
title Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
spellingShingle Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
Mourão,Luciana
análise de necessidade de treinamento
avaliação de treinamento a distância
atitudes em relação à educação a distância
impacto do treinamento no trabalho
suporte à aplicação do treinamento
title_short Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
title_full Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
title_fullStr Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
title_full_unstemmed Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
title_sort Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
author Mourão,Luciana
author_facet Mourão,Luciana
Abbad,Gardênia da Silva
Zerbini,Thaís
author_role author
author2 Abbad,Gardênia da Silva
Zerbini,Thaís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão,Luciana
Abbad,Gardênia da Silva
Zerbini,Thaís
dc.subject.por.fl_str_mv análise de necessidade de treinamento
avaliação de treinamento a distância
atitudes em relação à educação a distância
impacto do treinamento no trabalho
suporte à aplicação do treinamento
topic análise de necessidade de treinamento
avaliação de treinamento a distância
atitudes em relação à educação a distância
impacto do treinamento no trabalho
suporte à aplicação do treinamento
description Treinamentos corporativos realizados via Intranet têm sido cada vez mais frequentes e o desafio de avaliá-los torna-se presente para pesquisadores e profissionais. Na pesquisa aqui apresentada, o objetivo foi verificar a efetividade de um treinamento a distância. Para tal, foi avaliado um curso na área comercial oferecido por uma instituição bancária de grande porte para seus funcionários. Foram aplicadas cinco escalas a 742 funcionários - atitudes dos participantes em relação à educação a distância, avaliação de necessidade do treinamento, suporte à aplicação do treinamento, impacto do treinamento no trabalho (profundidade e amplitude). Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais exploratórias e de consistência interna, teste t, correlações e regressão múltipla padrão. Nos resultados, revelou-se que os participantes que perceberam maior suporte na aplicação do treinamento, que tinham atitudes mais favoráveis à educação a distância e, sobretudo, que percebiam maior necessidade do treinamento, relataram maior ocorrência de impacto do treinamento no trabalho. Os achados sugerem maior atenção para a fase de diagnóstico de necessidades de capacitação, bem como disseminação contínua das vantagens da educação a distância em ambientes corporativos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5700/rausp1166
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) v.49 n.3 2014
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1748936716959350784