Estrutura social e criação de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale,Gláucia Maria Vasconcelos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Corrêa,Victor Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072015000400432
Resumo: RESUMO Para a Sociologia Econômica, as estruturas sociais, no formato de redes interpessoais, influenciam as iniciativas individuais e os resultados econômicos daí derivados. Segundo Granovetter, existem três tipos básicos de estruturas: fortemente acopladas; fortemente desacopladas; fracamente acopladas. Este trabalho situa-se no contexto dessas reflexões, e procura-se, por meio de uma pesquisa amostral realizada com 100 empreendedores, localizados no município de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: identificar as estruturas sociais de origem desses indivíduos, em consonância com a tipologia genérica de Granovetter; avaliar a presença de associações entre essas estruturas e a trajetória dos empreendimentos, em particular, a motivação para empreender e o acesso ao mercado. Termina-se por elaborar uma tipologia de estruturas/redes sociais específicas para a análise do empreendedor, composta por três categorias: familiar, profissional e difusa.
id USP-27_25fb3bdbebd2c02ac0e9e9dc7c1fb971
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-21072015000400432
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Estrutura social e criação de empresastipologiacriação de empresasestruturaredes sociaisacoplamentodesacoplamentoRESUMO Para a Sociologia Econômica, as estruturas sociais, no formato de redes interpessoais, influenciam as iniciativas individuais e os resultados econômicos daí derivados. Segundo Granovetter, existem três tipos básicos de estruturas: fortemente acopladas; fortemente desacopladas; fracamente acopladas. Este trabalho situa-se no contexto dessas reflexões, e procura-se, por meio de uma pesquisa amostral realizada com 100 empreendedores, localizados no município de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: identificar as estruturas sociais de origem desses indivíduos, em consonância com a tipologia genérica de Granovetter; avaliar a presença de associações entre essas estruturas e a trajetória dos empreendimentos, em particular, a motivação para empreender e o acesso ao mercado. Termina-se por elaborar uma tipologia de estruturas/redes sociais específicas para a análise do empreendedor, composta por três categorias: familiar, profissional e difusa.Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072015000400432Revista de Administração (São Paulo) v.50 n.4 2015reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.5700/rausp1211info:eu-repo/semantics/openAccessVale,Gláucia Maria VasconcelosCorrêa,Victor Silvapor2015-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S0080-21072015000400432Revistahttp://rausp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-12-03T00:00Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrutura social e criação de empresas
title Estrutura social e criação de empresas
spellingShingle Estrutura social e criação de empresas
Vale,Gláucia Maria Vasconcelos
tipologia
criação de empresas
estrutura
redes sociais
acoplamento
desacoplamento
title_short Estrutura social e criação de empresas
title_full Estrutura social e criação de empresas
title_fullStr Estrutura social e criação de empresas
title_full_unstemmed Estrutura social e criação de empresas
title_sort Estrutura social e criação de empresas
author Vale,Gláucia Maria Vasconcelos
author_facet Vale,Gláucia Maria Vasconcelos
Corrêa,Victor Silva
author_role author
author2 Corrêa,Victor Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale,Gláucia Maria Vasconcelos
Corrêa,Victor Silva
dc.subject.por.fl_str_mv tipologia
criação de empresas
estrutura
redes sociais
acoplamento
desacoplamento
topic tipologia
criação de empresas
estrutura
redes sociais
acoplamento
desacoplamento
description RESUMO Para a Sociologia Econômica, as estruturas sociais, no formato de redes interpessoais, influenciam as iniciativas individuais e os resultados econômicos daí derivados. Segundo Granovetter, existem três tipos básicos de estruturas: fortemente acopladas; fortemente desacopladas; fracamente acopladas. Este trabalho situa-se no contexto dessas reflexões, e procura-se, por meio de uma pesquisa amostral realizada com 100 empreendedores, localizados no município de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: identificar as estruturas sociais de origem desses indivíduos, em consonância com a tipologia genérica de Granovetter; avaliar a presença de associações entre essas estruturas e a trajetória dos empreendimentos, em particular, a motivação para empreender e o acesso ao mercado. Termina-se por elaborar uma tipologia de estruturas/redes sociais específicas para a análise do empreendedor, composta por três categorias: familiar, profissional e difusa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072015000400432
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072015000400432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5700/rausp1211
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) v.50 n.4 2015
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1748936717017022464