O ciclo comercial visto pela economia comportamental operante: Efeitos dos descontos nos preços sobre a receita recebida de serviços
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/120180 |
Resumo: | As relações entre oferta e demanda geram ciclos comerciais. A economia comportamental operante explicita que eles são formados por contingências bilaterais de três termos – contextos criadores de condições às respostas do ofertante e demandante que, por sua vez, geram consequências reforçadoras ou punitivas capazes de mantê-las ou atenuá-las. A pesquisa demonstra como ocorre o ciclo comercial de uma empresa, averigua o efeito dos descontos de preço na receita de serviços básicos e diferenciados com diferentes sazonalidades. Com delineamento longitudinal, fizeram-se duas análises em séries temporais com modelo ARIMA e outra com Equações de Estimativas Generalizadas divididas em combinações de sazonalidades. Os resultados demonstram, dentre outros, que a empresa manipula boa parte dos contextos de marketing e das consequências programadas de uso de serviço pelos consumidores da empresa, cria um novo contexto comercial para ela; os efeitos dos descontos em serviços sofisticados são positivamente maiores na receita durante em baixa temporada, enquanto dos serviços básicos são positivamente maiores em alta temporada; e a sazonalidade de maior intensidade de compra exerce maior influência positiva sobre a receita do que a sazonalidade de heterogeneidade de reforços daqueles que compram. Os resultados auxiliam a gestão de desconto na geração da máxima receita e permitem compreender o comportamento do ciclo comercial de uma empresa. |
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O ciclo comercial visto pela economia comportamental operante: Efeitos dos descontos nos preços sobre a receita recebida de serviços The commercial cycle from the viewpoint of operant behavioral economics: effects of price discounts on revenues received from services El ciclo comercial desde la perspectiva de la economía conductual operante: efectos de los descuentos de precio en los ingresos de servicios As relações entre oferta e demanda geram ciclos comerciais. A economia comportamental operante explicita que eles são formados por contingências bilaterais de três termos – contextos criadores de condições às respostas do ofertante e demandante que, por sua vez, geram consequências reforçadoras ou punitivas capazes de mantê-las ou atenuá-las. A pesquisa demonstra como ocorre o ciclo comercial de uma empresa, averigua o efeito dos descontos de preço na receita de serviços básicos e diferenciados com diferentes sazonalidades. Com delineamento longitudinal, fizeram-se duas análises em séries temporais com modelo ARIMA e outra com Equações de Estimativas Generalizadas divididas em combinações de sazonalidades. Os resultados demonstram, dentre outros, que a empresa manipula boa parte dos contextos de marketing e das consequências programadas de uso de serviço pelos consumidores da empresa, cria um novo contexto comercial para ela; os efeitos dos descontos em serviços sofisticados são positivamente maiores na receita durante em baixa temporada, enquanto dos serviços básicos são positivamente maiores em alta temporada; e a sazonalidade de maior intensidade de compra exerce maior influência positiva sobre a receita do que a sazonalidade de heterogeneidade de reforços daqueles que compram. Os resultados auxiliam a gestão de desconto na geração da máxima receita e permitem compreender o comportamento do ciclo comercial de uma empresa. The relationship between supply and demand generates commercial cycles. Operant behavioral economics explain that these cycles are shaped by three-term bilateral contingencies – situations that create supply and demand responses and which, in turn, generate reinforcing or punitive consequences that can maintain or mitigate these. Research shows how the commercial cycle of a company occurs and investigates how price discounts affect basic and differentiated service revenues according to seasonality. Based on a longitudinal design, two time-series analyses were performed using the ARIMA model, while another was carried out using a Generalized Estimating Equations divided into seasonal combinations. The results show, among other things, (1) that a company handles most of the marketing context strategies and programmed consequences of services used by consumers, creating a new commercial situation for the company, (2) the effects of price discounts on sophisticated services have a positive impact and produce higher revenues during the low season, while those related to basic services have a greater impact and produce greater revenue during the high season; and (3) the seasonality of the greatest purchasing intensity exerts a more positive influence on revenues than the seasonality of demand characterized by heterogeneous reinforcements. These findings are useful for the administration of price discounts to generate maximum revenue and make it possible to have a better understanding of the way the commercial cycle of a company functions. Las relaciones entre oferta y demanda generan ciclos comerciales. La economía conductual operante explica que éstos se forman por contingencias bilaterales de tres términos - contextos que crean condiciones para las respuestas de oferta y de demanda que, por su parte, dan origen a consecuencias que refuerzan o punen, y que son capaces de mantenerlas o mitigarlas. El estudio demuestra cómo se produce el ciclo comercial de una empresa y averigua el efecto de los descuentos de precios en los ingresos de servicios básicos y diferenciados en distintas estacionalidades. Por medio de diseño longitudinal, se llevaron a cabo dos análisis en series de tiempo con modelo ARIMA y otro con ecuaciones de estimación generalizadas divididos en combinaciones de estacionalidad. Los resultados muestran que el ofertante maneja los contextos de marketing y las consecuencias programadas de la utilización de servicios por los demandantes, creando un nuevo entorno comercial para él; los efectos de los descuentos en servicios sofisticados son positivamente más altos en los ingresos durante la temporada baja, mientras que descuentos de servicios básicos son más altos y positivos en temporada alta; y la estacionalidad de mayor volumen de compras ejerce una influencia más positiva en los ingresos que la estacionalidad de heterogeneidad de refuerzos de los que compran. Los resultados contribuyen a la gestión de descuentos para generar mayores ingresos y permiten comprender el comportamiento del ciclo comercial de una empresa. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/12018010.1016/j.rausp.2016.06.005Revista de Administração; v. 51 n. 3 (2016); 310-322Revista de Administração; Vol. 51 No. 3 (2016); 310-322Revista de Administração; Vol. 51 Núm. 3 (2016); 310-3221984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/120180/117384Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPorto, Rafael Barreiros2016-09-01T17:20:53Zoai:revistas.usp.br:article/120180Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2016-09-01T17:20:53Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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