Humor na Internet: trabalhadores utilizam nova estratégia para protestar contra demissões e terceirizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado,Raquel Alves
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carrieri,Alexandre de Pádua, Bretas,Paula Fernandes Furbino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000100004
Resumo: O objetivo neste artigo é analisar de que forma trabalhadores de uma empresa utilizaram o humor para manifestar-se contra demissões e terceirizações ocorridas nos anos 2000. Enquanto ela pregava a implantação de uma nova maneira de ser da empresa, que seria mais moderna, transparente e participativa, os trabalhadores produziram dois vídeos, postados no YouTube, para contar outra história, ridicularizar o discurso oficial e protestar. Ao combinar a utilização do humor com a Internet, os trabalhadores demonstraram sua capacidade de atualizar-se e encontrar novas formas de manifestar-se diante das situações vividas por eles, o que parece ter ampliado seu poder na luta simbólica. Embora as demissões e terceirizações não tenham sido revertidas, a "nova" gestão foi substituída pelos acionistas após dois anos de mandato. Os vídeos foram analisados a partir da técnica de análise de discurso de base francesa, que considera textos orais e escritos como discursos, e com o suporte da semiótica para a análise das imagens que acompanham a letra. A análise indica que os trabalhadores denunciam o rompimento do contrato psicológico estabelecido pela empresa, que se baseava na estabilidade do emprego. Os autores dos vídeos associam a empresa a uma figura feminina, ora mãe, ora amante, e o trabalho nela como algo que estava predestinado em sua vida. Eles demonstram o sentimento de abandono e traição, condizente com esse tipo de situação.
id USP-27_4a3aac43d77315f1680ef99da208c663
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-21072014000100004
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Humor na Internet: trabalhadores utilizam nova estratégia para protestar contra demissões e terceirizaçõesdiscurso de reaçãonarrativashumorInternetpoderO objetivo neste artigo é analisar de que forma trabalhadores de uma empresa utilizaram o humor para manifestar-se contra demissões e terceirizações ocorridas nos anos 2000. Enquanto ela pregava a implantação de uma nova maneira de ser da empresa, que seria mais moderna, transparente e participativa, os trabalhadores produziram dois vídeos, postados no YouTube, para contar outra história, ridicularizar o discurso oficial e protestar. Ao combinar a utilização do humor com a Internet, os trabalhadores demonstraram sua capacidade de atualizar-se e encontrar novas formas de manifestar-se diante das situações vividas por eles, o que parece ter ampliado seu poder na luta simbólica. Embora as demissões e terceirizações não tenham sido revertidas, a "nova" gestão foi substituída pelos acionistas após dois anos de mandato. Os vídeos foram analisados a partir da técnica de análise de discurso de base francesa, que considera textos orais e escritos como discursos, e com o suporte da semiótica para a análise das imagens que acompanham a letra. A análise indica que os trabalhadores denunciam o rompimento do contrato psicológico estabelecido pela empresa, que se baseava na estabilidade do emprego. Os autores dos vídeos associam a empresa a uma figura feminina, ora mãe, ora amante, e o trabalho nela como algo que estava predestinado em sua vida. Eles demonstram o sentimento de abandono e traição, condizente com esse tipo de situação.Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000100004Revista de Administração (São Paulo) v.49 n.1 2014reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.5700/rausp1129info:eu-repo/semantics/openAccessFurtado,Raquel AlvesCarrieri,Alexandre de PáduaBretas,Paula Fernandes Furbinopor2014-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S0080-21072014000100004Revistahttp://rausp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2014-05-16T00:00Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Humor na Internet: trabalhadores utilizam nova estratégia para protestar contra demissões e terceirizações
title Humor na Internet: trabalhadores utilizam nova estratégia para protestar contra demissões e terceirizações
spellingShingle Humor na Internet: trabalhadores utilizam nova estratégia para protestar contra demissões e terceirizações
Furtado,Raquel Alves
discurso de reação
narrativas
humor
Internet
poder
title_short Humor na Internet: trabalhadores utilizam nova estratégia para protestar contra demissões e terceirizações
title_full Humor na Internet: trabalhadores utilizam nova estratégia para protestar contra demissões e terceirizações
title_fullStr Humor na Internet: trabalhadores utilizam nova estratégia para protestar contra demissões e terceirizações
title_full_unstemmed Humor na Internet: trabalhadores utilizam nova estratégia para protestar contra demissões e terceirizações
title_sort Humor na Internet: trabalhadores utilizam nova estratégia para protestar contra demissões e terceirizações
author Furtado,Raquel Alves
author_facet Furtado,Raquel Alves
Carrieri,Alexandre de Pádua
Bretas,Paula Fernandes Furbino
author_role author
author2 Carrieri,Alexandre de Pádua
Bretas,Paula Fernandes Furbino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado,Raquel Alves
Carrieri,Alexandre de Pádua
Bretas,Paula Fernandes Furbino
dc.subject.por.fl_str_mv discurso de reação
narrativas
humor
Internet
poder
topic discurso de reação
narrativas
humor
Internet
poder
description O objetivo neste artigo é analisar de que forma trabalhadores de uma empresa utilizaram o humor para manifestar-se contra demissões e terceirizações ocorridas nos anos 2000. Enquanto ela pregava a implantação de uma nova maneira de ser da empresa, que seria mais moderna, transparente e participativa, os trabalhadores produziram dois vídeos, postados no YouTube, para contar outra história, ridicularizar o discurso oficial e protestar. Ao combinar a utilização do humor com a Internet, os trabalhadores demonstraram sua capacidade de atualizar-se e encontrar novas formas de manifestar-se diante das situações vividas por eles, o que parece ter ampliado seu poder na luta simbólica. Embora as demissões e terceirizações não tenham sido revertidas, a "nova" gestão foi substituída pelos acionistas após dois anos de mandato. Os vídeos foram analisados a partir da técnica de análise de discurso de base francesa, que considera textos orais e escritos como discursos, e com o suporte da semiótica para a análise das imagens que acompanham a letra. A análise indica que os trabalhadores denunciam o rompimento do contrato psicológico estabelecido pela empresa, que se baseava na estabilidade do emprego. Os autores dos vídeos associam a empresa a uma figura feminina, ora mãe, ora amante, e o trabalho nela como algo que estava predestinado em sua vida. Eles demonstram o sentimento de abandono e traição, condizente com esse tipo de situação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5700/rausp1129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) v.49 n.1 2014
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1748936716910067712