Importância das dimensões custo, qualidade, flexibilidade, inovação, tempo e confiabilidade para a competitividade da atual indústria marítima brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Delmo Alves de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Botter, Rui Carlos, Silva, Aldy Fernandes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44490
Resumo: O objetivo neste trabalho foi avaliar as dimensões custo, qualidade, flexibilidade, inovação, tempo e confiabilidade na atual indústria marítima brasileira, utilizando como referência para análise o modelo de Slack (1993), fundamentado no modelo do Cone de Areia proposto por Ferdows e De Meyer (1990), e o modelo de Fases proposto por Delmo Alves de Moura Bolwijn e Kumpe (1990), e dessa forma verificar a importância de cada dimensão para a competitividade dos setores industriais pesquisados. A indústria marítima foi caracterizada na pesquisa aqui relatada pelos estaleiros dos seguintes segmentos: construção naval, construção náutica, construção de plataforma e reparo naval. O método utilizado foi a pesquisa do tipo qualitativa realizada por meio de entrevistas, in loco, com empresários, presidentes, diretores e gerentes de 31 estaleiros em operação na atual indústria marítima brasileira. Os resultados foram analisados por meio de mapas perceptuais das dimensões por segmento marítimo que caracterizam as prioridades necessárias para promover a competitividade dessa indústria no Brasil. Com isso, foi possível estimar se os modelos propostos na literatura são aplicáveis para avaliar as fases das dimensões na indústria marítima brasileira, quando se trata de sistemas de produção de grandes projetos e produção intermitente, características intrínsecas dos setores pesquisados neste trabalho, e definir a importância dada a cada dimensão por segmento. Nas literaturas nacional e internacional não foi constatada (após a revisão bibliográfica realizada) a aplicação desses modelos para a análise das dimensões especificamente nos estaleiros, em que a produção é caracterizada, de forma geral, por produtos de alto valor financeiro e com tempo de processo produtivo relativamente extenso, quando comparada a produtos com sistemas de produção diferentes, como as indústrias automobilística, eletroeletrônica, de informática etc.
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A indústria marítima foi caracterizada na pesquisa aqui relatada pelos estaleiros dos seguintes segmentos: construção naval, construção náutica, construção de plataforma e reparo naval. O método utilizado foi a pesquisa do tipo qualitativa realizada por meio de entrevistas, in loco, com empresários, presidentes, diretores e gerentes de 31 estaleiros em operação na atual indústria marítima brasileira. Os resultados foram analisados por meio de mapas perceptuais das dimensões por segmento marítimo que caracterizam as prioridades necessárias para promover a competitividade dessa indústria no Brasil. Com isso, foi possível estimar se os modelos propostos na literatura são aplicáveis para avaliar as fases das dimensões na indústria marítima brasileira, quando se trata de sistemas de produção de grandes projetos e produção intermitente, características intrínsecas dos setores pesquisados neste trabalho, e definir a importância dada a cada dimensão por segmento. Nas literaturas nacional e internacional não foi constatada (após a revisão bibliográfica realizada) a aplicação desses modelos para a análise das dimensões especificamente nos estaleiros, em que a produção é caracterizada, de forma geral, por produtos de alto valor financeiro e com tempo de processo produtivo relativamente extenso, quando comparada a produtos com sistemas de produção diferentes, como as indústrias automobilística, eletroeletrônica, de informática etc.El objetivo en esta investigación es evaluar las dimensiones de costo, calidad, flexibilidad, innovación, tiempo y fiabilidad en la actual industria marítima brasileña, con la referencia del modelo de Slack (1993), fundamentado en el modelo del Cono de Arena propuesto por Ferdows y De Meyer (1990), y el modelo de fases propuesto por Bolwijn y Kumpe (1990). Así, se analiza la importancia de cada dimensión para la competitividad de los segmentos industriales investigados. La industria marítima se ha caracterizado por los astilleros de los siguientes segmentos: construcción naval, construcción náutica, construcción de plataforma y reparación naval. El método utilizado fue la investigación tipo cualitativa realizada por medio de entrevistas in situ, con empresarios, presidentes, directores y administradores de 31 astilleros que operan en la industria marítima brasileña. Se analizaron los resultados por medio de mapas perceptuales de las dimensiones por segmento marítimo que caracterizan las prioridades para promover la competitividad de dicha industria en Brasil. Con ello, se pudo determinar si los modelos propuestos en la literatura son aplicables para evaluar las fases de las dimensiones en la industria marítima brasileña - cuando se trata de sistemas de producción de grandes proyectos y producción intermitente, características intrínsecas de los sectores investigados en este trabajo - y definir la importancia que se asigna a cada dimensión por segmento. Tras una revisión bibliográfica, no se encontró en las literaturas nacional e internacional la aplicación de esos modelos para el análisis de las dimensiones específicamente en los astilleros, en que la producción está caracterizada, en general, por productos de alto valor financiero y con tiempo de proceso productivo relativamente amplio, cuando comparada a productos con sistemas de producción distintos, como las industrias automovilística, electroelectrónica, de informática, etc.The research assesses the cost, quality, flexibility, innovation, time and reliability dimensions of Brazil's naval industry at present, using as its analytical reference the model of Slack (1993), based on the Sand Cone model put forth by Ferdows and De Meyer (1990), and also on the Phases model proposed by Bolwijn and Kumpe (1990). The study evaluates which dimensions are the most critical for the competitiveness of each segment. The naval sector was characterized in this study by shipyards of the following segments: naval construction, nautical construction, platform construction and naval repairs. The method used in this study was in loco qualitative interviews with businesspersons, presidents, directors and managers of 31 shipyards active in Brazil's naval sector. The results were analyzed through perceptual maps of the dimensions by naval segment that characterize the priorities for the improvement of the competitiveness of this industry in Brazil. Thus, it was possible to estimate whether the models proposed in the literature apply to the evaluation of the phases of the dimensions of Brazil's naval sector in relation to production systems for major projects and intermittent production, which are intrinsic features of the industry researched in this study, and in relation to defining the importance ascribed to each dimension, by segment. Nothing was found in the domestic and the international literature (following the bibliographic review that was conducted) about the application of these models to the analysis of the dimensions in the shipyards specifically, where production is characterized, overall, by products of high financial value and a long production period, as compared to products with different production systems, such as those of the automotive, electrical, electronic, or IT industries, for example.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4449010.1590/S0080-21072010000100002Revista de Administração; v. 45 n. 1 (2010); 18-29Revista de Administração; Vol. 45 No. 1 (2010); 18-29Revista de Administração; Vol. 45 Núm. 1 (2010); 18-291984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44490/48110Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Delmo Alves deBotter, Rui CarlosSilva, Aldy Fernandes da2015-09-15T16:53:14Zoai:revistas.usp.br:article/44490Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:14Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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