Organizações intensivas do conhecimento sua relação com as estratégias de marketing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44532 |
Resumo: | A intensa competição entre os mercados exige que as empresas sejam capazes de desenvolver e gerenciar de forma eficaz seus recursos, sejam eles financeiros, estruturais ou de pessoal. Na literatura, há predominância de abordagens que consideram o capital como o principal recurso a ser gerenciado, entretanto, na economia baseada na informação e de serviço intensivo, atributos como rapidez, flexibilidade, inovação e pessoal capacitado tornam-se cada vez mais essenciais para que as organizações se mantenham competitivas. Diante dessa realidade, o conhecimento deve ser considerado um recurso estratégico valioso para o estabelecimento de vantagem competitiva sustentável nas organizações; porém, nas intensivas em conhecimento, ele torna-se um atributo essencial. Neste artigo, o objetivo é discutir a eficiência de marketing e sua relação com as organizações intensivas do conhecimento (OIC). Aborda-se a discussão de como a utilização de uma metodologia baseada no recurso conhecimento na organização pode auxiliar no desenvolvimento das estratégias de marketing. Nesse sentido, são apresentadas as principais características das OIC e como a utilização de metodologias baseadas em recursos pode impulsionar o funcionamento organizacional. |
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Organizações intensivas do conhecimento sua relação com as estratégias de marketingOrganizaciones intensivas de conocimiento y su relación con las estrategias de marketingKnowledge-intensive organizations and their relation with marketing strategiesorganizaciones intensivas de conocimientorecursoseficiencia en marketingknowledge intensive organizationsresourcesmarketing efficiencyorganizações intensivas do conhecimentorecursoseficiência em marketingA intensa competição entre os mercados exige que as empresas sejam capazes de desenvolver e gerenciar de forma eficaz seus recursos, sejam eles financeiros, estruturais ou de pessoal. Na literatura, há predominância de abordagens que consideram o capital como o principal recurso a ser gerenciado, entretanto, na economia baseada na informação e de serviço intensivo, atributos como rapidez, flexibilidade, inovação e pessoal capacitado tornam-se cada vez mais essenciais para que as organizações se mantenham competitivas. Diante dessa realidade, o conhecimento deve ser considerado um recurso estratégico valioso para o estabelecimento de vantagem competitiva sustentável nas organizações; porém, nas intensivas em conhecimento, ele torna-se um atributo essencial. Neste artigo, o objetivo é discutir a eficiência de marketing e sua relação com as organizações intensivas do conhecimento (OIC). Aborda-se a discussão de como a utilização de uma metodologia baseada no recurso conhecimento na organização pode auxiliar no desenvolvimento das estratégias de marketing. Nesse sentido, são apresentadas as principais características das OIC e como a utilização de metodologias baseadas em recursos pode impulsionar o funcionamento organizacional.La intensa competencia entre los mercados requiere que las empresas puedan desarrollar y administrar eficientemente sus recursos, sean financieros, estructurales o de personal. En la literatura, hay un predominio de enfoques que presentan el capital como el principal recurso a gestionar, sin embargo, en la economía basada en la información y de servicio intensivo, atributos como rapidez, flexibilidad, innovación y personal calificado son cada vez más esenciales para que las organizaciones se mantengan competitivas. Dada esta realidad, se debe considerar el conocimiento como un valioso recurso estratégico para establecer ventaja competitiva sostenible en las organizaciones; no obstante, en las intensivas en conocimiento, ése se convierte en un atributo esencial. El objetivo en este trabajo es discutir la eficiencia de las estrategias de marketing y su relación con las organizaciones intensivas de conocimiento (OIC). Se examina la discusión de cómo el uso de una metodología basada en el recurso conocimiento en la organización puede ayudar a desarrollar estrategias de marketing. En ese sentido, se presentan las principales características de las OCI y el uso de metodologías basadas en recursos como impulsor del funcionamiento de la organización.The intense competition among markets dictates that companies be capable of efficiently developing and managing resources, whether financial, structural or personnel related. In the literature, there is a preponderance of approaches that regard capital as the main resource to be managed. However, in an economy based on information and on intensive service, attributes such as flexibility, speed of action, innovation and trained personnel are increasingly essential for organizations to remain competitive. Given this reality, knowledge must be seen as a valuable strategic resource for the establishment of a sustainable competitive advantage. Moreover, in knowledge-intensive organizations, knowledge is an absolutely essential resource. The objective of this paper is to discuss marketing efficiency and its relation to Intensive Knowledge Organizations (IKO). This work addresses a discussion on how the use of a knowledge-based methodology in the organization can help it to develop its marketing strategies. The main characteristics of IKOs are presented, along with how the use of resource-based methodologies can drive the functioning of the organization.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4453210.1590/S0080-21072011000200005Revista de Administração; v. 46 n. 2 (2011); 150-160Revista de Administração; Vol. 46 No. 2 (2011); 150-160Revista de Administração; Vol. 46 Núm. 2 (2011); 150-1601984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44532/48152Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAfonso, Carla WinterCalado, Luiz Roberto2015-09-15T16:53:02Zoai:revistas.usp.br:article/44532Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:02Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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