Factores determinantes de la compra o no de ropas de moda: un estudio exploratorio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Valter Afonso
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44499
Resumo: The aim of this paper is to explore how some variables are or are not connected with the decision to buy fashion apparel. First, the article proposes five hypotheses that may influence purchase behavior. Using a sample of 301 consumers and logistic regression, we found support for three hypotheses that differentiate the groups: age, knowledge and commitment. Second, the results suggest that the theoretical model is effective in correctly classifying fashion-buying groups (71%). Additionally, the results also indicated that the materialism scale had low psychometric reliability.
id USP-27_59338d81acb6b879f61c132ff117ce51
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/44499
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Factores determinantes de la compra o no de ropas de moda: un estudio exploratorioDeterminants of the purchase or non-purchase of fashion apparel: an exploratory studyDeterminantes de comprar ou não roupas de moda: um estudo exploratóriofashionlogistic-regressionbuyingmodaregresión logísticacompramodaregressão logísticacompraThe aim of this paper is to explore how some variables are or are not connected with the decision to buy fashion apparel. First, the article proposes five hypotheses that may influence purchase behavior. Using a sample of 301 consumers and logistic regression, we found support for three hypotheses that differentiate the groups: age, knowledge and commitment. Second, the results suggest that the theoretical model is effective in correctly classifying fashion-buying groups (71%). Additionally, the results also indicated that the materialism scale had low psychometric reliability.A proposta neste artigo é explorar algumas variáveis que estão associadas (ou não) a um comportamento em relação a roupa de moda. Inicialmente, sugerem-se cinco hipóteses com possível impacto na compra de roupa de moda. Com uma amostra de 301 respondentes e utilizando a regressão logística, foi possível encontrar suporte para três hipóteses que diferenciam os grupos: idade, conhecimento e comprometimento. Os resultados sugerem um modelo efetivo na correta classificação (71%) dos grupos de compradores. Ademais, os achados sugerem que a escala de materialismo não foi confiável.El objetivo en este artículo es explorar algunas variables que están asociadas (o no) a un comportamiento efectivo con relación a la ropa de moda. Inicialmente se proponen cinco hipótesis con posible impacto en la compra de ropa de moda. Con una muestra de 301 consumidores y utilizando la regresión logística, se pudo encontrar apoyo a tres hipótesis que distinguen los grupos: edad, conocimiento y compromiso. Los resultados sugieren un modelo efectivo en la correcta clasificación (71%) de los grupos de compradores. Asimismo, los hallazgos indican que la escala de materialismo no fue confiable.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4449910.1590/S0080-21072010000200004Revista de Administração; v. 45 n. 2 (2010); 130-141Revista de Administração; Vol. 45 No. 2 (2010); 130-141Revista de Administração; Vol. 45 Núm. 2 (2010); 130-1411984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44499/48119Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Valter Afonso2015-09-15T16:53:12Zoai:revistas.usp.br:article/44499Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:12Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Factores determinantes de la compra o no de ropas de moda: un estudio exploratorio
Determinants of the purchase or non-purchase of fashion apparel: an exploratory study
Determinantes de comprar ou não roupas de moda: um estudo exploratório
title Factores determinantes de la compra o no de ropas de moda: un estudio exploratorio
spellingShingle Factores determinantes de la compra o no de ropas de moda: un estudio exploratorio
Vieira, Valter Afonso
fashion
logistic-regression
buying
moda
regresión logística
compra
moda
regressão logística
compra
title_short Factores determinantes de la compra o no de ropas de moda: un estudio exploratorio
title_full Factores determinantes de la compra o no de ropas de moda: un estudio exploratorio
title_fullStr Factores determinantes de la compra o no de ropas de moda: un estudio exploratorio
title_full_unstemmed Factores determinantes de la compra o no de ropas de moda: un estudio exploratorio
title_sort Factores determinantes de la compra o no de ropas de moda: un estudio exploratorio
author Vieira, Valter Afonso
author_facet Vieira, Valter Afonso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Valter Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv fashion
logistic-regression
buying
moda
regresión logística
compra
moda
regressão logística
compra
topic fashion
logistic-regression
buying
moda
regresión logística
compra
moda
regressão logística
compra
description The aim of this paper is to explore how some variables are or are not connected with the decision to buy fashion apparel. First, the article proposes five hypotheses that may influence purchase behavior. Using a sample of 301 consumers and logistic regression, we found support for three hypotheses that differentiate the groups: age, knowledge and commitment. Second, the results suggest that the theoretical model is effective in correctly classifying fashion-buying groups (71%). Additionally, the results also indicated that the materialism scale had low psychometric reliability.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44499
10.1590/S0080-21072010000200004
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44499
identifier_str_mv 10.1590/S0080-21072010000200004
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44499/48119
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 45 n. 2 (2010); 130-141
Revista de Administração; Vol. 45 No. 2 (2010); 130-141
Revista de Administração; Vol. 45 Núm. 2 (2010); 130-141
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1800222888890990592