Congruências entre posicionamentos estratégicos e redes de negócios: estudo de caso de uma subsidiária brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072012000100006 |
Resumo: | Na pesquisa exploratória aqui relatada, realizada em 2009 e guiada por uma extensa revisão bibliográfica e pelo emprego do método de estudo de caso, busca-se identificar congruências entre o posicionamento estratégico adotado pela subsidiária brasileira de uma corporação multinacional e o tipo de rede de negócios por ela integrada. Apoiando-se em dois modelos específicos da literatura acadêmica sobre os temas mencionados (posicionamento estratégico e redes), as conclusões dessa investigação sugerem que as Redes Verticais de Demanda e Fornecimento (MOLLER e RAJALA, 2007) são adequadas para operacionalizar o posicionamento definido como Melhor Produto no Modelo Delta (HAX e WILDE II, 1999; 2001). |
id |
USP-27_6fa053ce53e262abc537f6866500334f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-21072012000100006 |
network_acronym_str |
USP-27 |
network_name_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Congruências entre posicionamentos estratégicos e redes de negócios: estudo de caso de uma subsidiária brasileiraposicionamento estratégicoredes de negóciosestratégiasubsidiáriasglobalizaçãoNa pesquisa exploratória aqui relatada, realizada em 2009 e guiada por uma extensa revisão bibliográfica e pelo emprego do método de estudo de caso, busca-se identificar congruências entre o posicionamento estratégico adotado pela subsidiária brasileira de uma corporação multinacional e o tipo de rede de negócios por ela integrada. Apoiando-se em dois modelos específicos da literatura acadêmica sobre os temas mencionados (posicionamento estratégico e redes), as conclusões dessa investigação sugerem que as Redes Verticais de Demanda e Fornecimento (MOLLER e RAJALA, 2007) são adequadas para operacionalizar o posicionamento definido como Melhor Produto no Modelo Delta (HAX e WILDE II, 1999; 2001).Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072012000100006Revista de Administração (São Paulo) v.47 n.1 2012reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.5700/rausp1026info:eu-repo/semantics/openAccessMoran,Márcio RobertoFaçanha,SandraGonçalves,Marilson AlvesFischmann,Adalberto Américopor2012-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S0080-21072012000100006Revistahttp://rausp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-07-27T00:00Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Congruências entre posicionamentos estratégicos e redes de negócios: estudo de caso de uma subsidiária brasileira |
title |
Congruências entre posicionamentos estratégicos e redes de negócios: estudo de caso de uma subsidiária brasileira |
spellingShingle |
Congruências entre posicionamentos estratégicos e redes de negócios: estudo de caso de uma subsidiária brasileira Moran,Márcio Roberto posicionamento estratégico redes de negócios estratégia subsidiárias globalização |
title_short |
Congruências entre posicionamentos estratégicos e redes de negócios: estudo de caso de uma subsidiária brasileira |
title_full |
Congruências entre posicionamentos estratégicos e redes de negócios: estudo de caso de uma subsidiária brasileira |
title_fullStr |
Congruências entre posicionamentos estratégicos e redes de negócios: estudo de caso de uma subsidiária brasileira |
title_full_unstemmed |
Congruências entre posicionamentos estratégicos e redes de negócios: estudo de caso de uma subsidiária brasileira |
title_sort |
Congruências entre posicionamentos estratégicos e redes de negócios: estudo de caso de uma subsidiária brasileira |
author |
Moran,Márcio Roberto |
author_facet |
Moran,Márcio Roberto Façanha,Sandra Gonçalves,Marilson Alves Fischmann,Adalberto Américo |
author_role |
author |
author2 |
Façanha,Sandra Gonçalves,Marilson Alves Fischmann,Adalberto Américo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moran,Márcio Roberto Façanha,Sandra Gonçalves,Marilson Alves Fischmann,Adalberto Américo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
posicionamento estratégico redes de negócios estratégia subsidiárias globalização |
topic |
posicionamento estratégico redes de negócios estratégia subsidiárias globalização |
description |
Na pesquisa exploratória aqui relatada, realizada em 2009 e guiada por uma extensa revisão bibliográfica e pelo emprego do método de estudo de caso, busca-se identificar congruências entre o posicionamento estratégico adotado pela subsidiária brasileira de uma corporação multinacional e o tipo de rede de negócios por ela integrada. Apoiando-se em dois modelos específicos da literatura acadêmica sobre os temas mencionados (posicionamento estratégico e redes), as conclusões dessa investigação sugerem que as Redes Verticais de Demanda e Fornecimento (MOLLER e RAJALA, 2007) são adequadas para operacionalizar o posicionamento definido como Melhor Produto no Modelo Delta (HAX e WILDE II, 1999; 2001). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072012000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072012000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5700/rausp1026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) v.47 n.1 2012 reponame:Revista de Administração (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
collection |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rausp@usp.br||reinhard@usp.br |
_version_ |
1748936716497977344 |