El impacto de las decisiones de inversión de las empresas en el valor de mercado de acciones negociadas en la Bovespa en el período de 1996 a 2003
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44441 |
Resumo: | O objetivo neste artigo é investigar o impacto das decisões de investimento das empresas brasileiras, divulgadas por meio de anúncios, no valor de suas ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, no período de 1996 a 2003. O eixo teórico baseou-se no modelo tradicional de avaliação de empresas sugerido por Modigliani e Miller (1961), cuja hipótese auxiliar é o argumento de que os dirigentes procuram maximizar o valor da empresa ao tomarem suas decisões de investimento. Tendo como pressuposto a ligação existente entre o mercado de capitais e a decisão de investimento das empresas, foi realizado um estudo de evento com o intuito de verificar a existência de retornos anormais estatisticamente significantes em torno e na data do anúncio de uma decisão de investimento. Os resultados mostraram que os gestores divulgam informações relevantes para a avaliação da empresa no mercado por meio de anúncios sobre seus futuros planos de investimento, e que o mercado de capitais reage de maneira consistente com a suposição conjunta da hipótese de maximização do valor de mercado e do modelo tradicional de avaliação de empresas. |
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El impacto de las decisiones de inversión de las empresas en el valor de mercado de acciones negociadas en la Bovespa en el período de 1996 a 2003O impacto das decisões de investimento das empresas no valor de mercado das ações negociadas na Bovespa no período de 1996 a 2003The impact of Brazilian companies investment decisions in the value of its stocks negotiated in São Paulo Stock Exchange over the period 1996 through 2003corporate financeinvestment decisionsstock marketevent studyfinanzas corporativasdecisiones de inversiónmercado de capitalesestudio de eventofinanças corporativasdecisão de investimentomercado de capitaisestudo de eventoO objetivo neste artigo é investigar o impacto das decisões de investimento das empresas brasileiras, divulgadas por meio de anúncios, no valor de suas ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, no período de 1996 a 2003. O eixo teórico baseou-se no modelo tradicional de avaliação de empresas sugerido por Modigliani e Miller (1961), cuja hipótese auxiliar é o argumento de que os dirigentes procuram maximizar o valor da empresa ao tomarem suas decisões de investimento. Tendo como pressuposto a ligação existente entre o mercado de capitais e a decisão de investimento das empresas, foi realizado um estudo de evento com o intuito de verificar a existência de retornos anormais estatisticamente significantes em torno e na data do anúncio de uma decisão de investimento. Os resultados mostraram que os gestores divulgam informações relevantes para a avaliação da empresa no mercado por meio de anúncios sobre seus futuros planos de investimento, e que o mercado de capitais reage de maneira consistente com a suposição conjunta da hipótese de maximização do valor de mercado e do modelo tradicional de avaliação de empresas.El objetivo en este artículo es investigar el impacto de las decisiones de inversión de las empresas brasileñas, divulgadas por medio de anuncios, en el valor de sus acciones negociadas en la Bolsa de Valores de São Paulo, en el período de 1996 a 2003. El eje teórico se basó en el modelo tradicional de evaluación de empresas sugerido por Modigliani y Miller (1961), cuya hipótesis auxiliar es el argumento de que los directivos buscan maximizar el valor de la empresa cuando toman sus decisiones de inversión. Tomando como premisa la relación existente entre el mercado de capitales y la decisión de inversión de las empresas, se realizó un estudio de evento con el fin de confirmar la existencia de retornos anormales estadísticamente significativos alrededor de y en la fecha del anuncio de una decisión de inversión. Los resultados señalaron que los gestores divulgan informaciones relevantes para la evaluación de la empresa en el mercado por medio de anuncios sobre sus futuros planes de inversión, y que el mercado de capitales reacciona de manera consistente con la suposición conjunta de la hipótesis de maximización del valor de mercado y del modelo tradicional de evaluación de empresas.The purpose in this study is to investigate the impact of Brazilian companies investment decisions, released by means of advertisements, in the value of its stocks negotiated in the São Paulo Stock Exchange over the period 1996 through 2003. The theoretical axle was based on the traditional model of corporate valuation, suggested by Modigliani & Miller (1961), whose auxiliary hypothesis is the argument that managers seek to maximize the market value of the firm in making their corporate investment decisions. Assuming the existing link between the stock market and companies investment decisions, an event study was carried out in order to verify the existence of statistically significant abnormal returns around the dates on which firms publicly announced their future capital expenditure plans. The results have shown that managers do reveal information that is relevant to the valuation of their firms by means of announcements about the firm's capital expenditure plans and that stock market usually reacts consistently with the joint predictions of the market maximization hypothesis and the traditional model of corporate valuation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4444110.1590/S0080-21072007000200012Revista de Administração; v. 42 n. 2 (2007); 249-260Revista de Administração; Vol. 42 No. 2 (2007); 249-260Revista de Administração; Vol. 42 Núm. 2 (2007); 249-2601984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44441/48061Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucchesi, Eduardo PozziFamá, Rubens2012-09-21T12:34:40Zoai:revistas.usp.br:article/44441Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-09-21T12:34:40Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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