Excesso de confiança em relação aos preços de venda: um estudo entre cafeicultores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Rodrigo Lanna Franco da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Maia, Alexandre Gori, Saes, Maria Sylvia Macchione, Cruz Júnior, José César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/78789
Resumo: Os produtores rurais, de forma geral, administram suas propriedades contando com a própria experiência. As causas desse quadro abrangem aspectos relativos a características do produtor, preferências em relação aos diferentes instrumentos de gestão disponíveis, além de questões comportamentais. Na pesquisa aqui relatada teve-se o objetivo de verificar a existência de excesso de confiança em um grupo de cafeicultores com relação aos preços de venda e, além disso, caracterizar o grupo com tal atributo. A partir de entrevistas com 244 cafeicultores, os resultados apontaram para a existência de um grupo de 95 produtores (38,9% da amostra) com excesso de confiança quando computada a variância histórica a partir dos preços de safra e entressafra. Quando utilizados apenas os meses de safra, o excesso de confiança foi encontrado para um grupo de 116 cafeicultores (47,5% da amostra). Utilizando análise fatorial e método de cluster, observou-se que agentes que avaliam o mercado de café como não arriscado, que possuem alta propensão ao risco e baixo nível de conhecimento de derivativos tendem a ter excesso de confiança em preços.
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spelling Excesso de confiança em relação aos preços de venda: um estudo entre cafeicultores Exceso de confianza con relación a los precios de venta: un estudio entre productores de café Overconfidence in relation to sale prices: a study among coffee producers Os produtores rurais, de forma geral, administram suas propriedades contando com a própria experiência. As causas desse quadro abrangem aspectos relativos a características do produtor, preferências em relação aos diferentes instrumentos de gestão disponíveis, além de questões comportamentais. Na pesquisa aqui relatada teve-se o objetivo de verificar a existência de excesso de confiança em um grupo de cafeicultores com relação aos preços de venda e, além disso, caracterizar o grupo com tal atributo. A partir de entrevistas com 244 cafeicultores, os resultados apontaram para a existência de um grupo de 95 produtores (38,9% da amostra) com excesso de confiança quando computada a variância histórica a partir dos preços de safra e entressafra. Quando utilizados apenas os meses de safra, o excesso de confiança foi encontrado para um grupo de 116 cafeicultores (47,5% da amostra). Utilizando análise fatorial e método de cluster, observou-se que agentes que avaliam o mercado de café como não arriscado, que possuem alta propensão ao risco e baixo nível de conhecimento de derivativos tendem a ter excesso de confiança em preços. In general, rural producers manage their properties according to their own experience, a result of factors related to producer char­acteristics, producer preferences for available management instruments, and behavioral reasons. The current study seeks to both verify the existence of overconfidence regarding prices among a group of coffee producers, and to characterize coffee producers according to these attributes. Based on interviews with 244 coffee growers, the results highlight the existence of a group of 95 producers (38.9% of the sample) who exhibited overconfidence when evaluating the historic price variation in seasonal and off­season crops. When considering only seasonal crop prices, our study found overconfidence among 116 coffee producers (47.5% of the sample). Using factorial analysis and the cluster method, we found that the producers who claim that coffee markets are not risky, who possess a high risk propensity, and who have little knowledge of derivatives, tend to be overconfident regarding price. Los productores rurales, en general, administran sus propiedades con base en la propia experiencia. Eso se debe a factores relacionados con las características del productor, preferencias con relación a los diferentes instrumentos de gestión disponibles, además de cuestiones de comportamiento. El objetivo en este trabajo fue verificar la existencia de exceso de confianza en un grupo de productores de café con relación a los precios de venta y determinar sus características. Se llevaron a cabo entrevistas con 244 productores de café y los resultados señalaron la existencia de un grupo de 95 productores (38,9% de la muestra) que presentó exceso de confianza cuando se calculó la varianza histórica a partir de los precios de periodos de cosecha y entre cosechas. Cuando se realizó el cálculo exclusivamente con los precios de los meses de cosecha, se verificó el exceso de confianza en un grupo de 116 productores (47,5% de la muestra). Por medio del análisis factorial y del método de cluster, se comprobó que los productores que evalúan el mercado del café como no riesgoso, que presentan alta propensión al riesgo y que tienen poco conocimiento sobre el mercado de derivados, tienden a tener una excesiva confianza en los precios. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/7878910.5700/rausp1095Revista de Administração; v. 48 n. 3 (2013); 399-408Revista de Administração; Vol. 48 No. 3 (2013); 399-408Revista de Administração; Vol. 48 Núm. 3 (2013); 399-4081984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/78789/82850Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Rodrigo Lanna Franco daMaia, Alexandre GoriSaes, Maria Sylvia MacchioneCruz Júnior, José César2015-09-15T16:52:34Zoai:revistas.usp.br:article/78789Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:52:34Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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