A terceirização da tecnologia de informação e o perfil das organizações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44403 |
Resumo: | O objetivo neste artigo é analisar a relação entre as características das empresas e suas motivações para a terceirização da Tecnologia de Informação. Apresenta-se, inicialmente, uma revisão da literatura sobre terceirização e questões a ela associadas. Em seguida, expõe-se um modelo de avaliação das motivações que levam as organizações a terceirizar e, por último, associa-se, por meio de técnicas estatísticas, as características das organizações às motivações para a terceirização. Para atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa com cem empresas do setor indústrial do estado de São Paulo. A partir dos dados dessa pesquisa, na qual se utilizou a técnica estatística de Análise de Grupos (Cluster Analysis), foram identificados quatro grupos de empresas que possuíam características organizacionais semelhantes e que adotaram a terceirização pelos mesmos motivos. |
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A terceirização da tecnologia de informação e o perfil das organizaçõesLa tercerización de la tecnología de información y el perfil de las empresasInformation technology outsourcing and the characteristics of the organizationsoutsourcinginformation technologyindústrial sectortercerizacióntecnología de informaciónsector indústrialterceirizaçãotecnologia de informaçãosetor indústrialO objetivo neste artigo é analisar a relação entre as características das empresas e suas motivações para a terceirização da Tecnologia de Informação. Apresenta-se, inicialmente, uma revisão da literatura sobre terceirização e questões a ela associadas. Em seguida, expõe-se um modelo de avaliação das motivações que levam as organizações a terceirizar e, por último, associa-se, por meio de técnicas estatísticas, as características das organizações às motivações para a terceirização. Para atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa com cem empresas do setor indústrial do estado de São Paulo. A partir dos dados dessa pesquisa, na qual se utilizou a técnica estatística de Análise de Grupos (Cluster Analysis), foram identificados quatro grupos de empresas que possuíam características organizacionais semelhantes e que adotaram a terceirização pelos mesmos motivos.Este trabajo tiene el objetivo de analizar la relación entre las características de las empresas y sus motivaciones para la tercerización de la Tecnología de Información (TI). En primer lugar se presenta un repaso de la literatura sobre la tercerización y de las cuestiones con ella relacionadas. Luego se expone un modelo de evaluación de las motivaciones que llevan las empresas a la tercerización y, por último, por medio de técnicas estadísticas, se asocian las características de las empresas con las motivaciones para la tercerización. Para alcanzar el objetivo, se realizó una investigación con 100 empresas del sector indústrial del Estado de São Paulo. A partir de los datos de la investigación, en la cual se utilizó la técnica estadística de Análisis de Grupos (Cluster Analysis), fueron identificados cuatro grupos de empresas que poseían características organizacionales semejantes y que adoptaron la tercerización por los mismos motivos.The goal of this article is to analyze the relationship between the characteristics of companies and its motivations for outsourcing IT. The work introduces initially a literature revision about outsourcing and a motivation model for understanding organizations reasons for outsourcing. Finally, this article associates, through statistical techniques, the characteristics of organizations and their reasons for outsourcing. This article uses the data from a research with 100 companies of the indústrial sector of Brazil. Using the statistical technique of Cluster Analysis, this study identified four companies groups with similar characteristics that adopted IT outsourcing for the same reasons.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4440310.1590/S0080-21072006000300003Revista de Administração; v. 41 n. 3 (2006); 245-256Revista de Administração; Vol. 41 No. 3 (2006); 245-256Revista de Administração; Vol. 41 Núm. 3 (2006); 245-2561984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44403/48023Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Edmir Parada VasquesTakaoka, Hiroo2012-09-21T12:21:07Zoai:revistas.usp.br:article/44403Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-09-21T12:21:07Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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