The quest for regional values: inputs into the discussion of marketing strategies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strehlau, Vivian Iara
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Claro, Danny Pimentel, Laban Neto, Silvio Abrahão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44498
Resumo: Devido às mudanças nos padrões de desenvolvimento regional no Brasil, a expansão das empresas para outras regiões e outros estados representa, simultaneamente, oportunidades e desafios, em virtude das particularidades regionais do país. Uma maneira de identificar e compreender aspectos regionais consiste no estudo dos valores sociais. Neste trabalho, procura-se identificar diferenças de valores entre quatro cidades brasileiras: Belém, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. Na revisão teórica, abordam-se cultura e microcultura enfatizando valores sociais. O modelo de análise baseia-se na lista de valores terminais e instrumentais de Rokeach. Foi realizada análise documental e de conteúdo das transcrições de oito grupos de foco sobre o tema viagem. Os valores identificados apresentam variações interessantes, indicando a predominância de imaginação e lógica em Belém, enquanto Porto Alegre se caracteriza como gentil e útil. Em Salvador há o predomínio da capacidade e da intelectualidade, enquanto a ambição e o amor se destacam em São Paulo. Os resultados mostram que existe um corpo comum de valores em todas as cidades, como independência e responsabilidade, além do trabalho e da família. O estudo oferece evidências de que, apesar de fazerem parte de um mesmo país, brasileiros em diferentes capitais apresentam padrões de valores sociais diferenciados e essas diferenças necessitam ser consideradas pelas empresas na elaboração de suas estratégias mercadológicas.
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spelling The quest for regional values: inputs into the discussion of marketing strategiesEm busca da identificação de valores regionais: subsídios para discussão de estratégias mercadológicasEn busca de la identificación de valores regionales: elementos para la discusión de estrategias de marketingconsumer behaviorsocial valuesculturemicroculturesubculturecomportamiento del consumidorvalores socialesculturamicroculturasubculturacomportamento do consumidorvalores sociaisculturamicroculturasubculturaDevido às mudanças nos padrões de desenvolvimento regional no Brasil, a expansão das empresas para outras regiões e outros estados representa, simultaneamente, oportunidades e desafios, em virtude das particularidades regionais do país. Uma maneira de identificar e compreender aspectos regionais consiste no estudo dos valores sociais. Neste trabalho, procura-se identificar diferenças de valores entre quatro cidades brasileiras: Belém, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. Na revisão teórica, abordam-se cultura e microcultura enfatizando valores sociais. O modelo de análise baseia-se na lista de valores terminais e instrumentais de Rokeach. Foi realizada análise documental e de conteúdo das transcrições de oito grupos de foco sobre o tema viagem. Os valores identificados apresentam variações interessantes, indicando a predominância de imaginação e lógica em Belém, enquanto Porto Alegre se caracteriza como gentil e útil. Em Salvador há o predomínio da capacidade e da intelectualidade, enquanto a ambição e o amor se destacam em São Paulo. Os resultados mostram que existe um corpo comum de valores em todas as cidades, como independência e responsabilidade, além do trabalho e da família. O estudo oferece evidências de que, apesar de fazerem parte de um mesmo país, brasileiros em diferentes capitais apresentam padrões de valores sociais diferenciados e essas diferenças necessitam ser consideradas pelas empresas na elaboração de suas estratégias mercadológicas.Debido a los cambios en los patrones de desarrollo regional en Brasil, la expansión de las empresas para otras regiones y estados representa, simultáneamente, oportunidades y desafíos, dadas las particularidades regionales del país. Una manera de identificar y comprender aspectos regionales consiste en el estudio de los valores sociales. En este trabajo el objetivo es identificar diferencias de valores entre cuatro ciudades brasileñas: Belém, Porto Alegre, Salvador y São Paulo. En la revisión teórica, se analizan cultura y microcultura con énfasis en valores sociales. El modelo de análisis se basa en la lista de valores terminales e instrumentales de Rokeach. Se realizó un análisis documental y de contenido de las transcripciones de ocho grupos de foco sobre el tema viaje. Los valores identificados presentan variaciones interesantes e indican el predominio de la imaginación y lógica en Belém, mientras que Porto Alegre se caracteriza como gentil y útil. En Salvador hay predominio de la capacidad y de la intelectualidad, mientras la ambición y el amor se destacan en São Paulo. Los resultados muestran que existe un denominador común de valores en todas las ciudades, como independencia y responsabilidad, además del trabajo y la familia. Este estudio ofrece evidencias de que, a pesar de formar parte del mismo país, brasileños en diferentes capitales tienen valores sociales diferenciados y dichas diferencias deben ser consideradas por las empresas en la elaboración de sus estrategias de marketing.There have been dramatic changes in regional development patterns and business expansion throughout Brazil. This certainly poses both opportunities and challenges for marketing activities due to regional particularities. One way to identify and understand regional aspects is the study of social values. This paper tries to identify differences in social values among four Brazilian state capitals: Belém, Porto Alegre, Salvador and São Paulo. It presents a literature review on microculture, emphasizing the issue of social values. The analysis is based on Rokeach's list of terminal and instrumental values. This list formed the basis for document and content analysis of eight transcriptions of focus groups on business and leisure trips. The identified values show interesting variations among the studied cities, indicating a predominance of imagination and logic in Belém, whereas Porto Alegre is characterized as gentle and useful. In Salvador there seems to be a predominance of capacity and intellectuality, while ambition and love stand out in São Paulo. The results also show that there is a body of common values, such as independence and responsibility, besides work and family. This study provides evidence that, despite belonging to the same country, Brazilians from different areas have different patterns of social values. Companies need to consider these differences when they draw up their marketing strategies.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4449810.1590/S0080-21072010000200003Revista de Administração; v. 45 n. 2 (2010); 116-129Revista de Administração; Vol. 45 No. 2 (2010); 116-129Revista de Administração; Vol. 45 Núm. 2 (2010); 116-1291984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44498/48118Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessStrehlau, Vivian IaraClaro, Danny PimentelLaban Neto, Silvio Abrahão2015-09-15T16:53:12Zoai:revistas.usp.br:article/44498Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:12Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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