Redes sociais, perfil empreendedor e trajetórias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86370 |
Resumo: | Neste artigo, enfoca-se a trajetória dos empreendedores oriundos de camadas de baixa renda, que se projetaram no mundo empresarial. Sua base teórica advém da literatura sobre as redes sociais e o embeddedness, associada àquela sobre os atributos empreendedores. As evidências empíricas fazem parte do resultado de uma pesquisa qualitativa exploratória, derivada dos estudos de caso múltiplos holísticos, realizados com dois empreendedores localizados no município de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Brasil. A metodologia contou com os recursos provenientes da sociometria longitudinal, o que tornou possível a identificação e a visualização do padrão de evolução das redes, além da verificação de seus momentos principais de transição. Os resultados evidenciam que o desenvolvimento dos empreendedores deve-se a uma interação positiva entre os recursos disponíveis nas redes sociais, que eles conseguiram acessar e alavancar ao longo do tempo, e, ao mesmo tempo, a presença de certos atributos pessoais. |
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Redes sociais, perfil empreendedor e trajetórias Social networks, entrepreneurial profile, and pathways Redes sociales, perfil empresarial y trayectorias Neste artigo, enfoca-se a trajetória dos empreendedores oriundos de camadas de baixa renda, que se projetaram no mundo empresarial. Sua base teórica advém da literatura sobre as redes sociais e o embeddedness, associada àquela sobre os atributos empreendedores. As evidências empíricas fazem parte do resultado de uma pesquisa qualitativa exploratória, derivada dos estudos de caso múltiplos holísticos, realizados com dois empreendedores localizados no município de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Brasil. A metodologia contou com os recursos provenientes da sociometria longitudinal, o que tornou possível a identificação e a visualização do padrão de evolução das redes, além da verificação de seus momentos principais de transição. Os resultados evidenciam que o desenvolvimento dos empreendedores deve-se a uma interação positiva entre os recursos disponíveis nas redes sociais, que eles conseguiram acessar e alavancar ao longo do tempo, e, ao mesmo tempo, a presença de certos atributos pessoais. Este artículo se centra en la trayectoria de los empresarios que se levantaron de antecedentes de bajos ingresos y lograron dejar su huella en el mundo de los negocios. Su base teórica se deriva de la literatura sobre las redes sociales y el embeddedness, asociado a la literatura en función del perfil del emprendedor. Su evidencia empírica se deriva de una investigación exploratoria cualitativa, obtenida a partir de múltiples estudios holísticos de casos, realizado con dos empresarios ubicados en la ciudad de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. La metodología incluyó el producto de la sociometría longitudinal, lo que hace posible la visualización de la evolución de la red y la identificación de los momentos claves de la transformación. Por un lado, los resultados obtenidos sugieren que el desarrollo de estos empresarios se debe a una interacción positiva entre los recursos puestos a disposición por las redes sociales, que lograron acceder y aprovechar el paso del tiempo y, por otro lado, la presencia de ciertos atributos personales. This article focuses on the trajectory of entrepreneurs who rose from lower-income backgrounds and managed to make their mark in the business world. Its theoretical basis stems from literature on social networks and on embeddedness, associated with the literature based on the entrepreneur's profile. Its empirical evidence derives from an exploratory qualitative research, derived from multiple holistic case studies, conducted with two entrepreneurs in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais State, Brazil. The methodology included the proceeds from the longitudinal sociometry, which made possible the visualization of the network evolution and the identification of the key moments of transformation. On the one hand, the obtained results suggest that the development of these entrepreneurs happened due to a positive interaction between the resources made available by the social networks they managed to access and leverage as time went by and, on the other hand, the presence of certain personal attributes. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/8637010.5700/rausp1132Revista de Administração; v. 49 n. 1 (2014); 77-88Revista de Administração; Vol. 49 No. 1 (2014); 77-88Revista de Administração; Vol. 49 Núm. 1 (2014); 77-881984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86370/89042Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Victor SilvaVale, Gláucia Maria Vasconcellos2015-09-15T16:52:30Zoai:revistas.usp.br:article/86370Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:52:30Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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