Alianzas trisectoriales en el emprendedurismo social: discurso y práctica de los actores a partir de círculos de acción y reflexión
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48226 |
Resumo: | No artigo, discute-se a construção das chamadas Parcerias Tri-Setoriais em três projetos, desenvolvidos no Brasil, de diferentes áreas temáticas de intervenção em políticas públicas (acesso a água, educação básica e atuação de conselhos de direitos da criança e do adolescente). Articulações colaborativas envolvendo simultaneamente atores dos chamados três setores (Estado, sociedade civil e mercado) são práticas pouco estudadas no contexto brasileiro e mesmo internacional, visto que parcerias de caráter tri-setorial são pouco frequentes, apesar da proliferação de discursos de apoio às alianças entre governos e sociedade civil ou entre Organizações Não Governamentais (ONGs) e empresas na gestão de políticas públicas. Como estratégia de investigação, recorreu-se na pesquisa ao Cooperative Inquiry, método que pressupõe a ruptura de fronteiras entre sujeitos e objetos de análise, frequentemente constituídos por outros sujeitos vinculados à ação. Além do avanço na compreensão dos desafios da construção de parcerias tri-setoriais na realidade brasileira, busca-se também demonstrar a relevância para os estudos em gestão social de métodos investigativos assentados no protagonismo dos sujeitos pesquisados, como forma de se caminhar na compreensão de práticas, discursos e dilemas vinculados à ação social em programas sociais. |
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Alianzas trisectoriales en el emprendedurismo social: discurso y práctica de los actores a partir de círculos de acción y reflexiónParcerias tri-setoriais no empreendedorismo social: discurso e prática dos atores a partir de círculos de ação e reflexãoTri-sector partnerships in social entrepreneurship: discourse and practice of the actors from the circles of action and reflectionalianzas trisectorialespolíticas públicascírculos de acción y reflexiónorganizaciones no gubernamentalescross sector partnershipspublic policycircles of action and reflectionNon-Governmental Organizationsparcerias tri-setoriaispolíticas públicascírculos de ação e reflexãoOrganizações Não GovernamentaisNo artigo, discute-se a construção das chamadas Parcerias Tri-Setoriais em três projetos, desenvolvidos no Brasil, de diferentes áreas temáticas de intervenção em políticas públicas (acesso a água, educação básica e atuação de conselhos de direitos da criança e do adolescente). Articulações colaborativas envolvendo simultaneamente atores dos chamados três setores (Estado, sociedade civil e mercado) são práticas pouco estudadas no contexto brasileiro e mesmo internacional, visto que parcerias de caráter tri-setorial são pouco frequentes, apesar da proliferação de discursos de apoio às alianças entre governos e sociedade civil ou entre Organizações Não Governamentais (ONGs) e empresas na gestão de políticas públicas. Como estratégia de investigação, recorreu-se na pesquisa ao Cooperative Inquiry, método que pressupõe a ruptura de fronteiras entre sujeitos e objetos de análise, frequentemente constituídos por outros sujeitos vinculados à ação. Além do avanço na compreensão dos desafios da construção de parcerias tri-setoriais na realidade brasileira, busca-se também demonstrar a relevância para os estudos em gestão social de métodos investigativos assentados no protagonismo dos sujeitos pesquisados, como forma de se caminhar na compreensão de práticas, discursos e dilemas vinculados à ação social em programas sociais.En este artículo se discute la construcción de las llamadas Alianzas Trisectoriales, en tres proyectos desarrollados en Brasil, de diferentes áreas temáticas de intervención en políticas públicas (acceso al agua, educación básica y actuación de consejos de derechos del niño y del adolescente). Las articulaciones de colaboración que incluyen simultáneamente actores de los llamados tres sectores (Estado, sociedad civil y mercado) son prácticas poco estudiadas en el contexto brasileño y también en el internacional, dado que alianzas de carácter trisectorial son poco frecuentes, a pesar de la proliferación de discursos de apoyo a las alianzas entre gobiernos y sociedad civil o entre organizaciones no gubernamentales y empresas en la gestión de políticas públicas. Como estrategia de investigación, se utilizó el Cooperative Inquiry, método que presupone la ruptura de fronteras entre sujetos y objetos de análisis, muchas veces constituidos por otros sujetos vinculados a la acción. Además del avance en la comprensión de los desafíos de la construcción de alianzas trisectoriales en la realidad brasileña, se pretende también demostrar la relevancia, para los estudios en gestión social, de métodos investigativos fundamentados en el protagonismo de los sujetos estudiados, como una forma de avanzar hacia la comprensión de prácticas, discursos y dilemas relacionados con la acción social en programas sociales.This article discusses the construction of tri-sector partnerships in three projects conducted in Brazil in different fields of intervention of public policy (access to water, basic education and performance of boards of rights of children and adolescents). Collaborative articulations involving the players from three sectors (the State, civil society and the market) are practices that are little studied in the Brazilian and even in the international context, as tri-sector partnerships are rare, despite the proliferation of lines of discourse in support of alliances between governments and civil society or between companies and NGOs in the management of public policy. As a research strategy, this study resorted to cooperative inquiry, a method that involves breaking down the boundaries between the subjects and the objects of the analysis. Besides working toward a better understanding of the challenges of building tri-sector partnerships in the Brazilian context, the article also tries to show the relevance to public policy studies of investigative methods based on the subjects studied, as a means of developing an understanding of the practices, lines of discourse and dilemmas linked to social action in social programs.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4822610.1590/S0080-21072012000300009Revista de Administração; v. 47 n. 3 (2012); 446-460Revista de Administração; Vol. 47 No. 3 (2012); 446-460Revista de Administração; Vol. 47 Núm. 3 (2012); 446-4601984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48226/52061Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBronzo, CarlaTeodósio, Armindo dos Santos de SousaRocha, Márcia Cristina Gomes da2015-09-15T16:52:48Zoai:revistas.usp.br:article/48226Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:52:48Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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