Gestão do processo de desenvolvimento de novos produtos: o caso Braskem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcez, Marcos Paixão
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Ramos, Milena Yumi, Dias, Marisa Villas Bôas, Moura, Eurides
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44421
Resumo: Atualmente, a competitividade está fortemente associada à rápida introdução de bens e serviços de alto valor agregado ao mercado e o desenvolvimento de novos produtos emerge como uma atividade essencial nas organizações como elemento de sustentação no longo prazo. Visando contribuir para essa temática, provendo evidências empíricas da realidade brasileira, concentrou-se no estudo do caso Braskem, empresa petroquímica brasileira intensiva em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que constitui o quinto maior grupo privado nacional. O estudo é qualitativo-descritivo, caracterizando o processo de desenvolvimento de novos produtos na empresa pesquisada. Para a coleta de dados foram utilizados, como fontes primárias, entrevistas em profundidade e questionário semi-estruturado e, como fonte secundária, a análise documental. Os resultados demonstram que a Braskem adota uma estratégia tecnológica de seguidor rápido, monitorando e respondendo rapidamente a concorrentes, geradores de conhecimentos e tecnologias e mercados de interesse. A empresa adota uma nova abordagem de processo na gestão do desenvolvimento de novos produtos baseada em plataformas de inovação, pipelines e gestão de portfolio de projetos. Esse novo modelo de gestão das atividades de P&D na empresa é recente, de maneira que restam lacunas, como consolidar os mecanismos de aprendizagem contínua, e oportunidades a serem exploradas, como os dispositivos governamentais de fomento e as cooperações com universidades e institutos de pesquisa.
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spelling Gestão do processo de desenvolvimento de novos produtos: o caso BraskemManaging new product development process: the Braskem caseGestión del proceso de desarrollo de nuevos productos: el caso Braskemnew product development managementR& D managementproduct portfolio managementgestión de desarrollo de nuevos productosgestión de I Dgestión de portafolio de productosgestão do desenvolvimento de novos produtosgestão de P& Dgestão de portfolio de produtosAtualmente, a competitividade está fortemente associada à rápida introdução de bens e serviços de alto valor agregado ao mercado e o desenvolvimento de novos produtos emerge como uma atividade essencial nas organizações como elemento de sustentação no longo prazo. Visando contribuir para essa temática, provendo evidências empíricas da realidade brasileira, concentrou-se no estudo do caso Braskem, empresa petroquímica brasileira intensiva em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que constitui o quinto maior grupo privado nacional. O estudo é qualitativo-descritivo, caracterizando o processo de desenvolvimento de novos produtos na empresa pesquisada. Para a coleta de dados foram utilizados, como fontes primárias, entrevistas em profundidade e questionário semi-estruturado e, como fonte secundária, a análise documental. Os resultados demonstram que a Braskem adota uma estratégia tecnológica de seguidor rápido, monitorando e respondendo rapidamente a concorrentes, geradores de conhecimentos e tecnologias e mercados de interesse. A empresa adota uma nova abordagem de processo na gestão do desenvolvimento de novos produtos baseada em plataformas de inovação, pipelines e gestão de portfolio de projetos. Esse novo modelo de gestão das atividades de P&D na empresa é recente, de maneira que restam lacunas, como consolidar os mecanismos de aprendizagem contínua, e oportunidades a serem exploradas, como os dispositivos governamentais de fomento e as cooperações com universidades e institutos de pesquisa.Actualmente, la busca por la competitividad está fuertemente asociada a la rápida introducción de bienes y servicios de alto valor agregado al mercado y el desarrollo de nuevos productos emerge como una actividad esencial en las organizaciones. En vista a contribuir en esta temática, proveyendo evidencias empíricas de la realidad brasileña, este trabajo está concentrado en el estudio del caso Braskem, empresa petroquímica brasileña con I+D intensivo, que constituyese en el quinto mayor grupo privado nacional. El estudio és cualitativo-descriptivo, mirando el proceso de desarrollo de nuevos productos en la empresa. Para la colecta de datos fueran utilizadas entrevistas en profundidad y un cuestionario semi estructurado como fuentes primarias y el análisis documental como fuente secundaria. Los resultados demostran que la empresa adopta una estrategia tecnológica de seguidor rápido, monitoreando y respondiendo rápidamente a competidores y generadores de nuevos conocimientos y tecnologías, y a mercados de interés. La empresa adopta un acercamiento al proceso en la gestión de la innovacción, basado en plataformas tecnológicas, pipelines e gestión de portafolio de proyectos. El nuevo modelo de I+D és reciente, y restan puntos por superar-desarrollar y consolidar mecanismos de enseñanza continuada y oportunidades que sean explotadas-aprovechamiento de dispositivos publicos de fomento y interacciones con la universidad e institutos de investigaciones.Nowadays, the search for competitiveness is strongly associated with the rapid introduction of new high value added goods and services in the market. In this context, the development of new products emerges as a core activity in the companies searching for long term sustainability. Aiming to contribute by providing evidences from Brazilian reality, this paper presents the study case of Braskem, a big Brazilian petrochemical company intensive on R&D activity . The study is qualitative-descriptive. The objective is to characterize the innovation process in the company. The indepth interview and a semi-structured questionnaire were used for collecting primary data and document analysis was used as secondary data. The results show that Braskem adopts a fast-follower technological strategy focusing continuous efforts in faster monitoring and following the competitors, identifying and assessing new markets-applications, technologies and knowledge sources. The company also uses technological platforms, pipelines and portfolio management for project's organization, selection and conduction. This approach recently adopted has modified significantly the innovation management. There are still important gaps to be surpassed, such as consolidating the continuous learning mechanisms. There are opportunities to be explored, such as increasing the access to R&D incentives available from government support programs and strengthen cooperation with universities and research institutesUniversidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4442110.1590/S0080-21072007000100002Revista de Administração; v. 42 n. 1 (2007); 19-30Revista de Administração; Vol. 42 No. 1 (2007); 19-30Revista de Administração; Vol. 42 Núm. 1 (2007); 19-301984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44421/48041Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcez, Marcos PaixãoRamos, Milena YumiDias, Marisa Villas BôasMoura, Eurides2012-09-21T12:30:19Zoai:revistas.usp.br:article/44421Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-09-21T12:30:19Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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