Efetividade das estratégias de negócios na indústria têxtil brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Paulo César de Sousa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lisboa, João Veríssimo de Oliveira, Augusto, Mário Gomes, Almeida, Fátima Evaneide Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/117183
Resumo: Na pesquisa aqui relatada analisa-se o efeito sobre o desempenho organizacional das empresas têxteis brasileiras da interação entre capacidades estratégicas, tipos de estratégia, qualidade da formulação da estratégia e capacidade de implementação da estratégia. Do universo das empresas têxteis brasileiras, 211 questionários válidos retornaram. Um modelo conceitual foi proposto e testado por meio do uso do sistema de equações estruturais. Os resultados suportam as relações entre a estratégia de enfoque as capacidades de marketing e entre a estratégia de liderança de custos e as capacidades de gestão. Contudo, a relação entre as capacidades tecnológicas e a estratégia de diferenciação não foi significativa estatisticamente. Foi ainda observada uma inter-relação entre as estratégias genéricas de foco, liderança de custo e diferenciação, o que revela o uso de estratégias combinadas. Com respeito ao desempenho organizacional, foi identificado que a capacidade de gestão e a performance de mercado apresentam uma relação estatisticamente significativa com a performance financeira.
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spelling Efetividade das estratégias de negócios na indústria têxtil brasileira Efectividad de las estrategias de negociación en la industria textil en Brasil Effectiveness of business strategies in Brazilian textile industry Na pesquisa aqui relatada analisa-se o efeito sobre o desempenho organizacional das empresas têxteis brasileiras da interação entre capacidades estratégicas, tipos de estratégia, qualidade da formulação da estratégia e capacidade de implementação da estratégia. Do universo das empresas têxteis brasileiras, 211 questionários válidos retornaram. Um modelo conceitual foi proposto e testado por meio do uso do sistema de equações estruturais. Os resultados suportam as relações entre a estratégia de enfoque as capacidades de marketing e entre a estratégia de liderança de custos e as capacidades de gestão. Contudo, a relação entre as capacidades tecnológicas e a estratégia de diferenciação não foi significativa estatisticamente. Foi ainda observada uma inter-relação entre as estratégias genéricas de foco, liderança de custo e diferenciação, o que revela o uso de estratégias combinadas. Com respeito ao desempenho organizacional, foi identificado que a capacidade de gestão e a performance de mercado apresentam uma relação estatisticamente significativa com a performance financeira. En este estudio se analiza cómo la interacción entre las capacidades estratégicas, los tipos de estrategia, la calidad de la formulación de la estrategia y la capacidad de implementación de la estrategia afecta el desempeño organizacional de las compañías textiles brasileñas. Del conjunto de dichas empresas textiles, se han obtenido 211 cuestionarios válidos. Se ha propuesto un modelo conceptual que se ha puesto a prueba por medio del uso de sistemas de ecuaciones estructurales. Los resultados respaldan las relaciones entre la estrategia de enfoque y las capacidades de marketing, y entre la estrategia de liderazgo de costos y las capacidades de gestión. Sin embargo, la relación entre las capacidades tecnológicas y la estrategia de diferenciación no ha sido estadísticamente significativa. Asimismo, se ha observado una interrelación entre las estrategias genéricas de enfoque, el liderazgo de costo y la diferenciación, lo que revela la utilización de estrategias combinadas. Respecto al desempeño organizacional, se ha identificado que la capacidad de gestión y el desempeño en el mercado presentan una relación estadísticamente significativa con el desempeño financiero. This research analyses how the interaction between strategy capabilities, strategy types, strategy formulation quality and implementation capability affect organizational performance in Brazilian textiles companies. This article proposes and tests a conceptual framework, using a structural equation modeling of a set of 211 valid questionnaires on Brazilian textiles firms. The results support links between focus strategy and marketing capabilities, and between cost leadership strategy and management capabilities. However, the relationship between technologic capabilities and differentiation strategy was not statistically significant. The existence of an inter-relationship between generic strategies of focus, cost leadership and differentiation indicates the use of combined strategies. Concerning the firms' financial performance, the results show that management capability and market performance have a statistically significant relationship with financial performance. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/11718310.5700/rausp1236Revista de Administração; v. 51 n. 2 (2016); 225-239Revista de Administração; Vol. 51 No. 2 (2016); 225-239Revista de Administração; Vol. 51 Núm. 2 (2016); 225-2391984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/117183/114779Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Paulo César de SousaLisboa, João Veríssimo de OliveiraAugusto, Mário GomesAlmeida, Fátima Evaneide Barbosa de2016-07-04T18:43:16Zoai:revistas.usp.br:article/117183Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2016-07-04T18:43:16Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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