International orientation and export commitment in fast small and medium size firms internationalization: scales validation and implications for the Brazilian case

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Marcelo André
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nique, Walter Meucci, Fehse, Felipe Bentancur
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/120175
Resumo: Recentemente, um conjunto de mudanças no ambiente competitivo mundial trouxe à tona um novo tipo de organização em que, desde sua criação, uma parcela significativa de seu faturamento provém de atividades internacionais desenvolvidas em mais de um continente. Nesse contexto, o processo de internacionalização de empresas por estágios e de caráter incremental perdeu seu poder explicativo no caso dessas novas pequenas e médias empresas (PME). Assim, o presente estudo revisou os construtos da orientação internacional (OI) e de comprometimento com a exportação (CE), dentro do campo teórico da rápida internacionalização de PMEs, para identificar escalas que melhor aferissem essas dimensões no contexto brasileiro. Após a revisão de literatura e uma pesquisa exploratória, as escalas de OI e CE propostas por Knight e Cavusgil (2004) e Shamsuddoha e Ali (2006), respectivamente, foram aplicadas em uma amostra de 398 empresas brasileiras exportadoras de pequeno e médio porte. Apesar das diferenças conjunturais e situacionais inerentes às empresas brasileiras, as escalas selecionadas apresentaram elevada confiabilidade de mensuração. Ainda, os resultados da pesquisa de campo trazem evidências da existência do fenômeno da rápida internacionalização de PMEs no Brasil, bem como reforçam alguns pressupostos teóricos de outras investigações empíricas feitas com amostras de PMEs em países desenvolvidos.
id USP-27_cc484c05196665b1cb454c8c7838b91a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/120175
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling International orientation and export commitment in fast small and medium size firms internationalization: scales validation and implications for the Brazilian case Orientação internacional e comprometimento exportador na rápida internacionalização de pequenas e médias empresas: validação de escalas e implicações para o caso brasileiro Orientación internacional y compromiso de exportación en la rápida internacionalización de pequeñas y medianas empresas: validación de escalas e implicaciones para el caso brasileño Recentemente, um conjunto de mudanças no ambiente competitivo mundial trouxe à tona um novo tipo de organização em que, desde sua criação, uma parcela significativa de seu faturamento provém de atividades internacionais desenvolvidas em mais de um continente. Nesse contexto, o processo de internacionalização de empresas por estágios e de caráter incremental perdeu seu poder explicativo no caso dessas novas pequenas e médias empresas (PME). Assim, o presente estudo revisou os construtos da orientação internacional (OI) e de comprometimento com a exportação (CE), dentro do campo teórico da rápida internacionalização de PMEs, para identificar escalas que melhor aferissem essas dimensões no contexto brasileiro. Após a revisão de literatura e uma pesquisa exploratória, as escalas de OI e CE propostas por Knight e Cavusgil (2004) e Shamsuddoha e Ali (2006), respectivamente, foram aplicadas em uma amostra de 398 empresas brasileiras exportadoras de pequeno e médio porte. Apesar das diferenças conjunturais e situacionais inerentes às empresas brasileiras, as escalas selecionadas apresentaram elevada confiabilidade de mensuração. Ainda, os resultados da pesquisa de campo trazem evidências da existência do fenômeno da rápida internacionalização de PMEs no Brasil, bem como reforçam alguns pressupostos teóricos de outras investigações empíricas feitas com amostras de PMEs em países desenvolvidos. A set of changes in the competitive environment has recently provoked the emergence of a new kind of organization that has since its creation a meaningful share of its revenue being originated from international activities developed in more than one continent. Within this new reality, the internationalization of the firm in phases or according to its growth has resulted in it losing its capacity to explain this process with regard to small- and medium-sized enterprises (SME). Thus, in this paper, the international orientation (IO) and export commitment (EC) constructs have been revised under a theoretical context of the fast internationalization of medium-sized companies, so as to identify scales that more accurately measure these dimensions in the Brazilian setting. After a literature review and an exploratory research, the IO and EC scales proposed by Knight and Cavusgil (2004) and Shamsuddoha and Ali (2006) were respectively applied to a sample of 398 small- and medium-sized exporting Brazilian companies. In spite of conjunction and situation differences inherent to the Brazilian companies, the selected scales presented high measuring reliability. Furthermore, the field research outcomes provide evidence for the existence of a phenomenon of fast internationalization in medium-sized companies in Brazil, as well as support some theoretical assumptions of other empirical investigations carried out with samples from developed countries. Recientemente, un conjunto de cambios en el ambiente competitivo mundial hizo aparecer un nuevo tipo de organización en que, desde su creación, una parte significativa de la facturación proviene de actividades internacionales llevadas a cabo en más de un continente. En este contexto, el proceso de internacionalización de empresas por etapas y de carácter incremental perdió su poder explicativo en el caso de estas nuevas pequeñas y medianas empresas (PYME). Así, en el presente estudio se repasaron los conceptos de orientación internacional (OI) y de compromiso con la exportación (CE), dentro del campo teórico de la rápida internacionalización de PYME, para identificar escalas que mejor cotejasen estas dimensiones en el contexto brasileño. Después del análisis de la literatura y un estudio exploratorio, las escalas de OI y CE propuestas por Knight y Cayusgil (2004) y Shamsuddoha y Ali (2006), respectivamente, fueron aplicadas a una muestra de 398 empresas brasileñas exportadoras pequeñas y medianas. A pesar de las diferencias coyunturales y situacionales inherentes a las empresas brasileñas, las escalas seleccionadas presentaron elevada fiabilidad de medición. Los resultados del estudio de campo aportan evidencias de la existencia del fenómeno de la rápida internacionalización de PYME en Brasil, así como refuerzan algunos presupuestos teóricos de otros estudios empíricos realizados con muestras de PYME en países desarrollados. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/12017510.1016/j.rausp.2016.06.002Revista de Administração; v. 51 n. 3 (2016); 255-265Revista de Administração; Vol. 51 No. 3 (2016); 255-265Revista de Administração; Vol. 51 Núm. 3 (2016); 255-2651984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/120175/117379Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Marcelo AndréNique, Walter MeucciFehse, Felipe Bentancur2016-09-01T17:20:53Zoai:revistas.usp.br:article/120175Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2016-09-01T17:20:53Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv International orientation and export commitment in fast small and medium size firms internationalization: scales validation and implications for the Brazilian case
Orientação internacional e comprometimento exportador na rápida internacionalização de pequenas e médias empresas: validação de escalas e implicações para o caso brasileiro
Orientación internacional y compromiso de exportación en la rápida internacionalización de pequeñas y medianas empresas: validación de escalas e implicaciones para el caso brasileño
title International orientation and export commitment in fast small and medium size firms internationalization: scales validation and implications for the Brazilian case
spellingShingle International orientation and export commitment in fast small and medium size firms internationalization: scales validation and implications for the Brazilian case
Machado, Marcelo André
title_short International orientation and export commitment in fast small and medium size firms internationalization: scales validation and implications for the Brazilian case
title_full International orientation and export commitment in fast small and medium size firms internationalization: scales validation and implications for the Brazilian case
title_fullStr International orientation and export commitment in fast small and medium size firms internationalization: scales validation and implications for the Brazilian case
title_full_unstemmed International orientation and export commitment in fast small and medium size firms internationalization: scales validation and implications for the Brazilian case
title_sort International orientation and export commitment in fast small and medium size firms internationalization: scales validation and implications for the Brazilian case
author Machado, Marcelo André
author_facet Machado, Marcelo André
Nique, Walter Meucci
Fehse, Felipe Bentancur
author_role author
author2 Nique, Walter Meucci
Fehse, Felipe Bentancur
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Marcelo André
Nique, Walter Meucci
Fehse, Felipe Bentancur
description Recentemente, um conjunto de mudanças no ambiente competitivo mundial trouxe à tona um novo tipo de organização em que, desde sua criação, uma parcela significativa de seu faturamento provém de atividades internacionais desenvolvidas em mais de um continente. Nesse contexto, o processo de internacionalização de empresas por estágios e de caráter incremental perdeu seu poder explicativo no caso dessas novas pequenas e médias empresas (PME). Assim, o presente estudo revisou os construtos da orientação internacional (OI) e de comprometimento com a exportação (CE), dentro do campo teórico da rápida internacionalização de PMEs, para identificar escalas que melhor aferissem essas dimensões no contexto brasileiro. Após a revisão de literatura e uma pesquisa exploratória, as escalas de OI e CE propostas por Knight e Cavusgil (2004) e Shamsuddoha e Ali (2006), respectivamente, foram aplicadas em uma amostra de 398 empresas brasileiras exportadoras de pequeno e médio porte. Apesar das diferenças conjunturais e situacionais inerentes às empresas brasileiras, as escalas selecionadas apresentaram elevada confiabilidade de mensuração. Ainda, os resultados da pesquisa de campo trazem evidências da existência do fenômeno da rápida internacionalização de PMEs no Brasil, bem como reforçam alguns pressupostos teóricos de outras investigações empíricas feitas com amostras de PMEs em países desenvolvidos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/120175
10.1016/j.rausp.2016.06.002
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/120175
identifier_str_mv 10.1016/j.rausp.2016.06.002
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/120175/117379
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 51 n. 3 (2016); 255-265
Revista de Administração; Vol. 51 No. 3 (2016); 255-265
Revista de Administração; Vol. 51 Núm. 3 (2016); 255-265
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1800222890227924992