A arte de (sobre)viver coletivamente: estudando a identidade do Grupo Galpão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Mariana Mayumi Pereira de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carrieri,Alexandre de Pádua
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000100002
Resumo: O objetivo neste artigo foi analisar o processo de construção da identidade coletiva do Grupo Galpão, um grupo de atores de teatro fundado em 1982 e sediado em Belo Horizonte. O tema da identidade foi abordado em relação ao contexto da indústria cultural. Para o estudo da identidade, partiu-se do nível individual para entender significados coletivamente partilhados, notadamente em relação aos objetivos e à estrutura do grupo. Sendo a identidade individual construída a partir das práticas discursivas e sendo essas últimas sempre relacionadas a estruturas sociolinguísticas e aos gêneros discursivos, a identidade individual é revelada em determinado contexto e em relação a outras identidades, individuais e coletivas. Entende-se, na pesquisa aqui apresentada, que os espaços de interação delimitados pelas identidades coletivas fornecem limites para a expressão das identidades individuais. Entretanto, ocasionalmente, o indivíduo lograria transformar-se e transformar ativamente os espaços que lhe impõem relações de dominação. Para penetrar na realidade cotidiana do Grupo Galpão, foram realizadas observações e entrevistas em profundidade, as quais foram tratadas pela análise do discurso. Ao final da pesquisa, foram evidenciados aspectos identitários do Grupo Galpão que comprovam a estabilidade do grupo, mas que revelam tensões entre a racionalidade do mercado de bens culturais e a racionalidade intrínseca à produção artística autêntica.
id USP-27_d5cd1680f40c1b57518dce41f0e40978
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-21072013000100002
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling A arte de (sobre)viver coletivamente: estudando a identidade do Grupo Galpãoidentidadeprática discursivaidentidade coletivagrupo de teatroO objetivo neste artigo foi analisar o processo de construção da identidade coletiva do Grupo Galpão, um grupo de atores de teatro fundado em 1982 e sediado em Belo Horizonte. O tema da identidade foi abordado em relação ao contexto da indústria cultural. Para o estudo da identidade, partiu-se do nível individual para entender significados coletivamente partilhados, notadamente em relação aos objetivos e à estrutura do grupo. Sendo a identidade individual construída a partir das práticas discursivas e sendo essas últimas sempre relacionadas a estruturas sociolinguísticas e aos gêneros discursivos, a identidade individual é revelada em determinado contexto e em relação a outras identidades, individuais e coletivas. Entende-se, na pesquisa aqui apresentada, que os espaços de interação delimitados pelas identidades coletivas fornecem limites para a expressão das identidades individuais. Entretanto, ocasionalmente, o indivíduo lograria transformar-se e transformar ativamente os espaços que lhe impõem relações de dominação. Para penetrar na realidade cotidiana do Grupo Galpão, foram realizadas observações e entrevistas em profundidade, as quais foram tratadas pela análise do discurso. Ao final da pesquisa, foram evidenciados aspectos identitários do Grupo Galpão que comprovam a estabilidade do grupo, mas que revelam tensões entre a racionalidade do mercado de bens culturais e a racionalidade intrínseca à produção artística autêntica.Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000100002Revista de Administração (São Paulo) v.48 n.1 2013reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.5700/rausp1070info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Mariana Mayumi Pereira deCarrieri,Alexandre de Páduapor2013-04-16T00:00:00Zoai:scielo:S0080-21072013000100002Revistahttp://rausp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2013-04-16T00:00Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte de (sobre)viver coletivamente: estudando a identidade do Grupo Galpão
title A arte de (sobre)viver coletivamente: estudando a identidade do Grupo Galpão
spellingShingle A arte de (sobre)viver coletivamente: estudando a identidade do Grupo Galpão
Souza,Mariana Mayumi Pereira de
identidade
prática discursiva
identidade coletiva
grupo de teatro
title_short A arte de (sobre)viver coletivamente: estudando a identidade do Grupo Galpão
title_full A arte de (sobre)viver coletivamente: estudando a identidade do Grupo Galpão
title_fullStr A arte de (sobre)viver coletivamente: estudando a identidade do Grupo Galpão
title_full_unstemmed A arte de (sobre)viver coletivamente: estudando a identidade do Grupo Galpão
title_sort A arte de (sobre)viver coletivamente: estudando a identidade do Grupo Galpão
author Souza,Mariana Mayumi Pereira de
author_facet Souza,Mariana Mayumi Pereira de
Carrieri,Alexandre de Pádua
author_role author
author2 Carrieri,Alexandre de Pádua
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Mariana Mayumi Pereira de
Carrieri,Alexandre de Pádua
dc.subject.por.fl_str_mv identidade
prática discursiva
identidade coletiva
grupo de teatro
topic identidade
prática discursiva
identidade coletiva
grupo de teatro
description O objetivo neste artigo foi analisar o processo de construção da identidade coletiva do Grupo Galpão, um grupo de atores de teatro fundado em 1982 e sediado em Belo Horizonte. O tema da identidade foi abordado em relação ao contexto da indústria cultural. Para o estudo da identidade, partiu-se do nível individual para entender significados coletivamente partilhados, notadamente em relação aos objetivos e à estrutura do grupo. Sendo a identidade individual construída a partir das práticas discursivas e sendo essas últimas sempre relacionadas a estruturas sociolinguísticas e aos gêneros discursivos, a identidade individual é revelada em determinado contexto e em relação a outras identidades, individuais e coletivas. Entende-se, na pesquisa aqui apresentada, que os espaços de interação delimitados pelas identidades coletivas fornecem limites para a expressão das identidades individuais. Entretanto, ocasionalmente, o indivíduo lograria transformar-se e transformar ativamente os espaços que lhe impõem relações de dominação. Para penetrar na realidade cotidiana do Grupo Galpão, foram realizadas observações e entrevistas em profundidade, as quais foram tratadas pela análise do discurso. Ao final da pesquisa, foram evidenciados aspectos identitários do Grupo Galpão que comprovam a estabilidade do grupo, mas que revelam tensões entre a racionalidade do mercado de bens culturais e a racionalidade intrínseca à produção artística autêntica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5700/rausp1070
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) v.48 n.1 2013
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1748936716564037632