O desafio da convergência: uma análise do ecossistema da TV aberta no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44525 |
Resumo: | Com o crescente ritmo de inovação, característico da realidade dos negócios atuais, e a convergência de uma série de indústrias, a composição de estratégias precisa cada vez mais contar com ferramentas capazes de monitorar a troca de informações e de recursos intra e entre indústrias, percebendo eventuais adversários e possíveis aliados com antecedência e lucidez. Nesse contexto, no presente estudo apresentam-se ferramentas para analisar de forma ampla e crítica o panorama das Redes de TV no Brasil, utilizando a Análise de Ecossistema para comparar as reações dessas empresas ao avanço de tecnologias e indústrias adjacentes em dois períodos distintos: a década de 1980 e o momento atual. Dessa forma, usando as métricas baseadas nos conceitos de Iyer, Lee e Venkatraman (2006) e as métricas complementares propostas por esses autores (a Densidade Relativa, o Número de Trajetos entre Conteúdo e Consumidor e a Distância entre Distribuidor de Conteúdo e Consumidor), é desenhado e analisado o ecossistema no qual estão inseridas as redes brasileiras de TV aberta. A partir desse levantamento, admite-se que as Redes de TV brasileiras vêm perdendo sua influência não apenas dentro de sua indústria, mas também em setores correlatos, o que pode comprometer sua competitividade e sua capacidade de reagir a um mundo em constantes mudanças num futuro não muito distante. |
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O desafio da convergência: uma análise do ecossistema da TV aberta no BrasilEl reto de la convergencia: un análisis del ecosistema de la televisión abierta en BrasilThe convergence challenge: an analysis of the ecosystem of free-to-air TV in BrazilecosystemsstrategytechnologymetricsTVecosistemasestrategiatecnologíamétricastelevisiónecossistemasestratégiatecnologiamétricasTVCom o crescente ritmo de inovação, característico da realidade dos negócios atuais, e a convergência de uma série de indústrias, a composição de estratégias precisa cada vez mais contar com ferramentas capazes de monitorar a troca de informações e de recursos intra e entre indústrias, percebendo eventuais adversários e possíveis aliados com antecedência e lucidez. Nesse contexto, no presente estudo apresentam-se ferramentas para analisar de forma ampla e crítica o panorama das Redes de TV no Brasil, utilizando a Análise de Ecossistema para comparar as reações dessas empresas ao avanço de tecnologias e indústrias adjacentes em dois períodos distintos: a década de 1980 e o momento atual. Dessa forma, usando as métricas baseadas nos conceitos de Iyer, Lee e Venkatraman (2006) e as métricas complementares propostas por esses autores (a Densidade Relativa, o Número de Trajetos entre Conteúdo e Consumidor e a Distância entre Distribuidor de Conteúdo e Consumidor), é desenhado e analisado o ecossistema no qual estão inseridas as redes brasileiras de TV aberta. A partir desse levantamento, admite-se que as Redes de TV brasileiras vêm perdendo sua influência não apenas dentro de sua indústria, mas também em setores correlatos, o que pode comprometer sua competitividade e sua capacidade de reagir a um mundo em constantes mudanças num futuro não muito distante.Con el creciente ritmo de innovación, característico de la realidad de los negocios en la actualidad, y la convergencia de una serie de industrias, para la composición de estrategias se necesita cada vez más disponer de herramientas capaces de controlar el intercambio de informaciones y de recursos intra y entre industrias, que también permitan detectar eventuales adversarios y posibles aliados con antelación y lucidez. En este marco, se presentan en el estudio herramientas para analizar de manera amplia y crítica el panorama de las redes de televisión en Brasil, mediante el uso del Análisis de Ecosistema para comparar las reacciones de dichas empresas al avance de tecnologías e industrias adyacentes en dos períodos distintos: la década de 1980 y el momento actual. Así, utilizando las métricas basadas en los conceptos de Iyer, Lee y Venkatraman (2006) y las métricas complementarias propuestas por los mismos autores (la densidad relativa; el número de trayectos entre contenido y consumidor; y la distancia entre distribuidor de contenido y consumidor), se determina y analiza el ecosistema en que se insertan las redes brasileñas de televisión abierta. Con base en este estudio, se admite que las redes de televisión brasileñas han perdido su influencia, no sólo en su industria, sino también en sectores correlacionados, lo que puede comprometer su competitividad y su capacidad de reacción ante un mundo en constante cambio en un futuro no muy lejano.The rising pace of innovation that is typical of current business reality and the convergence of a series of industries mean that the structure of strategies must increasingly rely on tools that are capable of monitoring information exchange and resources within and among industries, identifying eventual adversaries and possible allies clearly and in advance. Given this context, in this study the authors present tools to analyze an overview of the TV networks in Brazil, in a broad and critical manner, using Ecosystem Analysis to compare the reactions of these firms and of adjacent industries to technological progress over two different time frames: the 1980s and the present. Thus, using metrics drawn from the concepts of Iyer, Lee and Venkatraman (2006) and the complementary metrics that they proposed (Relative Density, the Number of Pathways between Content and Consumer, and Distance between Content Distributor and Consumer), the authors outline and analyze the ecosystem to which the Brazilian open-signal TV networks belong. This survey shows that the Brazilian TV networks have been losing influence not only in their own industry, but also in related sectors. This might jeopardize their competitiveness and their capacity to react to a constantly changing world in a relatively near future.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4452510.1590/S0080-21072011000100006Revista de Administração; v. 46 n. 1 (2011); 61-72Revista de Administração; Vol. 46 No. 1 (2011); 61-72Revista de Administração; Vol. 46 Núm. 1 (2011); 61-721984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44525/48145Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Marco Aurélio de SouzaChimenti, Paula Castro Pires de SouzaNogueira, Antônio Roberto Ramos2015-09-15T16:53:05Zoai:revistas.usp.br:article/44525Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:05Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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