Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comini, Graziella
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barki, Edgard, Aguiar, Luciana Trindade de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48221
Resumo: Empresas sociais apresentam um novo paradigma para o capitalismo, em que as empresas privadas, organizações sem fins lucrativos e da sociedade civil criam um novo tipo de negócio com o objetivo principal de resolver problemas sociais com sustentabilidade financeira e eficiência por meio de mecanismos de mercado. Como todos os fenômenos novos, diferentes autores conceituam negócios sociais com visões distintas. Neste artigo, visa-se apresentar e caracterizar três perspectivas diferentes de definições de negócios sociais: o europeu, o norte-americano e as perspectivas de países emergentes. Cada um desses pontos de vista foi ilustrado por um caso diferente do Brasil. Conclui-se com a ideia de que todos os casos têm características semelhantes, mas também algumas diferenças relevantes que são mais do que apenas geográficas. As perspectivas analisadas neste trabalho fornecem um quadro analítico para compreender o campo dos negócios sociais. Além disso, os casos demonstram que, no contexto brasileiro, o campo dos negócios sociais está em construção e, como tal, recorre a diferentes influências conceituais para lidar com uma realidade complexa e desafiadora.
id USP-27_dfc6b465f27fcb5a853ad93324799add
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/48221
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileirosA three-pronged approach to social business: a Brazilian multi-case analysisTres perspectivas para negocios sociales: un análisis de casos múltiples brasileñosnegócios sociaisbase da pirâmideinclusão socialnegocios socialesbase de la pirámideinclusión socialsocial businessbase of the pyramidsocial inclusionEmpresas sociais apresentam um novo paradigma para o capitalismo, em que as empresas privadas, organizações sem fins lucrativos e da sociedade civil criam um novo tipo de negócio com o objetivo principal de resolver problemas sociais com sustentabilidade financeira e eficiência por meio de mecanismos de mercado. Como todos os fenômenos novos, diferentes autores conceituam negócios sociais com visões distintas. Neste artigo, visa-se apresentar e caracterizar três perspectivas diferentes de definições de negócios sociais: o europeu, o norte-americano e as perspectivas de países emergentes. Cada um desses pontos de vista foi ilustrado por um caso diferente do Brasil. Conclui-se com a ideia de que todos os casos têm características semelhantes, mas também algumas diferenças relevantes que são mais do que apenas geográficas. As perspectivas analisadas neste trabalho fornecem um quadro analítico para compreender o campo dos negócios sociais. Além disso, os casos demonstram que, no contexto brasileiro, o campo dos negócios sociais está em construção e, como tal, recorre a diferentes influências conceituais para lidar com uma realidade complexa e desafiadora.Social businesses present a new paradigm to capitalism, in which private companies, non-profit organizations and civil society create a new type of business with the main objective of solving social problems with financial sustainability and efficiency through market mechanisms. As any new phenomenon, different authors conceptualize social businesses with distinct views. This article aims to present and characterize three different perspectives of social business definitions: the European, the American and that of the emerging countries. Each one of these views was illustrated by a different Brazilian case. We conclude with the idea that all the cases have similar characteristics, but also relevant differences that are more than merely geographical. The perspectives analyzed in this paper provide an analytical framework for understanding the field of social businesses. Moreover, the cases demonstrate that in the Brazilian context the field of social business is under construction and that as such it draws on different conceptual influences to deal with a complex and challenging reality.Las empresas sociales presentan un nuevo paradigma para el capitalismo, en el que empresas privadas, organizaciones sin ánimo de lucro y organizaciones de la sociedad civil crean un nuevo tipo de negocio con el objetivo principal de solucionar problemas sociales, con sostenibilidad financiera y eficiencia, por medio de mecanismos de mercado. Como para todos los nuevos fenómenos, diferentes autores conceptualizan negocios y empresas sociales de acuerdo con distintos puntos de vista. El objetivo en este artículo es presentar y caracterizar tres perspectivas diferentes de definiciones de negocios sociales: la europea, la estadounidense y la de los países emergentes. Cada uno de esos puntos de vista fue ilustrado con un caso brasileño. Se concluye el estudio con la idea de que todos los casos tienen características similares, pero también presentan algunas diferencias relevantes que son algo más que sólo geográficas. Las perspectivas analizadas en este trabajo proporcionan un marco analítico para entender el campo de los negocios sociales. Además, los casos demuestran que, en el contexto brasileño, el campo de los negocios sociales está en construcción y, como tal, se basa en distintas influencias conceptuales para hacer frente a una realidad compleja y desafiante.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4822110.1590/S0080-21072012000300004Revista de Administração; v. 47 n. 3 (2012); 385-397Revista de Administração; Vol. 47 No. 3 (2012); 385-397Revista de Administração; Vol. 47 Núm. 3 (2012); 385-3971984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48221/52056Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessComini, GraziellaBarki, EdgardAguiar, Luciana Trindade de2015-09-15T16:52:47Zoai:revistas.usp.br:article/48221Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:52:47Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros
A three-pronged approach to social business: a Brazilian multi-case analysis
Tres perspectivas para negocios sociales: un análisis de casos múltiples brasileños
title Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros
spellingShingle Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros
Comini, Graziella
negócios sociais
base da pirâmide
inclusão social
negocios sociales
base de la pirámide
inclusión social
social business
base of the pyramid
social inclusion
title_short Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros
title_full Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros
title_fullStr Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros
title_full_unstemmed Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros
title_sort Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros
author Comini, Graziella
author_facet Comini, Graziella
Barki, Edgard
Aguiar, Luciana Trindade de
author_role author
author2 Barki, Edgard
Aguiar, Luciana Trindade de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Comini, Graziella
Barki, Edgard
Aguiar, Luciana Trindade de
dc.subject.por.fl_str_mv negócios sociais
base da pirâmide
inclusão social
negocios sociales
base de la pirámide
inclusión social
social business
base of the pyramid
social inclusion
topic negócios sociais
base da pirâmide
inclusão social
negocios sociales
base de la pirámide
inclusión social
social business
base of the pyramid
social inclusion
description Empresas sociais apresentam um novo paradigma para o capitalismo, em que as empresas privadas, organizações sem fins lucrativos e da sociedade civil criam um novo tipo de negócio com o objetivo principal de resolver problemas sociais com sustentabilidade financeira e eficiência por meio de mecanismos de mercado. Como todos os fenômenos novos, diferentes autores conceituam negócios sociais com visões distintas. Neste artigo, visa-se apresentar e caracterizar três perspectivas diferentes de definições de negócios sociais: o europeu, o norte-americano e as perspectivas de países emergentes. Cada um desses pontos de vista foi ilustrado por um caso diferente do Brasil. Conclui-se com a ideia de que todos os casos têm características semelhantes, mas também algumas diferenças relevantes que são mais do que apenas geográficas. As perspectivas analisadas neste trabalho fornecem um quadro analítico para compreender o campo dos negócios sociais. Além disso, os casos demonstram que, no contexto brasileiro, o campo dos negócios sociais está em construção e, como tal, recorre a diferentes influências conceituais para lidar com uma realidade complexa e desafiadora.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48221
10.1590/S0080-21072012000300004
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48221
identifier_str_mv 10.1590/S0080-21072012000300004
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48221/52056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 47 n. 3 (2012); 385-397
Revista de Administração; Vol. 47 No. 3 (2012); 385-397
Revista de Administração; Vol. 47 Núm. 3 (2012); 385-397
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1800222889083928576