Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48221 |
Resumo: | Empresas sociais apresentam um novo paradigma para o capitalismo, em que as empresas privadas, organizações sem fins lucrativos e da sociedade civil criam um novo tipo de negócio com o objetivo principal de resolver problemas sociais com sustentabilidade financeira e eficiência por meio de mecanismos de mercado. Como todos os fenômenos novos, diferentes autores conceituam negócios sociais com visões distintas. Neste artigo, visa-se apresentar e caracterizar três perspectivas diferentes de definições de negócios sociais: o europeu, o norte-americano e as perspectivas de países emergentes. Cada um desses pontos de vista foi ilustrado por um caso diferente do Brasil. Conclui-se com a ideia de que todos os casos têm características semelhantes, mas também algumas diferenças relevantes que são mais do que apenas geográficas. As perspectivas analisadas neste trabalho fornecem um quadro analítico para compreender o campo dos negócios sociais. Além disso, os casos demonstram que, no contexto brasileiro, o campo dos negócios sociais está em construção e, como tal, recorre a diferentes influências conceituais para lidar com uma realidade complexa e desafiadora. |
id |
USP-27_dfc6b465f27fcb5a853ad93324799add |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/48221 |
network_acronym_str |
USP-27 |
network_name_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileirosA three-pronged approach to social business: a Brazilian multi-case analysisTres perspectivas para negocios sociales: un análisis de casos múltiples brasileñosnegócios sociaisbase da pirâmideinclusão socialnegocios socialesbase de la pirámideinclusión socialsocial businessbase of the pyramidsocial inclusionEmpresas sociais apresentam um novo paradigma para o capitalismo, em que as empresas privadas, organizações sem fins lucrativos e da sociedade civil criam um novo tipo de negócio com o objetivo principal de resolver problemas sociais com sustentabilidade financeira e eficiência por meio de mecanismos de mercado. Como todos os fenômenos novos, diferentes autores conceituam negócios sociais com visões distintas. Neste artigo, visa-se apresentar e caracterizar três perspectivas diferentes de definições de negócios sociais: o europeu, o norte-americano e as perspectivas de países emergentes. Cada um desses pontos de vista foi ilustrado por um caso diferente do Brasil. Conclui-se com a ideia de que todos os casos têm características semelhantes, mas também algumas diferenças relevantes que são mais do que apenas geográficas. As perspectivas analisadas neste trabalho fornecem um quadro analítico para compreender o campo dos negócios sociais. Além disso, os casos demonstram que, no contexto brasileiro, o campo dos negócios sociais está em construção e, como tal, recorre a diferentes influências conceituais para lidar com uma realidade complexa e desafiadora.Social businesses present a new paradigm to capitalism, in which private companies, non-profit organizations and civil society create a new type of business with the main objective of solving social problems with financial sustainability and efficiency through market mechanisms. As any new phenomenon, different authors conceptualize social businesses with distinct views. This article aims to present and characterize three different perspectives of social business definitions: the European, the American and that of the emerging countries. Each one of these views was illustrated by a different Brazilian case. We conclude with the idea that all the cases have similar characteristics, but also relevant differences that are more than merely geographical. The perspectives analyzed in this paper provide an analytical framework for understanding the field of social businesses. Moreover, the cases demonstrate that in the Brazilian context the field of social business is under construction and that as such it draws on different conceptual influences to deal with a complex and challenging reality.Las empresas sociales presentan un nuevo paradigma para el capitalismo, en el que empresas privadas, organizaciones sin ánimo de lucro y organizaciones de la sociedad civil crean un nuevo tipo de negocio con el objetivo principal de solucionar problemas sociales, con sostenibilidad financiera y eficiencia, por medio de mecanismos de mercado. Como para todos los nuevos fenómenos, diferentes autores conceptualizan negocios y empresas sociales de acuerdo con distintos puntos de vista. El objetivo en este artículo es presentar y caracterizar tres perspectivas diferentes de definiciones de negocios sociales: la europea, la estadounidense y la de los países emergentes. Cada uno de esos puntos de vista fue ilustrado con un caso brasileño. Se concluye el estudio con la idea de que todos los casos tienen características similares, pero también presentan algunas diferencias relevantes que son algo más que sólo geográficas. Las perspectivas analizadas en este trabajo proporcionan un marco analítico para entender el campo de los negocios sociales. Además, los casos demuestran que, en el contexto brasileño, el campo de los negocios sociales está en construcción y, como tal, se basa en distintas influencias conceptuales para hacer frente a una realidad compleja y desafiante.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4822110.1590/S0080-21072012000300004Revista de Administração; v. 47 n. 3 (2012); 385-397Revista de Administração; Vol. 47 No. 3 (2012); 385-397Revista de Administração; Vol. 47 Núm. 3 (2012); 385-3971984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48221/52056Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessComini, GraziellaBarki, EdgardAguiar, Luciana Trindade de2015-09-15T16:52:47Zoai:revistas.usp.br:article/48221Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:52:47Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros A three-pronged approach to social business: a Brazilian multi-case analysis Tres perspectivas para negocios sociales: un análisis de casos múltiples brasileños |
title |
Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros |
spellingShingle |
Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros Comini, Graziella negócios sociais base da pirâmide inclusão social negocios sociales base de la pirámide inclusión social social business base of the pyramid social inclusion |
title_short |
Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros |
title_full |
Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros |
title_fullStr |
Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros |
title_full_unstemmed |
Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros |
title_sort |
Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros |
author |
Comini, Graziella |
author_facet |
Comini, Graziella Barki, Edgard Aguiar, Luciana Trindade de |
author_role |
author |
author2 |
Barki, Edgard Aguiar, Luciana Trindade de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Comini, Graziella Barki, Edgard Aguiar, Luciana Trindade de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
negócios sociais base da pirâmide inclusão social negocios sociales base de la pirámide inclusión social social business base of the pyramid social inclusion |
topic |
negócios sociais base da pirâmide inclusão social negocios sociales base de la pirámide inclusión social social business base of the pyramid social inclusion |
description |
Empresas sociais apresentam um novo paradigma para o capitalismo, em que as empresas privadas, organizações sem fins lucrativos e da sociedade civil criam um novo tipo de negócio com o objetivo principal de resolver problemas sociais com sustentabilidade financeira e eficiência por meio de mecanismos de mercado. Como todos os fenômenos novos, diferentes autores conceituam negócios sociais com visões distintas. Neste artigo, visa-se apresentar e caracterizar três perspectivas diferentes de definições de negócios sociais: o europeu, o norte-americano e as perspectivas de países emergentes. Cada um desses pontos de vista foi ilustrado por um caso diferente do Brasil. Conclui-se com a ideia de que todos os casos têm características semelhantes, mas também algumas diferenças relevantes que são mais do que apenas geográficas. As perspectivas analisadas neste trabalho fornecem um quadro analítico para compreender o campo dos negócios sociais. Além disso, os casos demonstram que, no contexto brasileiro, o campo dos negócios sociais está em construção e, como tal, recorre a diferentes influências conceituais para lidar com uma realidade complexa e desafiadora. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48221 10.1590/S0080-21072012000300004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48221 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-21072012000300004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48221/52056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Administração info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Administração |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração; v. 47 n. 3 (2012); 385-397 Revista de Administração; Vol. 47 No. 3 (2012); 385-397 Revista de Administração; Vol. 47 Núm. 3 (2012); 385-397 1984-6142 0080-2107 reponame:Revista de Administração (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
collection |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rausp@usp.br||reinhard@usp.br |
_version_ |
1800222889083928576 |