Poder e seleção de termos contratuais: o caso do setor de suco de laranja brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ito, Nobuiuki Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Zylbersztajn, Decio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/114164
Resumo: O objetivo é propor um modelo para explicar como os termos contratuais são selecionados na presença de poder: poder de contrato. O setor de suco de laranja ilustra a análise, indicando os efeitos do poder de contrato na organização econômica do setor. Poder de contrato é definido como a capacidade de explorar lacunas ou falhas contratuais, que são deixadas incompletas estrategicamente. Evidências empíricas a partir da análise de conteúdo de documentos de defesa da concorrência suportam a lógica do poder de contrato de três formas: evitando a mudança no método de pagamento de peso para conteúdo de sólido (qualidade); utilizando informações assimétricas para manipular índices na fórmula de cálculo do preço da laranja; e atrasando deliberadamente a colheita da laranja e, consequentemente, reduzindo seu peso e preço. O artigo contribui para o entendimento da seleção dos termos do contrato, bem como as formas de atuação de escritórios de defesa da concorrência sobre este tópico.
id USP-27_e82e190bbda5ea7d637f66178250ad0f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/114164
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Poder e seleção de termos contratuais: o caso do setor de suco de laranja brasileiro Power and selection of contract terms: The case from the Brazilian orange juice sector Poder y condiciones contractuales de selección: el caso del sector de zumo de naranja brasileño O objetivo é propor um modelo para explicar como os termos contratuais são selecionados na presença de poder: poder de contrato. O setor de suco de laranja ilustra a análise, indicando os efeitos do poder de contrato na organização econômica do setor. Poder de contrato é definido como a capacidade de explorar lacunas ou falhas contratuais, que são deixadas incompletas estrategicamente. Evidências empíricas a partir da análise de conteúdo de documentos de defesa da concorrência suportam a lógica do poder de contrato de três formas: evitando a mudança no método de pagamento de peso para conteúdo de sólido (qualidade); utilizando informações assimétricas para manipular índices na fórmula de cálculo do preço da laranja; e atrasando deliberadamente a colheita da laranja e, consequentemente, reduzindo seu peso e preço. O artigo contribui para o entendimento da seleção dos termos do contrato, bem como as formas de atuação de escritórios de defesa da concorrência sobre este tópico. El objetivo es proponer un modelo para explicar cómo se seleccionan los términos contractuales en presencia del poder: poder de contracto. La industria de zumo de naranja ilustra el análisis, con indicación de los efectos del poder de contrato en la organización económica del sector. Poder de contrato se define como la capacidad de explotar las brechas o fallas contractuales que quedan incompletas estratégicamente. La evidencia empírica de los documentos de defensa de la competencia de análisis de contenido compatible con la lógica del poder de contracto tres maneras: evitar el cambio de la forma de pago de peso por contenido de sólidos (calidad); el uso de la información asimétrica para manipular los índices en la fórmula de cálculo del precio de la naranja; y retrasar deliberadamente la cosecha de naranja consecuentemente implicando enla reducción de su peso y precio. Esta investigación contribuye a la comprensión de la selección de los términos del contrato y las formas de acción de las oficinas de defensa de la competencia en esto tema. We propose a model to explain how contract terms are selected in the presence of a form of economic power: contract power. The orange juice sector is used to illustrate an analysis that demonstrates the effects of contract power on the economic organization of the sector. We define contract power as the ability to exploit contractual gaps or failures of contractual provisions, which are strategically left incomplete. Empirical evidence from content analysis of antitrust documents supports the logic of contract power in the orange juice sector in three forms: avoiding changes to payment methods from weight to solid contents (quality); using information asymmetries to manipulate indexes that calculate the formula of orange prices; and deliberately harvesting oranges late in order to dehydrate the fruit, which consequently reduces weight and price. The paper contributes to understanding the selection of contract terms and the debate about how antitrust offices can deal with this issue. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/11416410.5700/rausp1220Revista de Administração; v. 51 n. 1 (2016); 5-19Revista de Administração; Vol. 51 No. 1 (2016); 5-19Revista de Administração; Vol. 51 Núm. 1 (2016); 5-191984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/114164/112064Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIto, Nobuiuki CostaZylbersztajn, Decio2016-04-08T16:41:12Zoai:revistas.usp.br:article/114164Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2016-04-08T16:41:12Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Poder e seleção de termos contratuais: o caso do setor de suco de laranja brasileiro
Power and selection of contract terms: The case from the Brazilian orange juice sector
Poder y condiciones contractuales de selección: el caso del sector de zumo de naranja brasileño
title Poder e seleção de termos contratuais: o caso do setor de suco de laranja brasileiro
spellingShingle Poder e seleção de termos contratuais: o caso do setor de suco de laranja brasileiro
Ito, Nobuiuki Costa
title_short Poder e seleção de termos contratuais: o caso do setor de suco de laranja brasileiro
title_full Poder e seleção de termos contratuais: o caso do setor de suco de laranja brasileiro
title_fullStr Poder e seleção de termos contratuais: o caso do setor de suco de laranja brasileiro
title_full_unstemmed Poder e seleção de termos contratuais: o caso do setor de suco de laranja brasileiro
title_sort Poder e seleção de termos contratuais: o caso do setor de suco de laranja brasileiro
author Ito, Nobuiuki Costa
author_facet Ito, Nobuiuki Costa
Zylbersztajn, Decio
author_role author
author2 Zylbersztajn, Decio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ito, Nobuiuki Costa
Zylbersztajn, Decio
description O objetivo é propor um modelo para explicar como os termos contratuais são selecionados na presença de poder: poder de contrato. O setor de suco de laranja ilustra a análise, indicando os efeitos do poder de contrato na organização econômica do setor. Poder de contrato é definido como a capacidade de explorar lacunas ou falhas contratuais, que são deixadas incompletas estrategicamente. Evidências empíricas a partir da análise de conteúdo de documentos de defesa da concorrência suportam a lógica do poder de contrato de três formas: evitando a mudança no método de pagamento de peso para conteúdo de sólido (qualidade); utilizando informações assimétricas para manipular índices na fórmula de cálculo do preço da laranja; e atrasando deliberadamente a colheita da laranja e, consequentemente, reduzindo seu peso e preço. O artigo contribui para o entendimento da seleção dos termos do contrato, bem como as formas de atuação de escritórios de defesa da concorrência sobre este tópico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/114164
10.5700/rausp1220
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/114164
identifier_str_mv 10.5700/rausp1220
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/114164/112064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 51 n. 1 (2016); 5-19
Revista de Administração; Vol. 51 No. 1 (2016); 5-19
Revista de Administração; Vol. 51 Núm. 1 (2016); 5-19
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1800222890185981952