Agrupamentos, administração imagética e comicidade: o romance Herrn Kukas Empfehlungen de Radek Knapp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mathias, Dionei
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pandaemonium Germanicum (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/215273
Resumo: A formação de grupos ocorre com base no princípio de inclusão e exclusão. Para essa finalidade, é necessário estabelecer linhas demarcatórias que definem os critérios de participação. Assim, o trabalho de imaginação de grupos tem um papel fundamental na construção desses limites, especialmente fazendo uso de estereótipos e comicidade. Radek Knapp problematiza esse conjuntos de comportamentos em seu romance Herrn Kukas Empfehlungen e convida a refletir sobre as lógicas demarcatórias. Em seu romance, numa viagem da Polônia à Áustria, seu protagonista Waldemar começa a ser confrontado com as modalidades de formação de grupo, aprendendo, num processo paulatino, a enxergar como as práticas simbólicas impactam na realidade diegética e motivam ações e comportamentos. Desse embate emerge uma série de situações cômicas, produzindo crítica social e revisões de visão de mundo. Nesse horizonte, portanto, este artigo deseja discutir três agrupamentos presentes no romance: o grupo do ocidente, o grupo dominante e o grupo de origem. O elemento que perpassa a caracterização dos três agrupamentos é o riso.
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Radek Knapp problematiza esse conjuntos de comportamentos em seu romance Herrn Kukas Empfehlungen e convida a refletir sobre as lógicas demarcatórias. Em seu romance, numa viagem da Polônia à Áustria, seu protagonista Waldemar começa a ser confrontado com as modalidades de formação de grupo, aprendendo, num processo paulatino, a enxergar como as práticas simbólicas impactam na realidade diegética e motivam ações e comportamentos. Desse embate emerge uma série de situações cômicas, produzindo crítica social e revisões de visão de mundo. Nesse horizonte, portanto, este artigo deseja discutir três agrupamentos presentes no romance: o grupo do ocidente, o grupo dominante e o grupo de origem. O elemento que perpassa a caracterização dos três agrupamentos é o riso.A formação de grupos ocorre com base no princípio de inclusão e exclusão. Para essa finalidade, é necessário estabelecer linhas demarcatórias que definem os critérios de participação. Assim, o trabalho de imaginação de grupos tem um papel fundamental na construção desses limites, especialmente fazendo uso de estereótipos e comicidade. Radek Knapp problematiza esse conjuntos de comportamentos em seu romance Herrn Kukas Empfehlungen e convida a refletir sobre as lógicas demarcatórias. Em seu romance, numa viagem da Polônia à Áustria, seu protagonista Waldemar começa a ser confrontado com as modalidades de formação de grupo, aprendendo, num processo paulatino, a enxergar como as práticas simbólicas impactam na realidade diegética e motivam ações e comportamentos. Desse embate emerge uma série de situações cômicas, produzindo crítica social e revisões de visão de mundo. Nesse horizonte, portanto, este artigo deseja discutir três agrupamentos presentes no romance: o grupo do ocidente, o grupo dominante e o grupo de origem. O elemento que perpassa a caracterização dos três agrupamentos é o riso.A formação de grupos ocorre com base no princípio de inclusão e exclusão. 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O elemento que perpassa a caracterização dos três agrupamentos é o riso.A formação de grupos ocorre com base no princípio de inclusão e exclusão. Para essa finalidade, é necessário estabelecer linhas demarcatórias que definem os critérios de participação. Assim, o trabalho de imaginação de grupos tem um papel fundamental na construção desses limites, especialmente fazendo uso de estereótipos e comicidade. Radek Knapp problematiza esse conjuntos de comportamentos em seu romance Herrn Kukas Empfehlungen e convida a refletir sobre as lógicas demarcatórias. Em seu romance, numa viagem da Polônia à Áustria, seu protagonista Waldemar começa a ser confrontado com as modalidades de formação de grupo, aprendendo, num processo paulatino, a enxergar como as práticas simbólicas impactam na realidade diegética e motivam ações e comportamentos. Desse embate emerge uma série de situações cômicas, produzindo crítica social e revisões de visão de mundo. Nesse horizonte, portanto, este artigo deseja discutir três agrupamentos presentes no romance: o grupo do ocidente, o grupo dominante e o grupo de origem. O elemento que perpassa a caracterização dos três agrupamentos é o riso.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/21527310.11606/1982-8837265031Pandaemonium Germanicum; v. 26 n. 50 (2023)1982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/215273/198416Copyright (c) 2023 Pandaemonium Germanicumhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMathias, Dionei2023-10-30T20:04:57Zoai:revistas.usp.br:article/215273Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-10-30T20:04:57Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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