German tradition heritage in Guimarães Rosa's literature
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pandaemonium Germanicum (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/38108 |
Resumo: | A proximidade entre música, filosofia e literatura na tradição alemã e seus métodos de aproveitamento dessas relações marcou profundamente João Guimarães Rosa, possibilitando-lhe desenvolver trilhas próprias a partir dos substratos oferecidos pelas cantigas tradicionais brasileiras. Os efeitos gerais das técnicas musicais em Sagarana, a influência de conceitos da filosofia de Heidegger, a utilização do Grundmotiv wagneriano em "O burrinho pedrês" e "Sarapalha" e as semelhanças entre a narrativa "A hora e vez de Augusto Matraga" e a ópera Parsifal, de Wagner, constituem o objeto desta reflexão. |
id |
USP-28_25bfe8a7bdb88f87a1779664e1759036 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/38108 |
network_acronym_str |
USP-28 |
network_name_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
German tradition heritage in Guimarães Rosa's literature Legado da cultura alemã na literatura de Guimarães Rosa João Guimarães RosaGrundmotivLiteratureMusicWagnerJoão Guimarães RosaGrundmotivLiteraturaMúsicaWagnerJoão Guimarães RosaGrundmotivLiteraturMusikWagner A proximidade entre música, filosofia e literatura na tradição alemã e seus métodos de aproveitamento dessas relações marcou profundamente João Guimarães Rosa, possibilitando-lhe desenvolver trilhas próprias a partir dos substratos oferecidos pelas cantigas tradicionais brasileiras. Os efeitos gerais das técnicas musicais em Sagarana, a influência de conceitos da filosofia de Heidegger, a utilização do Grundmotiv wagneriano em "O burrinho pedrês" e "Sarapalha" e as semelhanças entre a narrativa "A hora e vez de Augusto Matraga" e a ópera Parsifal, de Wagner, constituem o objeto desta reflexão. João Guimarães Rosa was strongly influenced by the German literature, philosophy and music. The German tradition and its methods of associations suggested him to develop his own methodologies from the substrates provided by traditional Brazilian songs. This paper shows the general effects of musical techniques in short-stories of Sagarana, the influence of Heidegger's philosophy and the use of the concept of Wagner's Grundmotiv in "O burrinho pedrês" and "Sarapalha". Finally, it is proposed some connections between "A hora e vez de Augusto Matraga" (ROSA) and Parsifal, by Wagner. Die Nähe zwischen Musik, Philosophie und Literatur in der deutschen Tradition und in ihren Methoden faszinierte João Guimarães Rosa zutiefst. Aus dem deutschen Beispiel heraus entwickelte er seine Methodenlehre der Organisation der brasilianischen traditionellen Lieder. Dieser Artikel diskutiert die allgemeine Wirkung der musikalischen Schreibtechniken in ausgewählten Kurzgeschichten aus dem Band Sagarana: In O burrinho pedrês" und Sarapalha" wird der Einfluss von Heideggers Philosophie diskutiert bei gleichzeitiger Berücksichtigung vom Wagnerischen Konzept des Grundmotiven: In A hora e a vez de Augusto Matraga" werden die Beziehungen zu Wagners Parsifal analysiert. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/3810810.1590/S1982-88372011000100013Pandaemonium Germanicum; n. 17 (2011); 239-2581982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/38108/40838Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicuminfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Ivan Cláudio Pereira2015-06-15T19:46:54Zoai:revistas.usp.br:article/38108Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:34.737638Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
German tradition heritage in Guimarães Rosa's literature Legado da cultura alemã na literatura de Guimarães Rosa |
title |
German tradition heritage in Guimarães Rosa's literature |
spellingShingle |
German tradition heritage in Guimarães Rosa's literature Siqueira, Ivan Cláudio Pereira João Guimarães Rosa Grundmotiv Literature Music Wagner João Guimarães Rosa Grundmotiv Literatura Música Wagner João Guimarães Rosa Grundmotiv Literatur Musik Wagner |
title_short |
German tradition heritage in Guimarães Rosa's literature |
title_full |
German tradition heritage in Guimarães Rosa's literature |
title_fullStr |
German tradition heritage in Guimarães Rosa's literature |
title_full_unstemmed |
German tradition heritage in Guimarães Rosa's literature |
title_sort |
German tradition heritage in Guimarães Rosa's literature |
author |
Siqueira, Ivan Cláudio Pereira |
author_facet |
Siqueira, Ivan Cláudio Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Ivan Cláudio Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
João Guimarães Rosa Grundmotiv Literature Music Wagner João Guimarães Rosa Grundmotiv Literatura Música Wagner João Guimarães Rosa Grundmotiv Literatur Musik Wagner |
topic |
João Guimarães Rosa Grundmotiv Literature Music Wagner João Guimarães Rosa Grundmotiv Literatura Música Wagner João Guimarães Rosa Grundmotiv Literatur Musik Wagner |
description |
A proximidade entre música, filosofia e literatura na tradição alemã e seus métodos de aproveitamento dessas relações marcou profundamente João Guimarães Rosa, possibilitando-lhe desenvolver trilhas próprias a partir dos substratos oferecidos pelas cantigas tradicionais brasileiras. Os efeitos gerais das técnicas musicais em Sagarana, a influência de conceitos da filosofia de Heidegger, a utilização do Grundmotiv wagneriano em "O burrinho pedrês" e "Sarapalha" e as semelhanças entre a narrativa "A hora e vez de Augusto Matraga" e a ópera Parsifal, de Wagner, constituem o objeto desta reflexão. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/38108 10.1590/S1982-88372011000100013 |
url |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/38108 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1982-88372011000100013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/38108/40838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicum info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicum |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum; n. 17 (2011); 239-258 1982-8837 1414-1906 reponame:Pandaemonium Germanicum (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
collection |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pandaemonium@usp.br |
_version_ |
1800221976209391616 |