The photographic observer in Franz Kafka’s Meditation
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pandaemonium Germanicum (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/187697 |
Resumo: | O presente artigo busca investigar como a fotografia, técnica em expansão no início do século 20, se faz presente na escrita de Contemplação (1912), de Franz Kafka. A técnica se faz presente em outros textos em prosa do autor, mas em Contemplação Kafka incorpora a fotografia à escrita. Em cartas, o autor se refere ao conjunto de prosas curtas publicado em 1912 como um retrato pessoal muito mais fidedigno do que a própria técnica fotográfica seria capaz de produzir. A partir da análise textual da narrativa breve “O passageiro”, ao lado das referências de Franz Kafka em seus Diários e Cartas, desenvolve-se aqui a hipótese de que há uma íntima relação da escrita do autor com a nova técnica de então. |
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The photographic observer in Franz Kafka’s MeditationO observador fotográfico em Contemplação, de Franz KafkaFranz KafkaContemplaçãoFotografiaFranz KafkaMeditationPhotographyO presente artigo busca investigar como a fotografia, técnica em expansão no início do século 20, se faz presente na escrita de Contemplação (1912), de Franz Kafka. A técnica se faz presente em outros textos em prosa do autor, mas em Contemplação Kafka incorpora a fotografia à escrita. Em cartas, o autor se refere ao conjunto de prosas curtas publicado em 1912 como um retrato pessoal muito mais fidedigno do que a própria técnica fotográfica seria capaz de produzir. A partir da análise textual da narrativa breve “O passageiro”, ao lado das referências de Franz Kafka em seus Diários e Cartas, desenvolve-se aqui a hipótese de que há uma íntima relação da escrita do autor com a nova técnica de então.This essay investigates how photography, a medium that was rapidly developing and expanding in the beginning of the 20th century, is present in the writing of Meditation (1912), by Franz Kafka. Mentioned in other prose texts by the author, photography is actually incorporated in Meditation’s writing. The collection of short prose, published in 1912, is mentioned in the author’s letters as a trustworthy portrait of himself, more so than photographic images could ever create. Through the close-reading of the fragment “The passenger” and references by Franz Kafka himself in his Correspondence and Diaries, the hypothesis that there is an intimate relationship between the author’s writing and the then new medium is developed here.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/18769710.11606/1982-88372444141Pandaemonium Germanicum; v. 24 n. 44 (2021); 141-1561982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/187697/173369Copyright (c) 2021 Pandaemonium Germanicumhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLugão, Juliana2021-10-04T18:31:52Zoai:revistas.usp.br:article/187697Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:57.463346Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente artigo busca investigar como a fotografia, técnica em expansão no início do século 20, se faz presente na escrita de Contemplação (1912), de Franz Kafka. A técnica se faz presente em outros textos em prosa do autor, mas em Contemplação Kafka incorpora a fotografia à escrita. Em cartas, o autor se refere ao conjunto de prosas curtas publicado em 1912 como um retrato pessoal muito mais fidedigno do que a própria técnica fotográfica seria capaz de produzir. A partir da análise textual da narrativa breve “O passageiro”, ao lado das referências de Franz Kafka em seus Diários e Cartas, desenvolve-se aqui a hipótese de que há uma íntima relação da escrita do autor com a nova técnica de então. |
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