Tod der Literatur? Die Neuen Medien als Herausforderung

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beil, Ulrich J.
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: deu
Título da fonte: Pandaemonium Germanicum (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/64284
Resumo: A "morte da literatura" é questionada como afirmação, mas, por outro lado, é analisada sob o enfoque de uma dinâmica de efeito histórico-literário: face ao "advento das novas mídias" (J. Hörisch) mostra-se, também com referências a J. Derrida, que desde a Antiguidade a literatura orientou-se por um 'imaginário' não apenas fonético, mas também ótico e sempre jogou com a própria auto-superação - mostra-se que, assim, os meios audio-visuais representam um desafio especial, entendidos como uma espécie de 'realização' dessas tendências intraliterárias. Os autores de língua alemã contemporâneos reagem a essa "angústia da influência" (H. Bloom) de pelo menos cinco formas: recolhimento à essência literária (askesis), adotando diversos elementos técnicos das mídias (adaptio), com a historização e 'ultrapassagem' das mídias (reductio), afirmando a 'antecipação' das 'inovações das mídias' por parte da literatura (anticipatio) e, finalmente, numa lutal de igual para igual, utilizando-se de todos os meios (agon).
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