Christian Kracht's novel Imperium and the question of self-enactment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Korfmann, Michael
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pandaemonium Germanicum (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/84039
Resumo: O artigo objetiva abordar o romance Imperium de Christian Kracht (2012) dentro da longa tradição estética de autoencenações de escritores e artistas em geral. No caso de Kracht, isso é feito inicialmente a partir do próprio texto narrativo como encenação literária em todas as suas facetas e, em seguida, a partir de suas desconcertantes aparições mediáticas, em que seus escritos literários, já de per si dúbios, são rearranjados, questionados ou enriquecidos. Geram-se assim incertezas, ambiguidades e desfigurações que são a marca registrada de Kracht no universo literário atual.
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spelling Christian Kracht's novel Imperium and the question of self-enactment Imperium (2012) de Christian Kracht e a questão da auto(r)encenação O artigo objetiva abordar o romance Imperium de Christian Kracht (2012) dentro da longa tradição estética de autoencenações de escritores e artistas em geral. No caso de Kracht, isso é feito inicialmente a partir do próprio texto narrativo como encenação literária em todas as suas facetas e, em seguida, a partir de suas desconcertantes aparições mediáticas, em que seus escritos literários, já de per si dúbios, são rearranjados, questionados ou enriquecidos. Geram-se assim incertezas, ambiguidades e desfigurações que são a marca registrada de Kracht no universo literário atual. This paper aims to analyze the novel Imperium by Christian Kracht (2012) within the long tradition of self-enactments of writers and artists in general as a constitutive element of the aesthetic field. Concerning Kracht, this is done first in the narrative text itself as a literary enactment with all its facets and second in Kracht's bewildering media appearances where his literary writings, in itself dubious, are once more rearranged, put in doubt or enriched. This procedure thus generates uncertainties, ambiguities and disfigurements that are the hallmark of Kracht in the contemporary literary universe. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/8403910.1590/S1982-88372014000100083Pandaemonium Germanicum; v. 17 n. 23 (2014); 83-991982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/84039/86877Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicuminfo:eu-repo/semantics/openAccessKorfmann, Michael 2015-06-15T19:45:39Zoai:revistas.usp.br:article/84039Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:48.585812Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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Imperium (2012) de Christian Kracht e a questão da auto(r)encenação
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