Propriedades mecânicas de espumas cerâmicas produzidas via "gelcasting"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortega,F. S.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Paiva,A. E. M., Rodrigues,J. A., Pandolfelli,V. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cerâmica (São Paulo. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132003000100002
Resumo: Cerâmicas porosas são materiais de grande interesse tecnológico, devido à associação de propriedades únicas como alta refratariedade e inércia química com alta permeabilidade, alta área superficial e baixa condutividade térmica. No entanto, o aumento da porosidade resulta, invariavelmente, na deterioração das propriedades mecânicas. Este trabalho faz uma investigação sobre as propriedades mecânicas de espumas cerâmicas obtidas pela aeração de suspensões associada à polimerização "in situ" de monômeros orgânicos previamente adicionados (processo gelcasting). A macroestrutura resultante deste processo é constituída por poros que tendem a uma geometria esférica, a qual minimiza a concentração de tensões mecânicas. Além disso, as paredes dos poros podem ser completamente densificadas, proporcionando uma microestrutura homogênea. A resistência mecânica de espumas cerâmicas com várias densidades foi avaliada por flexão em quatro pontos e por compressão. Os resultados mecânicos foram analisados através da estatística de Weilbull. O módulo elástico das amostras foi caracterizado pelo método de ressonância mecânica de barras. Os resultados obtidos possibilitam uma melhor compreensão dos fatores que determinam as propriedades mecânicas desta nova classe de material, fornecendo subsídios para futuros desenvolvimentos.
id USP-29_87741af6e9f9528f7309578166ef6739
oai_identifier_str oai:scielo:S0366-69132003000100002
network_acronym_str USP-29
network_name_str Cerâmica (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Propriedades mecânicas de espumas cerâmicas produzidas via "gelcasting"gelcastingcerâmica porosamódulo de rupturamódulos elásticosmódulo de WeilbullCerâmicas porosas são materiais de grande interesse tecnológico, devido à associação de propriedades únicas como alta refratariedade e inércia química com alta permeabilidade, alta área superficial e baixa condutividade térmica. No entanto, o aumento da porosidade resulta, invariavelmente, na deterioração das propriedades mecânicas. Este trabalho faz uma investigação sobre as propriedades mecânicas de espumas cerâmicas obtidas pela aeração de suspensões associada à polimerização "in situ" de monômeros orgânicos previamente adicionados (processo gelcasting). A macroestrutura resultante deste processo é constituída por poros que tendem a uma geometria esférica, a qual minimiza a concentração de tensões mecânicas. Além disso, as paredes dos poros podem ser completamente densificadas, proporcionando uma microestrutura homogênea. A resistência mecânica de espumas cerâmicas com várias densidades foi avaliada por flexão em quatro pontos e por compressão. Os resultados mecânicos foram analisados através da estatística de Weilbull. O módulo elástico das amostras foi caracterizado pelo método de ressonância mecânica de barras. Os resultados obtidos possibilitam uma melhor compreensão dos fatores que determinam as propriedades mecânicas desta nova classe de material, fornecendo subsídios para futuros desenvolvimentos.Associação Brasileira de Cerâmica2003-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132003000100002Cerâmica v.49 n.309 2003reponame:Cerâmica (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0366-69132003000100002info:eu-repo/semantics/openAccessOrtega,F. S.Paiva,A. E. M.Rodrigues,J. A.Pandolfelli,V. C.por2003-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S0366-69132003000100002Revistahttps://www.scielo.br/j/ce/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpceram.abc@gmail.com||ceram.abc@gmail.com1678-45530366-6913opendoar:2003-05-27T00:00Cerâmica (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Propriedades mecânicas de espumas cerâmicas produzidas via "gelcasting"
title Propriedades mecânicas de espumas cerâmicas produzidas via "gelcasting"
spellingShingle Propriedades mecânicas de espumas cerâmicas produzidas via "gelcasting"
Ortega,F. S.
gelcasting
cerâmica porosa
módulo de ruptura
módulos elásticos
módulo de Weilbull
title_short Propriedades mecânicas de espumas cerâmicas produzidas via "gelcasting"
title_full Propriedades mecânicas de espumas cerâmicas produzidas via "gelcasting"
title_fullStr Propriedades mecânicas de espumas cerâmicas produzidas via "gelcasting"
title_full_unstemmed Propriedades mecânicas de espumas cerâmicas produzidas via "gelcasting"
title_sort Propriedades mecânicas de espumas cerâmicas produzidas via "gelcasting"
author Ortega,F. S.
author_facet Ortega,F. S.
Paiva,A. E. M.
Rodrigues,J. A.
Pandolfelli,V. C.
author_role author
author2 Paiva,A. E. M.
Rodrigues,J. A.
Pandolfelli,V. C.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortega,F. S.
Paiva,A. E. M.
Rodrigues,J. A.
Pandolfelli,V. C.
dc.subject.por.fl_str_mv gelcasting
cerâmica porosa
módulo de ruptura
módulos elásticos
módulo de Weilbull
topic gelcasting
cerâmica porosa
módulo de ruptura
módulos elásticos
módulo de Weilbull
description Cerâmicas porosas são materiais de grande interesse tecnológico, devido à associação de propriedades únicas como alta refratariedade e inércia química com alta permeabilidade, alta área superficial e baixa condutividade térmica. No entanto, o aumento da porosidade resulta, invariavelmente, na deterioração das propriedades mecânicas. Este trabalho faz uma investigação sobre as propriedades mecânicas de espumas cerâmicas obtidas pela aeração de suspensões associada à polimerização "in situ" de monômeros orgânicos previamente adicionados (processo gelcasting). A macroestrutura resultante deste processo é constituída por poros que tendem a uma geometria esférica, a qual minimiza a concentração de tensões mecânicas. Além disso, as paredes dos poros podem ser completamente densificadas, proporcionando uma microestrutura homogênea. A resistência mecânica de espumas cerâmicas com várias densidades foi avaliada por flexão em quatro pontos e por compressão. Os resultados mecânicos foram analisados através da estatística de Weilbull. O módulo elástico das amostras foi caracterizado pelo método de ressonância mecânica de barras. Os resultados obtidos possibilitam uma melhor compreensão dos fatores que determinam as propriedades mecânicas desta nova classe de material, fornecendo subsídios para futuros desenvolvimentos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132003000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132003000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0366-69132003000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Cerâmica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Cerâmica
dc.source.none.fl_str_mv Cerâmica v.49 n.309 2003
reponame:Cerâmica (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Cerâmica (São Paulo. Online)
collection Cerâmica (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Cerâmica (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ceram.abc@gmail.com||ceram.abc@gmail.com
_version_ 1748936779857133568