Comportamento de secagem e explosão de concretos refratários com diferentes teores de água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramal Jr,F. T.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Salomão,R., Pandolfelli,V. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cerâmica (São Paulo. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132004000300005
Resumo: O crescimento do consumo de aço e da sua tecnologia de produção tem demandado proporcional desenvolvimento dos refratários, sendo umas das principais exigências o aumento de sua vida útil e a redução do tempo de parada dos equipamentos revestidos por esses materiais. Entre as diversas classes de refratários, os concretos vêm ganhando destaque nos últimos anos, principalmente por apresentarem facilidade de aplicação e reparo. Uma vez que esses materiais são aplicados na forma fluida, problemas no processo de secagem são freqüentemente encontrados na indústria. Assim, alguns trabalhos envolvendo aditivos de secagem têm surgido como forma de reduzir a ocorrência de explosões, sem a necessidade de diminuir drasticamente a taxa de aquecimento do refratário após sua aplicação. Entretanto, informações que relacionem a secagem com variáveis intrínsecas do processamento dos concretos ainda são escassas na literatura. Estudos reportam que a variação na quantidade de água influencia significativamente a reologia, e pode facilitar, por exemplo, a adição de fibras durante a mistura. Neste contexto, este trabalho teve como principal objetivo relacionar o teor de água com o comportamento de secagem e explosão de concretos refratários. Verificou-se que a adição de maior quantidade de água durante a mistura resultou em aumento da permeabilidade e queda na resistência a explosão dos concretos.
id USP-29_a708ab29327feb97b088b91872747edd
oai_identifier_str oai:scielo:S0366-69132004000300005
network_acronym_str USP-29
network_name_str Cerâmica (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Comportamento de secagem e explosão de concretos refratários com diferentes teores de águaconcretos refratáriosteor de águasecagemexplosãoO crescimento do consumo de aço e da sua tecnologia de produção tem demandado proporcional desenvolvimento dos refratários, sendo umas das principais exigências o aumento de sua vida útil e a redução do tempo de parada dos equipamentos revestidos por esses materiais. Entre as diversas classes de refratários, os concretos vêm ganhando destaque nos últimos anos, principalmente por apresentarem facilidade de aplicação e reparo. Uma vez que esses materiais são aplicados na forma fluida, problemas no processo de secagem são freqüentemente encontrados na indústria. Assim, alguns trabalhos envolvendo aditivos de secagem têm surgido como forma de reduzir a ocorrência de explosões, sem a necessidade de diminuir drasticamente a taxa de aquecimento do refratário após sua aplicação. Entretanto, informações que relacionem a secagem com variáveis intrínsecas do processamento dos concretos ainda são escassas na literatura. Estudos reportam que a variação na quantidade de água influencia significativamente a reologia, e pode facilitar, por exemplo, a adição de fibras durante a mistura. Neste contexto, este trabalho teve como principal objetivo relacionar o teor de água com o comportamento de secagem e explosão de concretos refratários. Verificou-se que a adição de maior quantidade de água durante a mistura resultou em aumento da permeabilidade e queda na resistência a explosão dos concretos.Associação Brasileira de Cerâmica2004-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132004000300005Cerâmica v.50 n.315 2004reponame:Cerâmica (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0366-69132004000300005info:eu-repo/semantics/openAccessRamal Jr,F. T.Salomão,R.Pandolfelli,V. C.por2004-11-10T00:00:00Zoai:scielo:S0366-69132004000300005Revistahttps://www.scielo.br/j/ce/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpceram.abc@gmail.com||ceram.abc@gmail.com1678-45530366-6913opendoar:2004-11-10T00:00Cerâmica (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento de secagem e explosão de concretos refratários com diferentes teores de água
title Comportamento de secagem e explosão de concretos refratários com diferentes teores de água
spellingShingle Comportamento de secagem e explosão de concretos refratários com diferentes teores de água
Ramal Jr,F. T.
concretos refratários
teor de água
secagem
explosão
title_short Comportamento de secagem e explosão de concretos refratários com diferentes teores de água
title_full Comportamento de secagem e explosão de concretos refratários com diferentes teores de água
title_fullStr Comportamento de secagem e explosão de concretos refratários com diferentes teores de água
title_full_unstemmed Comportamento de secagem e explosão de concretos refratários com diferentes teores de água
title_sort Comportamento de secagem e explosão de concretos refratários com diferentes teores de água
author Ramal Jr,F. T.
author_facet Ramal Jr,F. T.
Salomão,R.
Pandolfelli,V. C.
author_role author
author2 Salomão,R.
Pandolfelli,V. C.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramal Jr,F. T.
Salomão,R.
Pandolfelli,V. C.
dc.subject.por.fl_str_mv concretos refratários
teor de água
secagem
explosão
topic concretos refratários
teor de água
secagem
explosão
description O crescimento do consumo de aço e da sua tecnologia de produção tem demandado proporcional desenvolvimento dos refratários, sendo umas das principais exigências o aumento de sua vida útil e a redução do tempo de parada dos equipamentos revestidos por esses materiais. Entre as diversas classes de refratários, os concretos vêm ganhando destaque nos últimos anos, principalmente por apresentarem facilidade de aplicação e reparo. Uma vez que esses materiais são aplicados na forma fluida, problemas no processo de secagem são freqüentemente encontrados na indústria. Assim, alguns trabalhos envolvendo aditivos de secagem têm surgido como forma de reduzir a ocorrência de explosões, sem a necessidade de diminuir drasticamente a taxa de aquecimento do refratário após sua aplicação. Entretanto, informações que relacionem a secagem com variáveis intrínsecas do processamento dos concretos ainda são escassas na literatura. Estudos reportam que a variação na quantidade de água influencia significativamente a reologia, e pode facilitar, por exemplo, a adição de fibras durante a mistura. Neste contexto, este trabalho teve como principal objetivo relacionar o teor de água com o comportamento de secagem e explosão de concretos refratários. Verificou-se que a adição de maior quantidade de água durante a mistura resultou em aumento da permeabilidade e queda na resistência a explosão dos concretos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132004000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132004000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0366-69132004000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Cerâmica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Cerâmica
dc.source.none.fl_str_mv Cerâmica v.50 n.315 2004
reponame:Cerâmica (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Cerâmica (São Paulo. Online)
collection Cerâmica (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Cerâmica (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ceram.abc@gmail.com||ceram.abc@gmail.com
_version_ 1748936780204212224