Estudo de caracterização de argilas não plásticas da região de Poços de Caldas, MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maestrelli,S. C.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Roveri,C. D., Nunes,A. G. P., Faustino,L. M., Aielo,G. F., Pinto,L. P. A., Manochio,C., Cal,T. M. L., Ribeiro,F. F., Mariano,N. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cerâmica (São Paulo. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132013000200008
Resumo: Poços de Caldas é um importante centro hidrotermomineral do Brasil, o qual apresenta depósitos de argilas não plásticas para as quais não há registros significativos a respeito da caracterização direcionada destes materiais, o que prejudica estudos de aplicação industrial. Estas argilas não plásticas, não aproveitadas, vêm sendo armazenadas em galpões ou a céu aberto, o que gera um elevado custo para a indústria, além de transformar-se em um passivo ambiental. No presente trabalho realizou-se o estudo químico-mineralógico de seis amostras de argilas de baixa plasticidade, além da caracterização preliminar destas amostras quanto à granulometria, plasticidade e propriedades cerâmicas básicas, visando ampliar os horizontes das investigações destes materiais. Este estudo preliminar mostrou que, de maneira geral, as amostras são compostas por minerais refratários como caulinita e gibbsita, apresentando teores menos significativos de outras fases, como quartzo, vermiculita e illita. Juntamente às análises químicas, estes dados permitiram o agrupamento das matérias-primas em dois grupos em função de sua refratariedade, norteando assim, a caracterização posterior. Dentre as amostras, há material com potencial uso na formulação de massas de porcelanato, além de uma amostra turfosa, cuja aplicação está relacionada à correção de solos.
id USP-29_f53652758ff01a62b395bbfcf6d85994
oai_identifier_str oai:scielo:S0366-69132013000200008
network_acronym_str USP-29
network_name_str Cerâmica (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Estudo de caracterização de argilas não plásticas da região de Poços de Caldas, MGargilas não plásticascaracterização químico mineralógicaPoços de CaldasPoços de Caldas é um importante centro hidrotermomineral do Brasil, o qual apresenta depósitos de argilas não plásticas para as quais não há registros significativos a respeito da caracterização direcionada destes materiais, o que prejudica estudos de aplicação industrial. Estas argilas não plásticas, não aproveitadas, vêm sendo armazenadas em galpões ou a céu aberto, o que gera um elevado custo para a indústria, além de transformar-se em um passivo ambiental. No presente trabalho realizou-se o estudo químico-mineralógico de seis amostras de argilas de baixa plasticidade, além da caracterização preliminar destas amostras quanto à granulometria, plasticidade e propriedades cerâmicas básicas, visando ampliar os horizontes das investigações destes materiais. Este estudo preliminar mostrou que, de maneira geral, as amostras são compostas por minerais refratários como caulinita e gibbsita, apresentando teores menos significativos de outras fases, como quartzo, vermiculita e illita. Juntamente às análises químicas, estes dados permitiram o agrupamento das matérias-primas em dois grupos em função de sua refratariedade, norteando assim, a caracterização posterior. Dentre as amostras, há material com potencial uso na formulação de massas de porcelanato, além de uma amostra turfosa, cuja aplicação está relacionada à correção de solos.Associação Brasileira de Cerâmica2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132013000200008Cerâmica v.59 n.350 2013reponame:Cerâmica (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0366-69132013000200008info:eu-repo/semantics/openAccessMaestrelli,S. C.Roveri,C. D.Nunes,A. G. P.Faustino,L. M.Aielo,G. F.Pinto,L. P. A.Manochio,C.Cal,T. M. L.Ribeiro,F. F.Mariano,N. A.por2013-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S0366-69132013000200008Revistahttps://www.scielo.br/j/ce/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpceram.abc@gmail.com||ceram.abc@gmail.com1678-45530366-6913opendoar:2013-09-23T00:00Cerâmica (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caracterização de argilas não plásticas da região de Poços de Caldas, MG
title Estudo de caracterização de argilas não plásticas da região de Poços de Caldas, MG
spellingShingle Estudo de caracterização de argilas não plásticas da região de Poços de Caldas, MG
Maestrelli,S. C.
argilas não plásticas
caracterização químico mineralógica
Poços de Caldas
title_short Estudo de caracterização de argilas não plásticas da região de Poços de Caldas, MG
title_full Estudo de caracterização de argilas não plásticas da região de Poços de Caldas, MG
title_fullStr Estudo de caracterização de argilas não plásticas da região de Poços de Caldas, MG
title_full_unstemmed Estudo de caracterização de argilas não plásticas da região de Poços de Caldas, MG
title_sort Estudo de caracterização de argilas não plásticas da região de Poços de Caldas, MG
author Maestrelli,S. C.
author_facet Maestrelli,S. C.
Roveri,C. D.
Nunes,A. G. P.
Faustino,L. M.
Aielo,G. F.
Pinto,L. P. A.
Manochio,C.
Cal,T. M. L.
Ribeiro,F. F.
Mariano,N. A.
author_role author
author2 Roveri,C. D.
Nunes,A. G. P.
Faustino,L. M.
Aielo,G. F.
Pinto,L. P. A.
Manochio,C.
Cal,T. M. L.
Ribeiro,F. F.
Mariano,N. A.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maestrelli,S. C.
Roveri,C. D.
Nunes,A. G. P.
Faustino,L. M.
Aielo,G. F.
Pinto,L. P. A.
Manochio,C.
Cal,T. M. L.
Ribeiro,F. F.
Mariano,N. A.
dc.subject.por.fl_str_mv argilas não plásticas
caracterização químico mineralógica
Poços de Caldas
topic argilas não plásticas
caracterização químico mineralógica
Poços de Caldas
description Poços de Caldas é um importante centro hidrotermomineral do Brasil, o qual apresenta depósitos de argilas não plásticas para as quais não há registros significativos a respeito da caracterização direcionada destes materiais, o que prejudica estudos de aplicação industrial. Estas argilas não plásticas, não aproveitadas, vêm sendo armazenadas em galpões ou a céu aberto, o que gera um elevado custo para a indústria, além de transformar-se em um passivo ambiental. No presente trabalho realizou-se o estudo químico-mineralógico de seis amostras de argilas de baixa plasticidade, além da caracterização preliminar destas amostras quanto à granulometria, plasticidade e propriedades cerâmicas básicas, visando ampliar os horizontes das investigações destes materiais. Este estudo preliminar mostrou que, de maneira geral, as amostras são compostas por minerais refratários como caulinita e gibbsita, apresentando teores menos significativos de outras fases, como quartzo, vermiculita e illita. Juntamente às análises químicas, estes dados permitiram o agrupamento das matérias-primas em dois grupos em função de sua refratariedade, norteando assim, a caracterização posterior. Dentre as amostras, há material com potencial uso na formulação de massas de porcelanato, além de uma amostra turfosa, cuja aplicação está relacionada à correção de solos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132013000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132013000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0366-69132013000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Cerâmica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Cerâmica
dc.source.none.fl_str_mv Cerâmica v.59 n.350 2013
reponame:Cerâmica (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Cerâmica (São Paulo. Online)
collection Cerâmica (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Cerâmica (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ceram.abc@gmail.com||ceram.abc@gmail.com
_version_ 1748936782591819776