Hermenêutica trágica em Machado de Assis: a redescrição como dimensão de desaprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BECCARI,MARCOS NAMBA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Machado de Assis em Linha
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212016000200084
Resumo: Resumo É objetivo deste estudo refletir sobre algumas implicações da filosofia machadiana para a educação, especificamente no que condiz ao aspecto hermenêutico-trágico da primeira em relação à dimensão de desaprendizagem da segunda. Para tanto, foram elencados três contos de Machado de Assis – "Cantiga de esponsais", "Um homem célebre” e “Teoria do Medalhão" – a serem analisados sob o prisma de uma "hermenêutica trágica". Em seguida, discuto sobre tal aspecto da filosofia machadiana no âmbito da educação, em especial no que condiz à dimensão de desaprendizagem.
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