Pharmaceutical assistance within the SUS: the experience of students in Rural Internship from a Pharmacy Course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saturnino, Luciana Tarbes Mattana
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Luz, Zélia Profeta, Perini, Edson, Modena, Celina Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/10745
Resumo: As Diretrizes Curriculares de 2002 implantaram um novo currículo para o Curso de Farmácia, trazendo como propósito a aprendizagem para o Sistema Único de Saúde (SUS). Para atender a esta demanda, algumas Faculdades têm implantado a disciplina de Internato Rural (IR) como forma de viabilizar o ensino para o SUS e a interação do aluno com a assistência farmacêutica. Este trabalho analisa a concepção de alunos do IR do Curso de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais sobre a assistência farmacêutica e sobre a atividade do profissional farmacêutico no SUS. A coleta das informações foi realizada por meio da técnica do grupo focal antes e após o IR. Para a análise dos discursos foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Participaram do estudo oito estudantes. Observou-se que os alunos apresentavam uma visão fragmentada sobre a assistência, tanto antes como após o internato. O IR proporcionou aos estudantes uma visão da realidade e o reconhecimento das dificuldades que o profissional ainda enfrenta nos serviços. Além disso, notou-se que a disciplina de internato no curso de farmácia pode ser uma alternativa que contribui para a atuação e a formação do farmacêutico para o SUS.
id USP-31_a8b6172d75acffd58fd2a341c75a5e17
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/10745
network_acronym_str USP-31
network_name_str Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences
repository_id_str
spelling Pharmaceutical assistance within the SUS: the experience of students in Rural Internship from a Pharmacy Course Pharmaceutical assistancePharmacy^i1^seducatUnified Health SystemRural Internship As Diretrizes Curriculares de 2002 implantaram um novo currículo para o Curso de Farmácia, trazendo como propósito a aprendizagem para o Sistema Único de Saúde (SUS). Para atender a esta demanda, algumas Faculdades têm implantado a disciplina de Internato Rural (IR) como forma de viabilizar o ensino para o SUS e a interação do aluno com a assistência farmacêutica. Este trabalho analisa a concepção de alunos do IR do Curso de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais sobre a assistência farmacêutica e sobre a atividade do profissional farmacêutico no SUS. A coleta das informações foi realizada por meio da técnica do grupo focal antes e após o IR. Para a análise dos discursos foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Participaram do estudo oito estudantes. Observou-se que os alunos apresentavam uma visão fragmentada sobre a assistência, tanto antes como após o internato. O IR proporcionou aos estudantes uma visão da realidade e o reconhecimento das dificuldades que o profissional ainda enfrenta nos serviços. Além disso, notou-se que a disciplina de internato no curso de farmácia pode ser uma alternativa que contribui para a atuação e a formação do farmacêutico para o SUS. The 2002 Brazilian Curricular Lines established a new curriculum for Pharmacy Programs, including amplified information about the Unified Health System (SUS). Following this, some Colleges have implemented a Rural Internship (RI) discipline, as a way to promote: a) adequate information on the SUS, and b) students' interaction with pharmaceutical assistance. In this study we analyzed the perceptions of students enrolled in the Rural Internship program of the undergraduate Pharmacy Program at the Federal University of Minas Gerais. Eight students participated in this study and their perceptions and ideas were obtained by focus groups, both before and after the RI. This information was analyzed by content analysis. The students had a fragmented, distorted view on assistance, before as well as after taking the RI. Nevertheless, the RI provided students with a view of the professional realities and difficulties routinely faced by pharmacists in the public health system. The RI course of the Pharmacy Programs was viewed as an opportunity to improve the professional work within the SUS. Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/1074510.1590/S1984-82502009000400028Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; Vol. 45 Núm. 4 (2009); 819-827 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; v. 45 n. 4 (2009); 819-827 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; Vol. 45 No. 4 (2009); 819-827 2175-97901984-8250reponame:Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciencesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/10745/12513Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences (Impresso)info:eu-repo/semantics/openAccessSaturnino, Luciana Tarbes MattanaLuz, Zélia ProfetaPerini, EdsonModena, Celina Maria2012-05-12T16:03:54Zoai:revistas.usp.br:article/10745Revistahttps://www.revistas.usp.br/bjps/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbjps@usp.br||elizabeth.igne@gmail.com2175-97901984-8250opendoar:2012-05-12T16:03:54Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pharmaceutical assistance within the SUS: the experience of students in Rural Internship from a Pharmacy Course
title Pharmaceutical assistance within the SUS: the experience of students in Rural Internship from a Pharmacy Course
spellingShingle Pharmaceutical assistance within the SUS: the experience of students in Rural Internship from a Pharmacy Course
Saturnino, Luciana Tarbes Mattana
Pharmaceutical assistance
Pharmacy^i1^seducat
Unified Health System
Rural Internship
title_short Pharmaceutical assistance within the SUS: the experience of students in Rural Internship from a Pharmacy Course
title_full Pharmaceutical assistance within the SUS: the experience of students in Rural Internship from a Pharmacy Course
title_fullStr Pharmaceutical assistance within the SUS: the experience of students in Rural Internship from a Pharmacy Course
title_full_unstemmed Pharmaceutical assistance within the SUS: the experience of students in Rural Internship from a Pharmacy Course
title_sort Pharmaceutical assistance within the SUS: the experience of students in Rural Internship from a Pharmacy Course
author Saturnino, Luciana Tarbes Mattana
author_facet Saturnino, Luciana Tarbes Mattana
Luz, Zélia Profeta
Perini, Edson
Modena, Celina Maria
author_role author
author2 Luz, Zélia Profeta
Perini, Edson
Modena, Celina Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saturnino, Luciana Tarbes Mattana
Luz, Zélia Profeta
Perini, Edson
Modena, Celina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Pharmaceutical assistance
Pharmacy^i1^seducat
Unified Health System
Rural Internship
topic Pharmaceutical assistance
Pharmacy^i1^seducat
Unified Health System
Rural Internship
description As Diretrizes Curriculares de 2002 implantaram um novo currículo para o Curso de Farmácia, trazendo como propósito a aprendizagem para o Sistema Único de Saúde (SUS). Para atender a esta demanda, algumas Faculdades têm implantado a disciplina de Internato Rural (IR) como forma de viabilizar o ensino para o SUS e a interação do aluno com a assistência farmacêutica. Este trabalho analisa a concepção de alunos do IR do Curso de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais sobre a assistência farmacêutica e sobre a atividade do profissional farmacêutico no SUS. A coleta das informações foi realizada por meio da técnica do grupo focal antes e após o IR. Para a análise dos discursos foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Participaram do estudo oito estudantes. Observou-se que os alunos apresentavam uma visão fragmentada sobre a assistência, tanto antes como após o internato. O IR proporcionou aos estudantes uma visão da realidade e o reconhecimento das dificuldades que o profissional ainda enfrenta nos serviços. Além disso, notou-se que a disciplina de internato no curso de farmácia pode ser uma alternativa que contribui para a atuação e a formação do farmacêutico para o SUS.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/10745
10.1590/S1984-82502009000400028
url https://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/10745
identifier_str_mv 10.1590/S1984-82502009000400028
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/10745/12513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences (Impresso)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences (Impresso)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; Vol. 45 Núm. 4 (2009); 819-827
Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; v. 45 n. 4 (2009); 819-827
Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; Vol. 45 No. 4 (2009); 819-827
2175-9790
1984-8250
reponame:Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences
collection Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv bjps@usp.br||elizabeth.igne@gmail.com
_version_ 1800222909266919424