Analysis of the pharmaceutical assistance cycle in Romelândia, Santa Catarina, Brazil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/80861 |
Resumo: | O ciclo da Assistência Farmacêutica (AF) é o norte para a implementação das ações da AF nos serviços de saúde de maneira estruturada e funcional como preconiza o Ministério da Saúde. O objetivo deste estudo foi diagnosticar as ações do ciclo da AF em Romelândia (SC). O estudo foi realizado na Unidade Básica de Saúde do município onde foram entrevistados 120 usuários e sete profissionais de saúde envolvidos diretamente nas ações de AF. Dos 120 usuários entrevistados, a maioria recebe orientações no momento da dispensação sobre a posologia, modo de usar e duração do tratamento. Poucos (4,1%) recebem informações sobre interações e reações adversas 36,6% não encontram o medicamento na farmácia municipal quando necessitam e para 71,4% dos profissionais, a falta do medicamento na farmácia é o principal problema da Secretaria de Saúde (SS), pois não atende a quantidade programada. O município não tem Comissão de Farmácia e Terapêutica e o critério para a seleção dos medicamentos na SS é a lista da farmácia básica e a demanda. O estudo indica como fragilidade, a falta constante do medicamento e de orientação farmacêutica no momento da dispensação bem como o acompanhamento dos usuários. |
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Analysis of the pharmaceutical assistance cycle in Romelândia, Santa Catarina, Brazil O ciclo da Assistência Farmacêutica (AF) é o norte para a implementação das ações da AF nos serviços de saúde de maneira estruturada e funcional como preconiza o Ministério da Saúde. O objetivo deste estudo foi diagnosticar as ações do ciclo da AF em Romelândia (SC). O estudo foi realizado na Unidade Básica de Saúde do município onde foram entrevistados 120 usuários e sete profissionais de saúde envolvidos diretamente nas ações de AF. Dos 120 usuários entrevistados, a maioria recebe orientações no momento da dispensação sobre a posologia, modo de usar e duração do tratamento. Poucos (4,1%) recebem informações sobre interações e reações adversas 36,6% não encontram o medicamento na farmácia municipal quando necessitam e para 71,4% dos profissionais, a falta do medicamento na farmácia é o principal problema da Secretaria de Saúde (SS), pois não atende a quantidade programada. O município não tem Comissão de Farmácia e Terapêutica e o critério para a seleção dos medicamentos na SS é a lista da farmácia básica e a demanda. O estudo indica como fragilidade, a falta constante do medicamento e de orientação farmacêutica no momento da dispensação bem como o acompanhamento dos usuários. The Pharmaceutical Assistance Cycle (PA) is the basis for healthcare services through which pharmaceutical assistance and expertise can be implemented in a functional and structured way to meet public health demands, adhere to the Brazilian Ministry of Health vision, and strike a balance in the contemporary struggle for health equity. The aim of this research is to analyze the effectiveness of the PA cycle in the city of Romelândia (SC), through a study conducted at a Primary Healthcare Unit in the municipality. For the study, 120 patients (service users) and seven healthcare professionals were interviewed. The majority of patients confirmed that they were given advice and instruction on dosage during the dispensing process, as well as advice on the recommended use of medicines and course duration. A small number of service users, 4.1%, said that they received instructions on adverse drug interactions; 36.6% commented on a lack of access to medicines available in the municipal pharmacy, and 71.4% of the health professionals interviewed, identified non-availability of medicines in the pharmacy as the most pressing and telling problem facing the service. There is also no local Pharmacy and Therapeutics Committee, and the only selection criteria is the Ministry of Health essential medicines list. Our study has therefore identified several weaknesses facing the city healthcare service, namely: the shortage of medicines; a lack of resolute professional communication between pharmacist and service user; a lack of patient counseling during the dispensing process, and a lack of communication regarding patient follow-up treatment and wellbeing. Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/8086110.1590/S1984-82502011000100016Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; Vol. 50 Núm. 1 (2014); 155-163Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; v. 50 n. 1 (2014); 155-163Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; Vol. 50 No. 1 (2014); 155-1632175-97901984-8250reponame:Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciencesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/80861/84497Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences (Impresso)info:eu-repo/semantics/openAccessPrevedello, Patrícia Busato, Maria Assunta 2014-05-19T19:38:11Zoai:revistas.usp.br:article/80861Revistahttps://www.revistas.usp.br/bjps/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbjps@usp.br||elizabeth.igne@gmail.com2175-97901984-8250opendoar:2014-05-19T19:38:11Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences - Universidade de São Paulo (USP)false |
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