A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Via Atlântica (Online) |
Download full: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98629 |
Summary: | A leitura de livros no contexto escolar é hoje uma prática corrente – mas quais são as condições nas quais os professores procedem à escolha dos livros e das atividades relacionadas às leituras? Este artigo apresenta um retrato da situação nas escolas do Québec, única província francófona do Canadá. Os dados apresentados provêm de uma vasta enquete realizada junto a mais de seiscentos professores dos últimos ciclos da escola primária (Fundamental I) e dos dois ciclos do ensino secundário (Fundamental II). Como as instruções oficiais do ministério são pouco restritivas, as obras escolhidas variam enormemente de uma escola para outra, o que não permite supor a construção de uma base de cultura comum mediante a leitura das mesmas obras por todos os alunos da província. Enfim, as atividades propostas para as leituras são ainda pouco inovadoras, em particular no ensino secundário. |
id |
USP-32_001f9cecf0b66979d65916d58637bdb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/98629 |
network_acronym_str |
USP-32 |
network_name_str |
Via Atlântica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do QuébecLa lecture de livres à l’école: un portrait des pratiques existantes du dernier cycle du primaire à la fin de l’école secondaire au QuébecleituralivrosQuébeclecturelivresQuébecA leitura de livros no contexto escolar é hoje uma prática corrente – mas quais são as condições nas quais os professores procedem à escolha dos livros e das atividades relacionadas às leituras? Este artigo apresenta um retrato da situação nas escolas do Québec, única província francófona do Canadá. Os dados apresentados provêm de uma vasta enquete realizada junto a mais de seiscentos professores dos últimos ciclos da escola primária (Fundamental I) e dos dois ciclos do ensino secundário (Fundamental II). Como as instruções oficiais do ministério são pouco restritivas, as obras escolhidas variam enormemente de uma escola para outra, o que não permite supor a construção de uma base de cultura comum mediante a leitura das mesmas obras por todos os alunos da província. Enfim, as atividades propostas para as leituras são ainda pouco inovadoras, em particular no ensino secundário.La lecture de livres dans le contexte scolaire est aujourd’hui une pratique bien établie mais quelles sont les conditions dans lesquelles les enseignants effectuent les choix des livres à lire et des activités qui entourent les lectures? Cet article présente un portrait de la situation dans les écoles du Québec, seule province francophone du Canada. Les données présentées proviennent d’une vaste enquête réalisée auprès de plus de six cents enseignants du dernier cycle de l’école primaire et des deux cycles de l’enseignement secondaire. Comme les instructions officielles du ministère sont peu contraignantes, les œuvres choisies varient grandement d’une école à l’autre, ce qui ne permet pas de supposer la construction d’une base de culture commune à travers la lecture des mêmes œuvres par tous les élèves de la province. Enfin, les activités proposées autour des lectures sont encore peu innovantes, en particulier dans l’enseignement secondaire.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/9862910.11606/va.v0i28.98629Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 15-27Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 15-272317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98629/107126https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98629/196226Copyright (c) 2015 Olivier Dezutterhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDezutter, Olivier2023-06-26T13:40:58Zoai:revistas.usp.br:article/98629Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:40:58Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec La lecture de livres à l’école: un portrait des pratiques existantes du dernier cycle du primaire à la fin de l’école secondaire au Québec |
title |
A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec |
spellingShingle |
A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec Dezutter, Olivier leitura livros Québec lecture livres Québec |
title_short |
A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec |
title_full |
A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec |
title_fullStr |
A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec |
title_full_unstemmed |
A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec |
title_sort |
A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec |
author |
Dezutter, Olivier |
author_facet |
Dezutter, Olivier |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dezutter, Olivier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura livros Québec lecture livres Québec |
topic |
leitura livros Québec lecture livres Québec |
description |
A leitura de livros no contexto escolar é hoje uma prática corrente – mas quais são as condições nas quais os professores procedem à escolha dos livros e das atividades relacionadas às leituras? Este artigo apresenta um retrato da situação nas escolas do Québec, única província francófona do Canadá. Os dados apresentados provêm de uma vasta enquete realizada junto a mais de seiscentos professores dos últimos ciclos da escola primária (Fundamental I) e dos dois ciclos do ensino secundário (Fundamental II). Como as instruções oficiais do ministério são pouco restritivas, as obras escolhidas variam enormemente de uma escola para outra, o que não permite supor a construção de uma base de cultura comum mediante a leitura das mesmas obras por todos os alunos da província. Enfim, as atividades propostas para as leituras são ainda pouco inovadoras, em particular no ensino secundário. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98629 10.11606/va.v0i28.98629 |
url |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98629 |
identifier_str_mv |
10.11606/va.v0i28.98629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98629/107126 https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98629/196226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Olivier Dezutter https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Olivier Dezutter https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 15-27 Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 15-27 2317-8086 1516-5159 reponame:Via Atlântica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Via Atlântica (Online) |
collection |
Via Atlântica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
viatlan24@gmail.com |
_version_ |
1800222041099468800 |