A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec

Bibliographic Details
Main Author: Dezutter, Olivier
Publication Date: 2015
Format: Article
Language: por
Source: Via Atlântica (Online)
Download full: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98629
Summary: A leitura de livros no contexto escolar é hoje uma prática corrente – mas quais são as condições nas quais os professores procedem à escolha dos livros e das atividades relacionadas às leituras? Este artigo apresenta um retrato da situação nas escolas do Québec, única província francófona do Canadá. Os dados apresentados provêm de uma vasta enquete realizada junto a mais de seiscentos professores dos últimos ciclos da escola primária (Fundamental I) e dos dois ciclos do ensino secundário (Fundamental II). Como as instruções oficiais do ministério são pouco restritivas, as obras escolhidas variam enormemente de uma escola para outra, o que não permite supor a construção de uma base de cultura comum mediante a leitura das mesmas obras por todos os alunos da província. Enfim, as atividades propostas para as leituras são ainda pouco inovadoras, em particular no ensino secundário.
id USP-32_001f9cecf0b66979d65916d58637bdb2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/98629
network_acronym_str USP-32
network_name_str Via Atlântica (Online)
repository_id_str
spelling A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do QuébecLa lecture de livres à l’école: un portrait des pratiques existantes du dernier cycle du primaire à la fin de l’école secondaire au QuébecleituralivrosQuébeclecturelivresQuébecA leitura de livros no contexto escolar é hoje uma prática corrente – mas quais são as condições nas quais os professores procedem à escolha dos livros e das atividades relacionadas às leituras? Este artigo apresenta um retrato da situação nas escolas do Québec, única província francófona do Canadá. Os dados apresentados provêm de uma vasta enquete realizada junto a mais de seiscentos professores dos últimos ciclos da escola primária (Fundamental I) e dos dois ciclos do ensino secundário (Fundamental II). Como as instruções oficiais do ministério são pouco restritivas, as obras escolhidas variam enormemente de uma escola para outra, o que não permite supor a construção de uma base de cultura comum mediante a leitura das mesmas obras por todos os alunos da província. Enfim, as atividades propostas para as leituras são ainda pouco inovadoras, em particular no ensino secundário.La lecture de livres dans le contexte scolaire est aujourd’hui une pratique bien établie mais quelles sont les conditions dans lesquelles les enseignants effectuent les choix des livres à lire et des activités qui entourent les lectures? Cet article présente un portrait de la situation dans les écoles du Québec, seule province francophone du Canada. Les données présentées proviennent d’une vaste enquête réalisée auprès de plus de six cents enseignants du dernier cycle de l’école primaire et des deux cycles de l’enseignement secondaire. Comme les instructions officielles du ministère sont peu contraignantes, les œuvres choisies varient grandement d’une école à l’autre, ce qui ne permet pas de supposer la construction d’une base de culture commune à travers la lecture des mêmes œuvres par tous les élèves de la province. Enfin, les activités proposées autour des lectures sont encore peu innovantes, en particulier dans l’enseignement secondaire.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/9862910.11606/va.v0i28.98629Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 15-27Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 15-272317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98629/107126https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98629/196226Copyright (c) 2015 Olivier Dezutterhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDezutter, Olivier2023-06-26T13:40:58Zoai:revistas.usp.br:article/98629Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:40:58Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec
La lecture de livres à l’école: un portrait des pratiques existantes du dernier cycle du primaire à la fin de l’école secondaire au Québec
title A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec
spellingShingle A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec
Dezutter, Olivier
leitura
livros
Québec
lecture
livres
Québec
title_short A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec
title_full A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec
title_fullStr A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec
title_full_unstemmed A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec
title_sort A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec
author Dezutter, Olivier
author_facet Dezutter, Olivier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dezutter, Olivier
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
livros
Québec
lecture
livres
Québec
topic leitura
livros
Québec
lecture
livres
Québec
description A leitura de livros no contexto escolar é hoje uma prática corrente – mas quais são as condições nas quais os professores procedem à escolha dos livros e das atividades relacionadas às leituras? Este artigo apresenta um retrato da situação nas escolas do Québec, única província francófona do Canadá. Os dados apresentados provêm de uma vasta enquete realizada junto a mais de seiscentos professores dos últimos ciclos da escola primária (Fundamental I) e dos dois ciclos do ensino secundário (Fundamental II). Como as instruções oficiais do ministério são pouco restritivas, as obras escolhidas variam enormemente de uma escola para outra, o que não permite supor a construção de uma base de cultura comum mediante a leitura das mesmas obras por todos os alunos da província. Enfim, as atividades propostas para as leituras são ainda pouco inovadoras, em particular no ensino secundário.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98629
10.11606/va.v0i28.98629
url https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98629
identifier_str_mv 10.11606/va.v0i28.98629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98629/107126
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98629/196226
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Olivier Dezutter
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Olivier Dezutter
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 15-27
Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 15-27
2317-8086
1516-5159
reponame:Via Atlântica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Via Atlântica (Online)
collection Via Atlântica (Online)
repository.name.fl_str_mv Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv viatlan24@gmail.com
_version_ 1800222041099468800