A literatura no vestibular: traços de seu histórico e olhares recentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalvi, Maria Amélia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Schwartz, Cleonara Maria, Tragino, Arnon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Via Atlântica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98683
Resumo: O artigo pensa, a partir de revisão bibliográfica, duas questões atinentes à presença da literatura no vestibular do Brasil: Como a literatura aparece no vestibular? Quais são as implicaturas disso para a educação básica? Pontua-se que a literatura no vestibular desenha para a educação básica: a) uma expectativa quanto a conteúdos e repertório; e b) um tratamento que rechaça a natureza subjetiva da leitura literária. Ao mesmo tempo, o exame delineia leitores-modelo e promove certos procedimentos em face do objeto literário. Problematizam-se essas considerações em face de processos educacionais levados a turno na contemporaneidade.
id USP-32_2c1a236ceb3257d9ce4e57433aab5a36
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/98683
network_acronym_str USP-32
network_name_str Via Atlântica (Online)
repository_id_str
spelling A literatura no vestibular: traços de seu histórico e olhares recentesLiterature in College Entrance Exam: historical traces and recent reviewsliteraturavestibularhistórialiteraturecollege entrance examhistoryO artigo pensa, a partir de revisão bibliográfica, duas questões atinentes à presença da literatura no vestibular do Brasil: Como a literatura aparece no vestibular? Quais são as implicaturas disso para a educação básica? Pontua-se que a literatura no vestibular desenha para a educação básica: a) uma expectativa quanto a conteúdos e repertório; e b) um tratamento que rechaça a natureza subjetiva da leitura literária. Ao mesmo tempo, o exame delineia leitores-modelo e promove certos procedimentos em face do objeto literário. Problematizam-se essas considerações em face de processos educacionais levados a turno na contemporaneidade.This paper aims on thinking the presence of literature in college entrance of Brazil reviewing recent publications on the subject. In specific moments of the XX century, the college entrance exam has gone through pressure for theorical-critical changes, but it have not had its methodology modified, continuing to be a test of evaluation and selection. The literature placed in both segments inherited the common knowledge arising from basic education; at the same time the exam projected itself for a future time: the entrance of the university and higher education studies. This transition period is the focus here: as literature appears in college entrance exam and what are its implications?Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/9868310.11606/va.v0i28.98683Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 217-232Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 217-2322317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98683/107079https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98683/196513Copyright (c) 2015 Maria Amélia Dalvi, Cleonara Maria Schwartz, Arnon Traginohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDalvi, Maria AméliaSchwartz, Cleonara MariaTragino, Arnon2023-06-26T13:40:58Zoai:revistas.usp.br:article/98683Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:40:58Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura no vestibular: traços de seu histórico e olhares recentes
Literature in College Entrance Exam: historical traces and recent reviews
title A literatura no vestibular: traços de seu histórico e olhares recentes
spellingShingle A literatura no vestibular: traços de seu histórico e olhares recentes
Dalvi, Maria Amélia
literatura
vestibular
história
literature
college entrance exam
history
title_short A literatura no vestibular: traços de seu histórico e olhares recentes
title_full A literatura no vestibular: traços de seu histórico e olhares recentes
title_fullStr A literatura no vestibular: traços de seu histórico e olhares recentes
title_full_unstemmed A literatura no vestibular: traços de seu histórico e olhares recentes
title_sort A literatura no vestibular: traços de seu histórico e olhares recentes
author Dalvi, Maria Amélia
author_facet Dalvi, Maria Amélia
Schwartz, Cleonara Maria
Tragino, Arnon
author_role author
author2 Schwartz, Cleonara Maria
Tragino, Arnon
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalvi, Maria Amélia
Schwartz, Cleonara Maria
Tragino, Arnon
dc.subject.por.fl_str_mv literatura
vestibular
história
literature
college entrance exam
history
topic literatura
vestibular
história
literature
college entrance exam
history
description O artigo pensa, a partir de revisão bibliográfica, duas questões atinentes à presença da literatura no vestibular do Brasil: Como a literatura aparece no vestibular? Quais são as implicaturas disso para a educação básica? Pontua-se que a literatura no vestibular desenha para a educação básica: a) uma expectativa quanto a conteúdos e repertório; e b) um tratamento que rechaça a natureza subjetiva da leitura literária. Ao mesmo tempo, o exame delineia leitores-modelo e promove certos procedimentos em face do objeto literário. Problematizam-se essas considerações em face de processos educacionais levados a turno na contemporaneidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98683
10.11606/va.v0i28.98683
url https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98683
identifier_str_mv 10.11606/va.v0i28.98683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98683/107079
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98683/196513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Maria Amélia Dalvi, Cleonara Maria Schwartz, Arnon Tragino
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Maria Amélia Dalvi, Cleonara Maria Schwartz, Arnon Tragino
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 217-232
Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 217-232
2317-8086
1516-5159
reponame:Via Atlântica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Via Atlântica (Online)
collection Via Atlântica (Online)
repository.name.fl_str_mv Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv viatlan24@gmail.com
_version_ 1800222041120440320