A literatura no vestibular: traços de seu histórico e olhares recentes
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98683 |
Resumo: | O artigo pensa, a partir de revisão bibliográfica, duas questões atinentes à presença da literatura no vestibular do Brasil: Como a literatura aparece no vestibular? Quais são as implicaturas disso para a educação básica? Pontua-se que a literatura no vestibular desenha para a educação básica: a) uma expectativa quanto a conteúdos e repertório; e b) um tratamento que rechaça a natureza subjetiva da leitura literária. Ao mesmo tempo, o exame delineia leitores-modelo e promove certos procedimentos em face do objeto literário. Problematizam-se essas considerações em face de processos educacionais levados a turno na contemporaneidade. |
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A literatura no vestibular: traços de seu histórico e olhares recentesLiterature in College Entrance Exam: historical traces and recent reviewsliteraturavestibularhistórialiteraturecollege entrance examhistoryO artigo pensa, a partir de revisão bibliográfica, duas questões atinentes à presença da literatura no vestibular do Brasil: Como a literatura aparece no vestibular? Quais são as implicaturas disso para a educação básica? Pontua-se que a literatura no vestibular desenha para a educação básica: a) uma expectativa quanto a conteúdos e repertório; e b) um tratamento que rechaça a natureza subjetiva da leitura literária. Ao mesmo tempo, o exame delineia leitores-modelo e promove certos procedimentos em face do objeto literário. Problematizam-se essas considerações em face de processos educacionais levados a turno na contemporaneidade.This paper aims on thinking the presence of literature in college entrance of Brazil reviewing recent publications on the subject. In specific moments of the XX century, the college entrance exam has gone through pressure for theorical-critical changes, but it have not had its methodology modified, continuing to be a test of evaluation and selection. The literature placed in both segments inherited the common knowledge arising from basic education; at the same time the exam projected itself for a future time: the entrance of the university and higher education studies. This transition period is the focus here: as literature appears in college entrance exam and what are its implications?Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/9868310.11606/va.v0i28.98683Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 217-232Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 217-2322317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98683/107079https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98683/196513Copyright (c) 2015 Maria Amélia Dalvi, Cleonara Maria Schwartz, Arnon Traginohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDalvi, Maria AméliaSchwartz, Cleonara MariaTragino, Arnon2023-06-26T13:40:58Zoai:revistas.usp.br:article/98683Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:40:58Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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