Helder Macedo and Jacques Offenbach: The multiple narratives
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/61661 |
Resumo: | O sexto romance de Helder Macedo, Tão Longo Amor, Tão Curta a Vida, lançado em Lisboa no início de 2013 apresenta, como sempre, personagens femininas fortes e marcantes. Lenia, cuja história será dividida entre dois narradores, assume facetas diferentes e aparentemente contraditórias à medida que a história avança. O autor, notório espectador de óperas, criou uma protagonista que se assemelha à Olympia/ Giulietta/Antonia de “Os contos de Hoffmann”, opera de Jacques Offenbach estreada em 1881. Estudar tais semelhanças resulta numa iluminação de importantes aspectos do romance macediano. |
id |
USP-32_5ae029c05f17be6d63a43757f6b27366 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/61661 |
network_acronym_str |
USP-32 |
network_name_str |
Via Atlântica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Helder Macedo and Jacques Offenbach: The multiple narrativesHelder Macedo e Jacques Offenbach: As múltiplas narrativasHelder MacedoJacques OffenbachCharacterHelder MacedoJacques OffenbachPersonagemO sexto romance de Helder Macedo, Tão Longo Amor, Tão Curta a Vida, lançado em Lisboa no início de 2013 apresenta, como sempre, personagens femininas fortes e marcantes. Lenia, cuja história será dividida entre dois narradores, assume facetas diferentes e aparentemente contraditórias à medida que a história avança. O autor, notório espectador de óperas, criou uma protagonista que se assemelha à Olympia/ Giulietta/Antonia de “Os contos de Hoffmann”, opera de Jacques Offenbach estreada em 1881. Estudar tais semelhanças resulta numa iluminação de importantes aspectos do romance macediano. Helder Macedo's sixth novel, Tão Logo Amor, Tão Curta a Vida, published in february 2013 in Lisbon, brings, as usual, strong female characters. Lenia, whose story is told by two narrators, shows different and even contradictory aspects during the tale's development. The author, an opera lover, created a main character that resembles Olympia/Giulietta/Antonia from Jacques Offenbach's 1881 opera "The tales of Hoffmann", studying the similitudes amog them illuminates important aspects of Macedo's novel. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2014-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/6166110.11606/va.v0i25.61661Via Atlântica; v. 15 n. 1 (2014): Triangulações atlânticas - transnacionalidades em língua portuguesa; 285-298Via Atlântica; Vol. 15 No. 1 (2014): Triangulações atlânticas - transnacionalidades em língua portuguesa; 285-2982317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/61661/97329https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/61661/195183Copyright (c) 2014 Marisa Corrêa Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marisa Corrêa2023-06-26T13:38:27Zoai:revistas.usp.br:article/61661Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:38:27Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Helder Macedo and Jacques Offenbach: The multiple narratives Helder Macedo e Jacques Offenbach: As múltiplas narrativas |
title |
Helder Macedo and Jacques Offenbach: The multiple narratives |
spellingShingle |
Helder Macedo and Jacques Offenbach: The multiple narratives Silva, Marisa Corrêa Helder Macedo Jacques Offenbach Character Helder Macedo Jacques Offenbach Personagem |
title_short |
Helder Macedo and Jacques Offenbach: The multiple narratives |
title_full |
Helder Macedo and Jacques Offenbach: The multiple narratives |
title_fullStr |
Helder Macedo and Jacques Offenbach: The multiple narratives |
title_full_unstemmed |
Helder Macedo and Jacques Offenbach: The multiple narratives |
title_sort |
Helder Macedo and Jacques Offenbach: The multiple narratives |
author |
Silva, Marisa Corrêa |
author_facet |
Silva, Marisa Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marisa Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Helder Macedo Jacques Offenbach Character Helder Macedo Jacques Offenbach Personagem |
topic |
Helder Macedo Jacques Offenbach Character Helder Macedo Jacques Offenbach Personagem |
description |
O sexto romance de Helder Macedo, Tão Longo Amor, Tão Curta a Vida, lançado em Lisboa no início de 2013 apresenta, como sempre, personagens femininas fortes e marcantes. Lenia, cuja história será dividida entre dois narradores, assume facetas diferentes e aparentemente contraditórias à medida que a história avança. O autor, notório espectador de óperas, criou uma protagonista que se assemelha à Olympia/ Giulietta/Antonia de “Os contos de Hoffmann”, opera de Jacques Offenbach estreada em 1881. Estudar tais semelhanças resulta numa iluminação de importantes aspectos do romance macediano. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/61661 10.11606/va.v0i25.61661 |
url |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/61661 |
identifier_str_mv |
10.11606/va.v0i25.61661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/61661/97329 https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/61661/195183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Marisa Corrêa Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Marisa Corrêa Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Via Atlântica; v. 15 n. 1 (2014): Triangulações atlânticas - transnacionalidades em língua portuguesa; 285-298 Via Atlântica; Vol. 15 No. 1 (2014): Triangulações atlânticas - transnacionalidades em língua portuguesa; 285-298 2317-8086 1516-5159 reponame:Via Atlântica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Via Atlântica (Online) |
collection |
Via Atlântica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
viatlan24@gmail.com |
_version_ |
1800222040615026688 |