Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98628 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é descrever e analisar algumas implicações para a produção literária para a criança no contexto da atual política de alfabetização “na idade certa”. Para tanto, procuramos contextualizar, ainda que rapidamente, as políticas públicas de incentivo à leitura para, em seguida, descrever e analisar a produção para crianças inscritas no PNLD PNAIC 2014. Esse corpus é resultado da primeira seleção específica para essa política e é possível reconhecer nele um potencial de generalização para as discussões e problematizações que se quer travar aqui. Nosso fecho para este texto anuncia desdobramentos possíveis para o tratamento da temática abordada. |
id |
USP-32_6bde342036f0ddff3142cb703916722e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/98628 |
network_acronym_str |
USP-32 |
network_name_str |
Via Atlântica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidadesLiterature & Literacy: impasses and possibilitiesliteratureliteracyliterary readingliterary literacyliteraturaalfabetizaçãoleitura literárialetramento literário.O objetivo deste artigo é descrever e analisar algumas implicações para a produção literária para a criança no contexto da atual política de alfabetização “na idade certa”. Para tanto, procuramos contextualizar, ainda que rapidamente, as políticas públicas de incentivo à leitura para, em seguida, descrever e analisar a produção para crianças inscritas no PNLD PNAIC 2014. Esse corpus é resultado da primeira seleção específica para essa política e é possível reconhecer nele um potencial de generalização para as discussões e problematizações que se quer travar aqui. Nosso fecho para este texto anuncia desdobramentos possíveis para o tratamento da temática abordada.The purpose of this article is to describe and analyze some implications for literature for children in the context of the current literacy policy “at the right age.” To this end, we seek to contextualize, if only briefly, public policies to encourage reading to then show how is the process of PNBE books acquisition programs and PNLD/PNAIC. This corpus is the result of the first selection specific to this policy and it is possible to recognize in him a generalization potential for discussions and problematizations that we want to catch here. Our conclusion to this text announces possible developments for the treatment of theme.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/9862810.11606/va.v0i28.98628Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 179-198Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 179-1982317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98628/107105https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98628/196510Copyright (c) 2015 Hércules Tolêdo Corrêa, Aparecida Paivahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Hércules TolêdoPaiva, Aparecida2023-06-26T13:40:58Zoai:revistas.usp.br:article/98628Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:40:58Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades Literature & Literacy: impasses and possibilities |
title |
Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades |
spellingShingle |
Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades Corrêa, Hércules Tolêdo literature literacy literary reading literary literacy literatura alfabetização leitura literária letramento literário. |
title_short |
Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades |
title_full |
Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades |
title_fullStr |
Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades |
title_sort |
Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades |
author |
Corrêa, Hércules Tolêdo |
author_facet |
Corrêa, Hércules Tolêdo Paiva, Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Paiva, Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Hércules Tolêdo Paiva, Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literature literacy literary reading literary literacy literatura alfabetização leitura literária letramento literário. |
topic |
literature literacy literary reading literary literacy literatura alfabetização leitura literária letramento literário. |
description |
O objetivo deste artigo é descrever e analisar algumas implicações para a produção literária para a criança no contexto da atual política de alfabetização “na idade certa”. Para tanto, procuramos contextualizar, ainda que rapidamente, as políticas públicas de incentivo à leitura para, em seguida, descrever e analisar a produção para crianças inscritas no PNLD PNAIC 2014. Esse corpus é resultado da primeira seleção específica para essa política e é possível reconhecer nele um potencial de generalização para as discussões e problematizações que se quer travar aqui. Nosso fecho para este texto anuncia desdobramentos possíveis para o tratamento da temática abordada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98628 10.11606/va.v0i28.98628 |
url |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98628 |
identifier_str_mv |
10.11606/va.v0i28.98628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98628/107105 https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98628/196510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Hércules Tolêdo Corrêa, Aparecida Paiva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Hércules Tolêdo Corrêa, Aparecida Paiva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 179-198 Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 179-198 2317-8086 1516-5159 reponame:Via Atlântica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Via Atlântica (Online) |
collection |
Via Atlântica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
viatlan24@gmail.com |
_version_ |
1800222041097371648 |