Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Hércules Tolêdo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Paiva, Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Via Atlântica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98628
Resumo: O objetivo deste artigo é descrever e analisar algumas implicações para a produção literária para a criança no contexto da atual política de alfabetização “na idade certa”. Para tanto, procuramos contextualizar, ainda que rapidamente, as políticas públicas de incentivo à leitura  para, em seguida, descrever e analisar a produção para crianças inscritas no PNLD PNAIC 2014. Esse corpus é resultado da primeira seleção específica para essa política e é possível reconhecer nele um potencial de generalização para as discussões e problematizações que se quer travar aqui. Nosso fecho para este texto anuncia desdobramentos possíveis para o tratamento da temática abordada.
id USP-32_6bde342036f0ddff3142cb703916722e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/98628
network_acronym_str USP-32
network_name_str Via Atlântica (Online)
repository_id_str
spelling Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidadesLiterature & Literacy: impasses and possibilitiesliteratureliteracyliterary readingliterary literacyliteraturaalfabetizaçãoleitura literárialetramento literário.O objetivo deste artigo é descrever e analisar algumas implicações para a produção literária para a criança no contexto da atual política de alfabetização “na idade certa”. Para tanto, procuramos contextualizar, ainda que rapidamente, as políticas públicas de incentivo à leitura  para, em seguida, descrever e analisar a produção para crianças inscritas no PNLD PNAIC 2014. Esse corpus é resultado da primeira seleção específica para essa política e é possível reconhecer nele um potencial de generalização para as discussões e problematizações que se quer travar aqui. Nosso fecho para este texto anuncia desdobramentos possíveis para o tratamento da temática abordada.The purpose of this article is to describe and analyze some implications for literature for children in the context of the current literacy policy “at the right age.” To this end, we seek to contextualize, if only briefly, public policies to encourage reading to then show how is the process of PNBE books acquisition programs and PNLD/PNAIC. This corpus is the result of the first selection specific to this policy and it is possible to recognize in him a generalization potential for discussions and problematizations that we want to catch here. Our conclusion to this text announces possible developments for the treatment of theme.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/9862810.11606/va.v0i28.98628Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 179-198Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 179-1982317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98628/107105https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98628/196510Copyright (c) 2015 Hércules Tolêdo Corrêa, Aparecida Paivahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Hércules TolêdoPaiva, Aparecida2023-06-26T13:40:58Zoai:revistas.usp.br:article/98628Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:40:58Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades
Literature & Literacy: impasses and possibilities
title Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades
spellingShingle Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades
Corrêa, Hércules Tolêdo
literature
literacy
literary reading
literary literacy
literatura
alfabetização
leitura literária
letramento literário.
title_short Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades
title_full Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades
title_fullStr Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades
title_full_unstemmed Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades
title_sort Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades
author Corrêa, Hércules Tolêdo
author_facet Corrêa, Hércules Tolêdo
Paiva, Aparecida
author_role author
author2 Paiva, Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Hércules Tolêdo
Paiva, Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv literature
literacy
literary reading
literary literacy
literatura
alfabetização
leitura literária
letramento literário.
topic literature
literacy
literary reading
literary literacy
literatura
alfabetização
leitura literária
letramento literário.
description O objetivo deste artigo é descrever e analisar algumas implicações para a produção literária para a criança no contexto da atual política de alfabetização “na idade certa”. Para tanto, procuramos contextualizar, ainda que rapidamente, as políticas públicas de incentivo à leitura  para, em seguida, descrever e analisar a produção para crianças inscritas no PNLD PNAIC 2014. Esse corpus é resultado da primeira seleção específica para essa política e é possível reconhecer nele um potencial de generalização para as discussões e problematizações que se quer travar aqui. Nosso fecho para este texto anuncia desdobramentos possíveis para o tratamento da temática abordada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98628
10.11606/va.v0i28.98628
url https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98628
identifier_str_mv 10.11606/va.v0i28.98628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98628/107105
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98628/196510
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Hércules Tolêdo Corrêa, Aparecida Paiva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Hércules Tolêdo Corrêa, Aparecida Paiva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 179-198
Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 179-198
2317-8086
1516-5159
reponame:Via Atlântica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Via Atlântica (Online)
collection Via Atlântica (Online)
repository.name.fl_str_mv Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv viatlan24@gmail.com
_version_ 1800222041097371648