Poética, medicina e inquisição: o diálogo da perseguição nos Colóquios dos Simples e Drogas das Índias (1563) de Garcia da Orta
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/108002 |
Resumo: | Abordaremos, no presente artigo, que os aspectos relativos à medicina oriental se revelam como parte constituinte e não matéria única dos Colóquios dos Simples e Drogas da Índia de Garcia da Orta, médico particular do navegador Martim Afonso de Sousa. Na disposição dialógica por ele apresentada no citado texto, notaremos como os aspectos de sua identidade judaica trazem, à narrativa, tensões que visam driblar a censura inquisitorial, registrando as marcas poéticas suscitadas pelos vários conflitos político-religiosos travados com os católicos durante o Renascimento. Desse modo, fica nossa investigação longe de limitar-se à análise do registro dos fármacos Orientais até então desconhecidos no Ocidente, pois levaremos em consideração que, nos Colóquios, os diálogos ganham também um outro sentido ao se centrarem na marca dessa diáspora provocada pelos crimes e discriminações sociais de que os judeus e cristãos-novos ibéricos eram vítimas há tempos. Isso nos incentivará, por fim, a tomar os diálogos de Garcia da Orta como parte de uma larga literatura renascentista que se revela promissora para o estudo do campo estético em contextos de intensa censura, bem como para o estudo sobre o gradual surgimento de uma estrutura narrativa que prenuncia o romance burguês. |
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Poética, medicina e inquisição: o diálogo da perseguição nos Colóquios dos Simples e Drogas das Índias (1563) de Garcia da OrtaPoetics, medicine and inquisition: persecution dialogue in Colóquios dos Simples e Drogas da Índia (1563) by Garcia da OrtamedicinainquisiçãodialogismoopressãomedicineinquisitiondialogismoppressionAbordaremos, no presente artigo, que os aspectos relativos à medicina oriental se revelam como parte constituinte e não matéria única dos Colóquios dos Simples e Drogas da Índia de Garcia da Orta, médico particular do navegador Martim Afonso de Sousa. Na disposição dialógica por ele apresentada no citado texto, notaremos como os aspectos de sua identidade judaica trazem, à narrativa, tensões que visam driblar a censura inquisitorial, registrando as marcas poéticas suscitadas pelos vários conflitos político-religiosos travados com os católicos durante o Renascimento. Desse modo, fica nossa investigação longe de limitar-se à análise do registro dos fármacos Orientais até então desconhecidos no Ocidente, pois levaremos em consideração que, nos Colóquios, os diálogos ganham também um outro sentido ao se centrarem na marca dessa diáspora provocada pelos crimes e discriminações sociais de que os judeus e cristãos-novos ibéricos eram vítimas há tempos. Isso nos incentivará, por fim, a tomar os diálogos de Garcia da Orta como parte de uma larga literatura renascentista que se revela promissora para o estudo do campo estético em contextos de intensa censura, bem como para o estudo sobre o gradual surgimento de uma estrutura narrativa que prenuncia o romance burguês.The aspects related to Oriental medicine are revealed only as a constituent part of the Coloquios dos Simples e Drogas da Índia, wrote by Garcia da Orta. The dialogical layout his text reveal how catachreses and oxymoron bring to the narrative strategies to head off the inquisitorial censorship, recording poetic marks raised by the various political and religious conflicts between Catholics and Jews during the Renaissance. This comparison will make our research be far from the limited view that classified this book as a simple registration of the Eastern unknown drugs, because our study will take into account that such dialogues earns another direction, focusing specially on the mark of this Diaspora caused by the mentioned conflicts and social discrimination that Jews and New Christians were victims since centuries ago. Its review will be very important for understand the Coloquios as a dialogic narrative resulted of this religion persecution, which takes accord to many intellectual works reflection that see this dialogues as a promising field for the study of the aesthetic in intense censor contexts, as well as for the study of the emergence of a narrative structure that pointing a presage of the bourgeois romanceUniversidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/10800210.11606/va.v0i29.108002Via Atlântica; v. 17 n. 1 (2016): Tecidos do humano - literatura e medicina; 311-337Via Atlântica; Vol. 17 No. 1 (2016): Tecidos do humano - literatura e medicina; 311-3372317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/108002/118171https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/108002/196250Copyright (c) 2016 Daniel Vecchio Alves, Gerson Luiz Roanihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Daniel VecchioRoani, Gerson Luiz2023-06-26T13:41:29Zoai:revistas.usp.br:article/108002Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:41:29Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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