Luanda, world-city, or the aesthetics of unequal development in Os Transparentes, by Ondjaki

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Adriana Cristina Aguiar
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Via Atlântica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/160993
Resumo: A entrada de Angola na economia neoliberal e o fim da guerra civil deram a Luanda o aspecto de um canteiro de obras que visava conferir a ela o status de cidade global. Todavia, as mudanças econômicas advindas das relações (assimétricas) com o capital internacional não foram capazes de obliterar a permanência de desigualdades e da lógica espacial de exclusão incrustrada na urbe. Tomando esse contexto e as concepções de literatura-mundo definidas por membros do Warwick Research Collective (2015), o artigo analisa as contradições do sistema-mundo capitalista no romance Os transparentes (2013), de Ondjaki, compreendido aqui como expressão cultural da lógica contraditória da modernidade.
id USP-32_8464fa37a65006b2c57f640586165391
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/160993
network_acronym_str USP-32
network_name_str Via Atlântica (Online)
repository_id_str
spelling Luanda, world-city, or the aesthetics of unequal development in Os Transparentes, by OndjakiLuanda, cidade-mundo, ou da estética do desenvolvilmento desigual em Os Transparentes, de OndjakiWorld-mundoLuandaOs transparentesOndjakiLiteratura-mundoLuandaOs transparentesOndjakiA entrada de Angola na economia neoliberal e o fim da guerra civil deram a Luanda o aspecto de um canteiro de obras que visava conferir a ela o status de cidade global. Todavia, as mudanças econômicas advindas das relações (assimétricas) com o capital internacional não foram capazes de obliterar a permanência de desigualdades e da lógica espacial de exclusão incrustrada na urbe. Tomando esse contexto e as concepções de literatura-mundo definidas por membros do Warwick Research Collective (2015), o artigo analisa as contradições do sistema-mundo capitalista no romance Os transparentes (2013), de Ondjaki, compreendido aqui como expressão cultural da lógica contraditória da modernidade.Angola’s entry into the neoliberal economy and the end of the civil war gave Luanda the appearance of a building site aiming the status of a global city. However, the economic changes resulting from (asymmetric) relations with international capital were not able to remove the existing inequalities and the spatial logic of exclusion embedded in the city. Taking this context and the conceptions of World-Literature defined by members of the Warwick Research Collective (2015), the article analyzes the contradictions of the capitalist world-system in Ondjaki’s novel Os transparentes (2013), understood here as a cultural expression of the contradictory logic of modernity.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/16099310.11606/va.i40.160993Via Atlântica; v. 22 n. 2 (2021): A Literatura-Mundial e o Sistema-Mundial Moderno; 364-399Via Atlântica; Vol. 22 No. 2 (2021): A Literatura-Mundial e o Sistema-Mundial Moderno; 364-3992317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/160993/177947Copyright (c) 2021 Adriana Cristina Aguiar Rodrigueshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Adriana Cristina Aguiar2023-06-26T13:46:48Zoai:revistas.usp.br:article/160993Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:46:48Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Luanda, world-city, or the aesthetics of unequal development in Os Transparentes, by Ondjaki
Luanda, cidade-mundo, ou da estética do desenvolvilmento desigual em Os Transparentes, de Ondjaki
title Luanda, world-city, or the aesthetics of unequal development in Os Transparentes, by Ondjaki
spellingShingle Luanda, world-city, or the aesthetics of unequal development in Os Transparentes, by Ondjaki
Rodrigues, Adriana Cristina Aguiar
World-mundo
Luanda
Os transparentes
Ondjaki
Literatura-mundo
Luanda
Os transparentes
Ondjaki
title_short Luanda, world-city, or the aesthetics of unequal development in Os Transparentes, by Ondjaki
title_full Luanda, world-city, or the aesthetics of unequal development in Os Transparentes, by Ondjaki
title_fullStr Luanda, world-city, or the aesthetics of unequal development in Os Transparentes, by Ondjaki
title_full_unstemmed Luanda, world-city, or the aesthetics of unequal development in Os Transparentes, by Ondjaki
title_sort Luanda, world-city, or the aesthetics of unequal development in Os Transparentes, by Ondjaki
author Rodrigues, Adriana Cristina Aguiar
author_facet Rodrigues, Adriana Cristina Aguiar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Adriana Cristina Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv World-mundo
Luanda
Os transparentes
Ondjaki
Literatura-mundo
Luanda
Os transparentes
Ondjaki
topic World-mundo
Luanda
Os transparentes
Ondjaki
Literatura-mundo
Luanda
Os transparentes
Ondjaki
description A entrada de Angola na economia neoliberal e o fim da guerra civil deram a Luanda o aspecto de um canteiro de obras que visava conferir a ela o status de cidade global. Todavia, as mudanças econômicas advindas das relações (assimétricas) com o capital internacional não foram capazes de obliterar a permanência de desigualdades e da lógica espacial de exclusão incrustrada na urbe. Tomando esse contexto e as concepções de literatura-mundo definidas por membros do Warwick Research Collective (2015), o artigo analisa as contradições do sistema-mundo capitalista no romance Os transparentes (2013), de Ondjaki, compreendido aqui como expressão cultural da lógica contraditória da modernidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/160993
10.11606/va.i40.160993
url https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/160993
identifier_str_mv 10.11606/va.i40.160993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/160993/177947
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Adriana Cristina Aguiar Rodrigues
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Adriana Cristina Aguiar Rodrigues
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Via Atlântica; v. 22 n. 2 (2021): A Literatura-Mundial e o Sistema-Mundial Moderno; 364-399
Via Atlântica; Vol. 22 No. 2 (2021): A Literatura-Mundial e o Sistema-Mundial Moderno; 364-399
2317-8086
1516-5159
reponame:Via Atlântica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Via Atlântica (Online)
collection Via Atlântica (Online)
repository.name.fl_str_mv Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv viatlan24@gmail.com
_version_ 1800222042363002880