Subjectivity and form in two poems of João Cabral de Melo Neto on the egg

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Éverton Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Via Atlântica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/125509
Resumo: A pretexto de apreciar a obra de João Cabral de Melo em amplo espectro, serão apreciados dois poemas publicados em momentos distintos de sua produção: “O ovo da galinha”, coligido em Serial (1961); e “O ovo podre”, publicado inicialmente em Agrestes (1985). Cotejando sua recepção crítica, intenta-se refletir sobre a subjetividade dissidente do poeta cuja projeção nos artefatos da linguagem se constitui como um traço expressivo seu gravado no objeto construído, tanto no seu conteúdo quanto formalmente. Pois o ovo se oferece como um objeto ao mesmo tempo múltiplo – passível de várias explorações – e impessoal – porque desprovido de conotações memorialísticas ou ideológicas prévias. 
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spelling Subjectivity and form in two poems of João Cabral de Melo Neto on the eggSubjetividade e forma em dois poemas de João Cabral de Melo Neto sobre o ovoJoão Cabral de Melo Netopoesia brasileira modernasubjetividadeJoão Cabral de Melo NetoModern Brazilian poetrysubjectivityA pretexto de apreciar a obra de João Cabral de Melo em amplo espectro, serão apreciados dois poemas publicados em momentos distintos de sua produção: “O ovo da galinha”, coligido em Serial (1961); e “O ovo podre”, publicado inicialmente em Agrestes (1985). Cotejando sua recepção crítica, intenta-se refletir sobre a subjetividade dissidente do poeta cuja projeção nos artefatos da linguagem se constitui como um traço expressivo seu gravado no objeto construído, tanto no seu conteúdo quanto formalmente. Pois o ovo se oferece como um objeto ao mesmo tempo múltiplo – passível de várias explorações – e impessoal – porque desprovido de conotações memorialísticas ou ideológicas prévias. The purpose of this article is to appreciate João Cabral de Melo Neto work in broad spectrum, by means of two poems published in different moments of his production: "O ovo da galinha", collected in Serial (1961); and "O ovo podre", first published in Agrestes (1985). By comparing his critical reception, it is intended to reflect on the poet´s dissident subjectivity whose projection in language artifacts constitutes itself as a significant trace of his written on the object constructed, so formally as in its content. Thus egg is offered as an object at the same time multiple – subject of multiple holdings – and impersonal – because devoid of memorial or ideological previews connotations.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/12550910.11606/va.v0i32.125509Via Atlântica; v. 18 n. 2 (2017): A poesia no limite ou os (des)limites da poesia; 97-112Via Atlântica; Vol. 18 No. 2 (2017): A poesia no limite ou os (des)limites da poesia; 97-1122317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/125509/137005https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/125509/196377Copyright (c) 2017 Éverton Barbosa Correiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Éverton Barbosa2023-06-26T13:42:54Zoai:revistas.usp.br:article/125509Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:42:54Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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