Poéticas em debate: Monteiro Lobato (1882 – 1948) & Lygia Bojunga (1932 - )
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/82372 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo abordar a característica autorreferencial das poéticas de Monteiro Lobato e Lygia Bojunga, focalizando o discurso dos autores, muitas vezes diluído na fala das personagens, sobre literatura e ficção. Por meio da intertextualidade e da metalinguagem, as personagens têm inteira consciência de que existem apenas no plano das palavras, ou seja, no mundo ficcional criado pelo autor. O estudo, fundamentado na crítica textual contemporânea, demonstra que Lobato e Bojunga, embora inseridos em períodos histórico-sociais diferentes, aproximam-se, sobretudo por construírem uma linguagem que se volta para si mesma, a qual gera reflexão sobre a construção da arte literária e instaura sentidos. |
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Poéticas em debate: Monteiro Lobato (1882 – 1948) & Lygia Bojunga (1932 - )Poetics in debate: Monteiro Lobato (1882 – 1948) & Lygia Bojunga (1932 - )Monteiro LobatoLygia BojungaAutorreferencialidadeMonteiro LobatoLygia BojungaSelf-referentialityEste artigo tem como objetivo abordar a característica autorreferencial das poéticas de Monteiro Lobato e Lygia Bojunga, focalizando o discurso dos autores, muitas vezes diluído na fala das personagens, sobre literatura e ficção. Por meio da intertextualidade e da metalinguagem, as personagens têm inteira consciência de que existem apenas no plano das palavras, ou seja, no mundo ficcional criado pelo autor. O estudo, fundamentado na crítica textual contemporânea, demonstra que Lobato e Bojunga, embora inseridos em períodos histórico-sociais diferentes, aproximam-se, sobretudo por construírem uma linguagem que se volta para si mesma, a qual gera reflexão sobre a construção da arte literária e instaura sentidos.The self-referential feature of Lygia Bojunga and Monteiro Lobato poetics, focus on the discourse of the authors, often diluted in the speech of the characters, on literature and fiction. Through intertextuality and metalanguage, the characters are fully aware that they exist only at the level of words, that is, in the fictional world created by the author. The study, based on the contemporary textual criticism demonstrates that Lobato and Bojunga are close, especially due to building a language that turns back to itself, which generates reflection on the construction of the literary art and establishes meanings.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2014-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/8237210.11606/va.v0i26.82372Via Atlântica; v. 15 n. 2 (2014): Literatura, cultura e juventude; 149-165Via Atlântica; Vol. 15 No. 2 (2014): Literatura, cultura e juventude; 149-1652317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/82372/105424https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/82372/195206Copyright (c) 2014 Fernando Teixeira Luiz, Berta Lucia Tagliari Febahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuiz, Fernando TeixeiraFeba, Berta Lucia Tagliari2023-06-26T13:39:25Zoai:revistas.usp.br:article/82372Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:39:25Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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