A queerização no teatro de Bernardo Santareno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pepe, Paulo Pires
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Via Atlântica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140960
Resumo: Este artigo investiga as peças teatrais A promessa (1957) e Os marginais e a revolução (1979) de Bernardo Santareno, argumentando que a primeira peça prefigura uma preocupação com relações sexuais e de género e expressões de queerização, que só sai completamente "fora do armário", após o 25 de Abril de 1974. Considerando-se em particular as restrições religiosas e políticas, e usando as peças teatrais de Santareno como ponto de partida, explorarei as formas complexas em que o género e a sexualidade contribuem como aspetos significativos da identidade individual e das relações identitárias e como estas rompem com barreiras, revelando conceitualizações essencialistas de género e sexualidade.
id USP-32_b35f0b49551d7f4c67213049469e1209
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/140960
network_acronym_str USP-32
network_name_str Via Atlântica (Online)
repository_id_str
spelling A queerização no teatro de Bernardo SantarenoQueerness in Bernardo Santareno's theatreBernardo SantarenoA promessaOs marginais e a revoluçãoteatroqueerizaçãoBernardo SantarenoA PromessaOs Marginais e a RevoluçãotheatrequeernessEste artigo investiga as peças teatrais A promessa (1957) e Os marginais e a revolução (1979) de Bernardo Santareno, argumentando que a primeira peça prefigura uma preocupação com relações sexuais e de género e expressões de queerização, que só sai completamente "fora do armário", após o 25 de Abril de 1974. Considerando-se em particular as restrições religiosas e políticas, e usando as peças teatrais de Santareno como ponto de partida, explorarei as formas complexas em que o género e a sexualidade contribuem como aspetos significativos da identidade individual e das relações identitárias e como estas rompem com barreiras, revelando conceitualizações essencialistas de género e sexualidade.This article examines Bernardo Santareno’s A promessa (1957) and Os marginais e a revolução (1979), arguing that the earlier play foreshadows a concern with sexual and gender relationships and expressions of queerness that only comes completely ‘out of the closet’ after the 25th of April, 1974. Taking particular religious and political constraints into account, and using Santareno’s plays as a starting point, I will explore the complex ways in which gender and sexuality, significant components of individual identity and identity relations, act as a means of dissolving barriers and uncover the many ways Santareno questions essentialist conceptualisations of gender and sexuality.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/14096010.11606/va.v0i33.140960Via Atlântica; v. 19 n. 1 (2018): Queerizar o cânone luso-afro-brasileiro; 311-323Via Atlântica; Vol. 19 No. 1 (2018): Dossier 33 - Queering the luso-african-brazilian canon; 311-3232317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140960/147125https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140960/196971Copyright (c) 2018 Paulo Pires Pepehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPepe, Paulo Pires2023-08-03T18:15:04Zoai:revistas.usp.br:article/140960Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-08-03T18:15:04Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A queerização no teatro de Bernardo Santareno
Queerness in Bernardo Santareno's theatre
title A queerização no teatro de Bernardo Santareno
spellingShingle A queerização no teatro de Bernardo Santareno
Pepe, Paulo Pires
Bernardo Santareno
A promessa
Os marginais e a revolução
teatro
queerização
Bernardo Santareno
A Promessa
Os Marginais e a Revolução
theatre
queerness
title_short A queerização no teatro de Bernardo Santareno
title_full A queerização no teatro de Bernardo Santareno
title_fullStr A queerização no teatro de Bernardo Santareno
title_full_unstemmed A queerização no teatro de Bernardo Santareno
title_sort A queerização no teatro de Bernardo Santareno
author Pepe, Paulo Pires
author_facet Pepe, Paulo Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pepe, Paulo Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Bernardo Santareno
A promessa
Os marginais e a revolução
teatro
queerização
Bernardo Santareno
A Promessa
Os Marginais e a Revolução
theatre
queerness
topic Bernardo Santareno
A promessa
Os marginais e a revolução
teatro
queerização
Bernardo Santareno
A Promessa
Os Marginais e a Revolução
theatre
queerness
description Este artigo investiga as peças teatrais A promessa (1957) e Os marginais e a revolução (1979) de Bernardo Santareno, argumentando que a primeira peça prefigura uma preocupação com relações sexuais e de género e expressões de queerização, que só sai completamente "fora do armário", após o 25 de Abril de 1974. Considerando-se em particular as restrições religiosas e políticas, e usando as peças teatrais de Santareno como ponto de partida, explorarei as formas complexas em que o género e a sexualidade contribuem como aspetos significativos da identidade individual e das relações identitárias e como estas rompem com barreiras, revelando conceitualizações essencialistas de género e sexualidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140960
10.11606/va.v0i33.140960
url https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140960
identifier_str_mv 10.11606/va.v0i33.140960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140960/147125
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140960/196971
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Paulo Pires Pepe
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Paulo Pires Pepe
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Via Atlântica; v. 19 n. 1 (2018): Queerizar o cânone luso-afro-brasileiro; 311-323
Via Atlântica; Vol. 19 No. 1 (2018): Dossier 33 - Queering the luso-african-brazilian canon; 311-323
2317-8086
1516-5159
reponame:Via Atlântica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Via Atlântica (Online)
collection Via Atlântica (Online)
repository.name.fl_str_mv Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv viatlan24@gmail.com
_version_ 1824325716991279104