A queerização no teatro de Bernardo Santareno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140960 |
Resumo: | Este artigo investiga as peças teatrais A promessa (1957) e Os marginais e a revolução (1979) de Bernardo Santareno, argumentando que a primeira peça prefigura uma preocupação com relações sexuais e de género e expressões de queerização, que só sai completamente "fora do armário", após o 25 de Abril de 1974. Considerando-se em particular as restrições religiosas e políticas, e usando as peças teatrais de Santareno como ponto de partida, explorarei as formas complexas em que o género e a sexualidade contribuem como aspetos significativos da identidade individual e das relações identitárias e como estas rompem com barreiras, revelando conceitualizações essencialistas de género e sexualidade. |
id |
USP-32_b35f0b49551d7f4c67213049469e1209 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/140960 |
network_acronym_str |
USP-32 |
network_name_str |
Via Atlântica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A queerização no teatro de Bernardo SantarenoQueerness in Bernardo Santareno's theatreBernardo SantarenoA promessaOs marginais e a revoluçãoteatroqueerizaçãoBernardo SantarenoA PromessaOs Marginais e a RevoluçãotheatrequeernessEste artigo investiga as peças teatrais A promessa (1957) e Os marginais e a revolução (1979) de Bernardo Santareno, argumentando que a primeira peça prefigura uma preocupação com relações sexuais e de género e expressões de queerização, que só sai completamente "fora do armário", após o 25 de Abril de 1974. Considerando-se em particular as restrições religiosas e políticas, e usando as peças teatrais de Santareno como ponto de partida, explorarei as formas complexas em que o género e a sexualidade contribuem como aspetos significativos da identidade individual e das relações identitárias e como estas rompem com barreiras, revelando conceitualizações essencialistas de género e sexualidade.This article examines Bernardo Santareno’s A promessa (1957) and Os marginais e a revolução (1979), arguing that the earlier play foreshadows a concern with sexual and gender relationships and expressions of queerness that only comes completely ‘out of the closet’ after the 25th of April, 1974. Taking particular religious and political constraints into account, and using Santareno’s plays as a starting point, I will explore the complex ways in which gender and sexuality, significant components of individual identity and identity relations, act as a means of dissolving barriers and uncover the many ways Santareno questions essentialist conceptualisations of gender and sexuality.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/14096010.11606/va.v0i33.140960Via Atlântica; v. 19 n. 1 (2018): Queerizar o cânone luso-afro-brasileiro; 311-323Via Atlântica; Vol. 19 No. 1 (2018): Dossier 33 - Queering the luso-african-brazilian canon; 311-3232317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140960/147125https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140960/196971Copyright (c) 2018 Paulo Pires Pepehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPepe, Paulo Pires2023-08-03T18:15:04Zoai:revistas.usp.br:article/140960Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-08-03T18:15:04Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A queerização no teatro de Bernardo Santareno Queerness in Bernardo Santareno's theatre |
title |
A queerização no teatro de Bernardo Santareno |
spellingShingle |
A queerização no teatro de Bernardo Santareno Pepe, Paulo Pires Bernardo Santareno A promessa Os marginais e a revolução teatro queerização Bernardo Santareno A Promessa Os Marginais e a Revolução theatre queerness |
title_short |
A queerização no teatro de Bernardo Santareno |
title_full |
A queerização no teatro de Bernardo Santareno |
title_fullStr |
A queerização no teatro de Bernardo Santareno |
title_full_unstemmed |
A queerização no teatro de Bernardo Santareno |
title_sort |
A queerização no teatro de Bernardo Santareno |
author |
Pepe, Paulo Pires |
author_facet |
Pepe, Paulo Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pepe, Paulo Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bernardo Santareno A promessa Os marginais e a revolução teatro queerização Bernardo Santareno A Promessa Os Marginais e a Revolução theatre queerness |
topic |
Bernardo Santareno A promessa Os marginais e a revolução teatro queerização Bernardo Santareno A Promessa Os Marginais e a Revolução theatre queerness |
description |
Este artigo investiga as peças teatrais A promessa (1957) e Os marginais e a revolução (1979) de Bernardo Santareno, argumentando que a primeira peça prefigura uma preocupação com relações sexuais e de género e expressões de queerização, que só sai completamente "fora do armário", após o 25 de Abril de 1974. Considerando-se em particular as restrições religiosas e políticas, e usando as peças teatrais de Santareno como ponto de partida, explorarei as formas complexas em que o género e a sexualidade contribuem como aspetos significativos da identidade individual e das relações identitárias e como estas rompem com barreiras, revelando conceitualizações essencialistas de género e sexualidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140960 10.11606/va.v0i33.140960 |
url |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140960 |
identifier_str_mv |
10.11606/va.v0i33.140960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140960/147125 https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140960/196971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Paulo Pires Pepe https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Paulo Pires Pepe https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Via Atlântica; v. 19 n. 1 (2018): Queerizar o cânone luso-afro-brasileiro; 311-323 Via Atlântica; Vol. 19 No. 1 (2018): Dossier 33 - Queering the luso-african-brazilian canon; 311-323 2317-8086 1516-5159 reponame:Via Atlântica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Via Atlântica (Online) |
collection |
Via Atlântica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
viatlan24@gmail.com |
_version_ |
1824325716991279104 |