Uma interrogação sobre o ensino das literaturas em português: entre o "Cânone lusófono" e a “Emoção estético-patriótica”
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/141289 |
Resumo: | Para muitos “empresários da memória” dos países de língua portuguesa é politicamente correto declarar que a língua comum funciona no “nosso caso”, mais do que em outros casos em que a língua europeia é idioma oficial, como um elo sólido fundamentado numa “história original”. Os países de língua portuguesa, quando “chegaram” à arena internacional, encontraram blocos de solidariedade, com base nos mais diversos elementos, já constituídos num mundo globalizado e superdiverso em que, paradoxalmente, a reivindicação da diferença é uma das marcas mais impositivas. Levanta-se a seguinte questão: no estudo da literatura, como “resolver a questão” da nacionalidade dos escritores que escrevem em português? O que ensinar: literaturas em português ou “literatura nacional”, entendida como “emoción estético-patriótica” (José-Carlos Mainer)? |
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Uma interrogação sobre o ensino das literaturas em português: entre o "Cânone lusófono" e a “Emoção estético-patriótica”A question on the teaching of portuguese-speaking literatures: between the "Lusophone canon" and "Aesthetic-patriotic emotion"literatures in portuguesenational systemlusophone canonschool canonintercultural pedagogyliteraturas em portuguêssistema nacionalcânone lusófonocânone escolarpedagogia interculturalPara muitos “empresários da memória” dos países de língua portuguesa é politicamente correto declarar que a língua comum funciona no “nosso caso”, mais do que em outros casos em que a língua europeia é idioma oficial, como um elo sólido fundamentado numa “história original”. Os países de língua portuguesa, quando “chegaram” à arena internacional, encontraram blocos de solidariedade, com base nos mais diversos elementos, já constituídos num mundo globalizado e superdiverso em que, paradoxalmente, a reivindicação da diferença é uma das marcas mais impositivas. Levanta-se a seguinte questão: no estudo da literatura, como “resolver a questão” da nacionalidade dos escritores que escrevem em português? O que ensinar: literaturas em português ou “literatura nacional”, entendida como “emoción estético-patriótica” (José-Carlos Mainer)?For many "memory entrepreneurs" in Portuguese-speaking countries, it is politically correct to declare that the common language works in our case, more so than in other cases where the European language is an official language, as a solid link based on a "history original". The Portuguese-speaking countries, when they "arrived" in the international arena, found blocks of solidarity, based on the most diverse elements, already constituted in a globalized and super-diverse world in which, paradoxically, the claim of difference is one of the most imposing brands. The following question arises: in the study of literature, how to "solve the question" of the nationality of writers who write in Portuguese? What to teach: literatures in Portuguese or "national literature", understood as "aesthetic-patriotic emotion" (José-Carlos Mainer)?Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/14128910.11606/va.v0i33.141289Via Atlântica; v. 19 n. 1 (2018): Queerizar o cânone luso-afro-brasileiro; 409-420Via Atlântica; Vol. 19 No. 1 (2018): Dossier 33 - Queering the luso-african-brazilian canon; 409-4202317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/141289/147121https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/141289/196977Copyright (c) 2018 Inocência Matahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMata, Inocência2023-06-26T13:43:18Zoai:revistas.usp.br:article/141289Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:43:18Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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