A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Daniele dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Via Atlântica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151500
Resumo: Diante da importante contribuição de Antonio Candido para os estudos teóricos e críticos acerca da Literatura Brasileira, este artigo busca reler algumas de suas obras centrais a fim de perceber nelas, a partir de seu princípio analítico, uma proposta sólida para a formação e a atuação de professores de Literatura. Ao problematizarmos a função da teoria crítica e literária em ambientes de ensino e formação docente, verificou-se como o desenvolvimento teórico realizado por Candido contribui muito para a prática de ensino da Literatura, pois possibilita o aprofundamento nas camadas textuais e de significado das obras, tão necessário para a efetiva aproximação às obras de arte literária.
id USP-32_f542f26fb2a246aaa8d4e375aa708ea1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/151500
network_acronym_str USP-32
network_name_str Via Atlântica (Online)
repository_id_str
spelling A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDOTHE FUNCTION OF THE LITERARY THEORY AND CRITICISM IN LEARNING ENVIRONMENTS: ANTONIO CANDIDO’S CONTRIBUTIONAntonio Candidoliteratureteachingteacher educationAntonio Candidoliteraturaensinoformação docenteDiante da importante contribuição de Antonio Candido para os estudos teóricos e críticos acerca da Literatura Brasileira, este artigo busca reler algumas de suas obras centrais a fim de perceber nelas, a partir de seu princípio analítico, uma proposta sólida para a formação e a atuação de professores de Literatura. Ao problematizarmos a função da teoria crítica e literária em ambientes de ensino e formação docente, verificou-se como o desenvolvimento teórico realizado por Candido contribui muito para a prática de ensino da Literatura, pois possibilita o aprofundamento nas camadas textuais e de significado das obras, tão necessário para a efetiva aproximação às obras de arte literária.Before the important Antonio Candido’s contribution to the theoretical and critic studies on Brazilian Literature, this article aims to re-read some of his central works in order to notice in them, from his analytic principal, a consistent proposal to the education and performance of Literature teachers.  By problematizing the function of critic and literary theory in environments of teaching and teacher education, it has been verified how the theoretical development carried out by Candido highly contributed to the practice of Literature teaching, for it makes it possible to go deeper in the textual and in the meaning layers of literary works, which is so necessary for the effective approach to the literary work of art.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPortuguêsTextoapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/15150010.11606/va.v0i35.151500Via Atlântica; v. 20 n. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 105-120Via Atlântica; Vol. 20 No. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 105-1202317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151500/157521Copyright (c) 2019 Daniele dos Santos Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Daniele dos Santos2023-06-26T13:44:01Zoai:revistas.usp.br:article/151500Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:44:01Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO
THE FUNCTION OF THE LITERARY THEORY AND CRITICISM IN LEARNING ENVIRONMENTS: ANTONIO CANDIDO’S CONTRIBUTION
title A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO
spellingShingle A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO
Rosa, Daniele dos Santos
Antonio Candido
literature
teaching
teacher education
Antonio Candido
literatura
ensino
formação docente
title_short A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO
title_full A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO
title_fullStr A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO
title_full_unstemmed A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO
title_sort A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO
author Rosa, Daniele dos Santos
author_facet Rosa, Daniele dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Daniele dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Antonio Candido
literature
teaching
teacher education
Antonio Candido
literatura
ensino
formação docente
topic Antonio Candido
literature
teaching
teacher education
Antonio Candido
literatura
ensino
formação docente
description Diante da importante contribuição de Antonio Candido para os estudos teóricos e críticos acerca da Literatura Brasileira, este artigo busca reler algumas de suas obras centrais a fim de perceber nelas, a partir de seu princípio analítico, uma proposta sólida para a formação e a atuação de professores de Literatura. Ao problematizarmos a função da teoria crítica e literária em ambientes de ensino e formação docente, verificou-se como o desenvolvimento teórico realizado por Candido contribui muito para a prática de ensino da Literatura, pois possibilita o aprofundamento nas camadas textuais e de significado das obras, tão necessário para a efetiva aproximação às obras de arte literária.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Português
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151500
10.11606/va.v0i35.151500
url https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151500
identifier_str_mv 10.11606/va.v0i35.151500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151500/157521
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Daniele dos Santos Rosa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Daniele dos Santos Rosa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Via Atlântica; v. 20 n. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 105-120
Via Atlântica; Vol. 20 No. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 105-120
2317-8086
1516-5159
reponame:Via Atlântica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Via Atlântica (Online)
collection Via Atlântica (Online)
repository.name.fl_str_mv Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv viatlan24@gmail.com
_version_ 1800222041993904128