A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151500 |
Resumo: | Diante da importante contribuição de Antonio Candido para os estudos teóricos e críticos acerca da Literatura Brasileira, este artigo busca reler algumas de suas obras centrais a fim de perceber nelas, a partir de seu princípio analítico, uma proposta sólida para a formação e a atuação de professores de Literatura. Ao problematizarmos a função da teoria crítica e literária em ambientes de ensino e formação docente, verificou-se como o desenvolvimento teórico realizado por Candido contribui muito para a prática de ensino da Literatura, pois possibilita o aprofundamento nas camadas textuais e de significado das obras, tão necessário para a efetiva aproximação às obras de arte literária. |
id |
USP-32_f542f26fb2a246aaa8d4e375aa708ea1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/151500 |
network_acronym_str |
USP-32 |
network_name_str |
Via Atlântica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDOTHE FUNCTION OF THE LITERARY THEORY AND CRITICISM IN LEARNING ENVIRONMENTS: ANTONIO CANDIDO’S CONTRIBUTIONAntonio Candidoliteratureteachingteacher educationAntonio Candidoliteraturaensinoformação docenteDiante da importante contribuição de Antonio Candido para os estudos teóricos e críticos acerca da Literatura Brasileira, este artigo busca reler algumas de suas obras centrais a fim de perceber nelas, a partir de seu princípio analítico, uma proposta sólida para a formação e a atuação de professores de Literatura. Ao problematizarmos a função da teoria crítica e literária em ambientes de ensino e formação docente, verificou-se como o desenvolvimento teórico realizado por Candido contribui muito para a prática de ensino da Literatura, pois possibilita o aprofundamento nas camadas textuais e de significado das obras, tão necessário para a efetiva aproximação às obras de arte literária.Before the important Antonio Candido’s contribution to the theoretical and critic studies on Brazilian Literature, this article aims to re-read some of his central works in order to notice in them, from his analytic principal, a consistent proposal to the education and performance of Literature teachers. By problematizing the function of critic and literary theory in environments of teaching and teacher education, it has been verified how the theoretical development carried out by Candido highly contributed to the practice of Literature teaching, for it makes it possible to go deeper in the textual and in the meaning layers of literary works, which is so necessary for the effective approach to the literary work of art.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPortuguêsTextoapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/15150010.11606/va.v0i35.151500Via Atlântica; v. 20 n. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 105-120Via Atlântica; Vol. 20 No. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 105-1202317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151500/157521Copyright (c) 2019 Daniele dos Santos Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Daniele dos Santos2023-06-26T13:44:01Zoai:revistas.usp.br:article/151500Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:44:01Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO THE FUNCTION OF THE LITERARY THEORY AND CRITICISM IN LEARNING ENVIRONMENTS: ANTONIO CANDIDO’S CONTRIBUTION |
title |
A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO |
spellingShingle |
A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO Rosa, Daniele dos Santos Antonio Candido literature teaching teacher education Antonio Candido literatura ensino formação docente |
title_short |
A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO |
title_full |
A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO |
title_fullStr |
A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO |
title_full_unstemmed |
A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO |
title_sort |
A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO |
author |
Rosa, Daniele dos Santos |
author_facet |
Rosa, Daniele dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Daniele dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antonio Candido literature teaching teacher education Antonio Candido literatura ensino formação docente |
topic |
Antonio Candido literature teaching teacher education Antonio Candido literatura ensino formação docente |
description |
Diante da importante contribuição de Antonio Candido para os estudos teóricos e críticos acerca da Literatura Brasileira, este artigo busca reler algumas de suas obras centrais a fim de perceber nelas, a partir de seu princípio analítico, uma proposta sólida para a formação e a atuação de professores de Literatura. Ao problematizarmos a função da teoria crítica e literária em ambientes de ensino e formação docente, verificou-se como o desenvolvimento teórico realizado por Candido contribui muito para a prática de ensino da Literatura, pois possibilita o aprofundamento nas camadas textuais e de significado das obras, tão necessário para a efetiva aproximação às obras de arte literária. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Português Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151500 10.11606/va.v0i35.151500 |
url |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151500 |
identifier_str_mv |
10.11606/va.v0i35.151500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151500/157521 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Daniele dos Santos Rosa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Daniele dos Santos Rosa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Via Atlântica; v. 20 n. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 105-120 Via Atlântica; Vol. 20 No. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 105-120 2317-8086 1516-5159 reponame:Via Atlântica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Via Atlântica (Online) |
collection |
Via Atlântica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
viatlan24@gmail.com |
_version_ |
1800222041993904128 |