Relato financeiro na Internet em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sandra Raquel Pinto
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12748
Resumo: Os grandes desenvolvimentos da última década nas tecnologias de informação e de comunicação alteraram por completo os fluxos de informação, assim como a noção de tempo e de espaço. A Internet está a alterar a política informativa das empresas em todo o mundo. Praticamente em todos os países desenvolvidos as empresas estão a utilizar, em maior ou menor escala, a Internet como meio de divulgação universal da sua informação financeira. No presente trabalho é apresentado um estudo empírico com o objectivo de analisar a situação actual do relato financeiro via Internet em Portugal, investigando a tendência das 250 empresas portuguesas, mais rentáveis, no que se refere à organização e à informação. Após observação e análise aprofundada dos websites das referidas empresas, no ano de 2002, constatou-se que: 119 empresas (48%) apresentavam página na Internet. No que respeita à divulgação da informação financeira, verificou-se que do total destas 119 empresas, apenas 51 delas (43%), divulgam algum tipo desta informação nos seus websites.
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