Mudança organizacional e comunicação na melhoria da qualidade do atendimento aos usuários da tecnologia da informação na secretaria da fazenda do estado de Pernanbuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boeckmann, Clara Emilie
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Ramos Filho, Aldo Ribeiro, Cunha, Margarete Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12756
Resumo: A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco - SEFAZ-, desde 1997, desenvolve extenso programa de modernização, marcadamente com relação à Tecnologia de Informação (TI), abrangendo em seu Modelo de Gestão muitas mudanças, que colocam sério desafio à gestão da TI na SEFAZ, especialmente, no que se refere ao suporte ao usuário. O presente trabalho teve como principais objetivos, identificar e avaliar as dificuldades existentes no campo da TI na Sefaz, concentrando-se no suporte ao usuário, e enfocando os problemas no contexto da mudança organizacional e da comunicação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com questionário aplicado a 120 funcionários. Os resultados indicaram cenários positivos da relação entre usuários e estrutura de TI da SEFAZ, inclusive de satisfação do usuário com relação à maioria dos itens avaliados, com indicadores positivos de até 100%. Entretanto, verificou-se que há um problema de desconhecimento dos processos de modernização - 68% têm pouco conhecimento sobre as mudanças de TI da instituição, dificultando a adaptação dos usuários de TI às mudanças, apesar de 92% reconhecerem que a TI seja muito importante na realização de suas atividades. Um plano de gestão de suporte aos usuários deve ser elaborado, incluindo recursos que promovam uma nova cultura de comunicação interna e estratégias de mudança organizacional.
id USP-33_2b111b29f388afa05afa9995cda29107
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/12756
network_acronym_str USP-33
network_name_str Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
repository_id_str
spelling Mudança organizacional e comunicação na melhoria da qualidade do atendimento aos usuários da tecnologia da informação na secretaria da fazenda do estado de Pernanbuco Organizational change and communication in quality service improvement for users of the information technology at the state secretariat of finance of Pernanbuco mudança organizacionalcomunicaçãotecnologia da informaçãoSecretaria da FazendaOrganizational ChangeCommunicationInformation TechnologySecretariat of Finance A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco - SEFAZ-, desde 1997, desenvolve extenso programa de modernização, marcadamente com relação à Tecnologia de Informação (TI), abrangendo em seu Modelo de Gestão muitas mudanças, que colocam sério desafio à gestão da TI na SEFAZ, especialmente, no que se refere ao suporte ao usuário. O presente trabalho teve como principais objetivos, identificar e avaliar as dificuldades existentes no campo da TI na Sefaz, concentrando-se no suporte ao usuário, e enfocando os problemas no contexto da mudança organizacional e da comunicação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com questionário aplicado a 120 funcionários. Os resultados indicaram cenários positivos da relação entre usuários e estrutura de TI da SEFAZ, inclusive de satisfação do usuário com relação à maioria dos itens avaliados, com indicadores positivos de até 100%. Entretanto, verificou-se que há um problema de desconhecimento dos processos de modernização - 68% têm pouco conhecimento sobre as mudanças de TI da instituição, dificultando a adaptação dos usuários de TI às mudanças, apesar de 92% reconhecerem que a TI seja muito importante na realização de suas atividades. Um plano de gestão de suporte aos usuários deve ser elaborado, incluindo recursos que promovam uma nova cultura de comunicação interna e estratégias de mudança organizacional. The State Secretariat of Finance of Pernambuco (SEFAZ), has developed since 1997 an extensive program of modernization, mainly concerning Information Technology (IT), encompassing in its Management Model, the organizational changes that place serious challenges to the management of IT inside SEFAZ, especially regarding the users support. This work has had as main objectives, to identify and to evaluate the existing difficulties concerning IT at SEFAZ, concentrating attention on the users support, focusing the problems in the context of the organizational change and organizational communication. A questionnaire was applied to 120 employees. The results indicated positive scenes of the relation between the users and the IT structure, the satisfaction related to the majority of the evaluated items, including positive pointers of 100%. However, although 92% recognize that IT is very important in the accomplishment of their activities, 68% do not know about the modernization of the change processes, making the process of IT adaptation a difficult task. A plan of management to the users support must be elaborated, including resources that promote a new culture of internal communication and strategies of the organizational change. TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/1275610.4301/S1807-17752006000300002Journal of Information Systems and Technology Management; v. 3 n. 3 (2006); 271-290Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 3 No. 3 (2006); 271-290Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 3 Núm. 3 (2006); 271-2901807-1775reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12756/14537Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessBoeckmann, Clara EmilieRamos Filho, Aldo RibeiroCunha, Margarete Rocha2014-05-18T12:56:41Zoai:revistas.usp.br:article/12756Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jistem@usp.br1807-17751807-1775opendoar:2014-05-18T12:56:41Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudança organizacional e comunicação na melhoria da qualidade do atendimento aos usuários da tecnologia da informação na secretaria da fazenda do estado de Pernanbuco
Organizational change and communication in quality service improvement for users of the information technology at the state secretariat of finance of Pernanbuco
title Mudança organizacional e comunicação na melhoria da qualidade do atendimento aos usuários da tecnologia da informação na secretaria da fazenda do estado de Pernanbuco
spellingShingle Mudança organizacional e comunicação na melhoria da qualidade do atendimento aos usuários da tecnologia da informação na secretaria da fazenda do estado de Pernanbuco
Boeckmann, Clara Emilie
mudança organizacional
comunicação
tecnologia da informação
Secretaria da Fazenda
Organizational Change
Communication
Information Technology
Secretariat of Finance
title_short Mudança organizacional e comunicação na melhoria da qualidade do atendimento aos usuários da tecnologia da informação na secretaria da fazenda do estado de Pernanbuco
title_full Mudança organizacional e comunicação na melhoria da qualidade do atendimento aos usuários da tecnologia da informação na secretaria da fazenda do estado de Pernanbuco
title_fullStr Mudança organizacional e comunicação na melhoria da qualidade do atendimento aos usuários da tecnologia da informação na secretaria da fazenda do estado de Pernanbuco
title_full_unstemmed Mudança organizacional e comunicação na melhoria da qualidade do atendimento aos usuários da tecnologia da informação na secretaria da fazenda do estado de Pernanbuco
title_sort Mudança organizacional e comunicação na melhoria da qualidade do atendimento aos usuários da tecnologia da informação na secretaria da fazenda do estado de Pernanbuco
author Boeckmann, Clara Emilie
author_facet Boeckmann, Clara Emilie
Ramos Filho, Aldo Ribeiro
Cunha, Margarete Rocha
author_role author
author2 Ramos Filho, Aldo Ribeiro
Cunha, Margarete Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boeckmann, Clara Emilie
Ramos Filho, Aldo Ribeiro
Cunha, Margarete Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv mudança organizacional
comunicação
tecnologia da informação
Secretaria da Fazenda
Organizational Change
Communication
Information Technology
Secretariat of Finance
topic mudança organizacional
comunicação
tecnologia da informação
Secretaria da Fazenda
Organizational Change
Communication
Information Technology
Secretariat of Finance
description A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco - SEFAZ-, desde 1997, desenvolve extenso programa de modernização, marcadamente com relação à Tecnologia de Informação (TI), abrangendo em seu Modelo de Gestão muitas mudanças, que colocam sério desafio à gestão da TI na SEFAZ, especialmente, no que se refere ao suporte ao usuário. O presente trabalho teve como principais objetivos, identificar e avaliar as dificuldades existentes no campo da TI na Sefaz, concentrando-se no suporte ao usuário, e enfocando os problemas no contexto da mudança organizacional e da comunicação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com questionário aplicado a 120 funcionários. Os resultados indicaram cenários positivos da relação entre usuários e estrutura de TI da SEFAZ, inclusive de satisfação do usuário com relação à maioria dos itens avaliados, com indicadores positivos de até 100%. Entretanto, verificou-se que há um problema de desconhecimento dos processos de modernização - 68% têm pouco conhecimento sobre as mudanças de TI da instituição, dificultando a adaptação dos usuários de TI às mudanças, apesar de 92% reconhecerem que a TI seja muito importante na realização de suas atividades. Um plano de gestão de suporte aos usuários deve ser elaborado, incluindo recursos que promovam uma nova cultura de comunicação interna e estratégias de mudança organizacional.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12756
10.4301/S1807-17752006000300002
url https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12756
identifier_str_mv 10.4301/S1807-17752006000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12756/14537
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
publisher.none.fl_str_mv TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Information Systems and Technology Management; v. 3 n. 3 (2006); 271-290
Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 3 No. 3 (2006); 271-290
Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 3 Núm. 3 (2006); 271-290
1807-1775
reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
collection Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
repository.name.fl_str_mv Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||jistem@usp.br
_version_ 1809284035303702528